Black Friday: aprenda a comprar e saiba como se dar bem!

black_friday

Pensando em renovar o seu estoque de EPIs ou demais insumos? Ou até mesmo comprar os produtos que “vem namorando” desde o começo do ano? Então, que tal aproveitar a Black Friday e garantir os melhores preços?

Neste ano, o evento será realizado no dia 23 de novembro. Mas se você deseja aproveitar os preços reduzidos e comprar produtos com descontos reais, é preciso ficar bem atento. Sabemos que nem sempre as condições animadoras da Black Friday brasileira são tão verdadeiras. Por isso, planejamento e pesquisa são duas palavras-chave!

Além da validade dos descontos, também é preciso atentar-se a necessidade de aquisição dos itens. A compra por impulso neste período, mesmo gerando custos menores, pode comprometer a viabilidade financeira da sua empresa (e sua também, claro!)

Em nosso post de hoje compartilhamos algumas dicas de compra valiosas, que farão desta Black Friday a melhor época de compras para você e sua empresa. Ao final do post, esperamos que você absorva nossas dicas e realize compras inteligentes e conscientes!

1.   Liste os produtos que você deseja adquirir

Um dos passos mais importantes para comprar na Black Friday é listar o que realmente quer ou necessita comprar. Como você encontrará preços realmente incríveis, as chances de adquirir algo que não seja importante são grandes.

Então, prepare-se neste mês de Black Friday e liste todos itens que você precisa. Seja cético e firme: atente-se às suas reais necessidades, tanto de produto como de quantidade!

2.   Monitore os preços antes e durante a Black Friday

Você já deve ter visto muitos casos de produtos com um preço X, mas que um dia antes da Black Friday foram ajustados em mais de 50% e, no dia do evento, foram reduzidos ao preço anterior e normal – resultando em uma falsa promoção.

Apesar de proibida e acompanhada de perto pelos órgãos reguladores, essa ação ainda é realizada por alguns lojistas.

A única maneira de evitar essa condição é monitorar os preços antes e durante a Black Friday. Assim, você garantirá descontos reais nos produtos, aproveitando o espírito real do evento.

E não se esqueça: caso note alguma irregularidade nos preços e descontos na Black Friday, denuncie ao PROCON!

3.   Obtenha recomendações sobre o vendedor

Como se trata de um evento com grande capacidade de venda, muitos lojistas de aventuram na Black Friday de forma irresponsável. E é nesse momento que você deve avaliar a reputação de cada uma destas lojas, pesquisando o relacionamento com outros clientes, cumprimento de prazos de entrega, realização de trocas e devoluções, dentre outros.

Uma boa dica é recorrer ao site Reclame Aqui e ao PROCON.

No Reclame Aqui, você tem acesso a todas as reclamações abertas, feedbacks da empresa e respostas dos clientes sobre a solução apresentada.

Já no PROCON, o consumidor pode conferir uma lista de sites e lojas que foram notificados mas não deram retorno ao órgão – ou sequer foram encontrados.

4.   Avalie sua capacidade de pagamento

De nada adianta aproveitar promoções e se endividar, certo? Como a Black Friday acontece no final do mês de novembro, muitas pessoas aproveitam a entrada do 13º salário e investem todo este benefício em compras. Mas será que esse “dinheiro extra” não seria melhor utilizado em outro cenário?

Se você possui contas pendentes e dívidas que precisam ser renegociadas, vale a pena apostar nessa decisão. Lembre-se, ainda, que o início do próximo ano reserva outras despesas extras, como material escolar, IPVA, IPTU. Como estará sua capacidade de pagamento nesta situação?

Para não se endividar, liste suas pendências financeiras e faça uma provisão de gastos para o próximo ano. Se as condições forem boas e o orçamento estiver equilibrado, aproveite a Black Friday – mas de forma consciente!

5.   Não compre antes da hora

Muitos lojistas lançam promoções pontuais que antecedem a Black Friday. Por impulso, muitos compradores não resistem às tentações e acabam realizando suas compras antes mesmo da Black Friday.

A grande sacada é aguardar, de fato, o dia 23 de novembro. Este será o momento em que 100% das lojas estarão focadas em vender, concedendo assim os melhores descontos. Se você antecipar suas compras, há grandes chances de perder boas ofertas!

Conclusão

Não há como negar a força da Black Friday no Brasil – o evento é realizado aqui desde o ano de 2010. No entanto, para que sua experiência como consumidor seja realmente atrativa, é preciso cautela e consciência, desde a escolha do produto a decisão pela compra consciente e escolha do vendedor.

Utilize todas as dicas que compartilhamos com você e aproveite os melhores preços da Black Friday em EPIs e demais produtos para sua empresa. A economia proporcionada pelos descontos deste período pode refletir positivamente em investimentos em outros setores como Marketing, Vendas e Operacional. Resultado? Novas oportunidades e crescimento!

Gostou do nosso artigo? Esperamos que sim! Desejamos a você boas compras e, caso que tenha qualquer dúvida sobre a Black Friday, ou assuntos relacionados a compra de EPIs, deixe seu comentário.

Um abraço!

Abraços,
Fernando Zanelli

Posts Relacionados

luva-de-cobertura-o-que-e-e-como-deve-ser-utilizada-2

[Nota de atualização: Conteúdo revisado e atualizado em 2024, de acordo com as diretrizes atuais...

energia-solar

A matriz energética brasileira ainda é predominantemente hidráulica, porém nos últimos anos outras fontes energéticas...

avental-de-raspa-o-que-voce-precisa-saber-sobre-esse-epi

O uso dos Aventais de Raspa é imprescindível para o dia a dia dos trabalhadores,...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *