SST: Por que investir e como convencer sua empresa

sst-por-que-investir-e-como-convencer-sua-empresa-1

O investimento em Saúde e Segurança do Trabalho é um debate que encontra defensores e opositores nas empresas. Será mesmo um investimento? Ou seria um gasto desnecessário que não compensa? Nesse post mostraremos argumentos que indicam que a SST é um investimento válido, que pode trazer resultados positivos para a empresa e seus funcionários no curto, médio e longo prazo.

Um dos fatores que mais afasta trabalhadores nos dias de hoje são as doenças causadas nos ambientes de trabalho ou acidentes trabalhistas provocados por ambientes que não oferecem a devida segurança exigida pelas normas regulamentadoras e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Isso causa stress no ambiente de trabalho, insegurança por parte dos funcionários, reduz a qualidade do serviço produzido e impacta diretamente nos lucros da empresa.

A Importância da SST

Para criar um ambiente de trabalho ideal, que respeite todas as normas de segurança, ofereça proteção aos profissionais que ali trabalham e tranquilidade para os empregadores, é essencial ter uma equipe focada em garantir a Saúde e Segurança do Trabalho, pois eles irão se certificar que a empresa cumpra todas as exigências determinadas e atenda a legislação para o seu tipo específico de indústria.

A implantação da SST conta com a participação de um time multidisciplinar composto pelo Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Eles serão responsáveis por constituir o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

Um passo importante a ser tomado por essa equipe multidisciplinar é a criação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que irá reunir profissionais da empresa para participar das medidas que precisam ser tomadas para garantir a segurança e bem estar da empresa como um todo.

SST e a NR-28

Um dos pontos essenciais da SST é minimizar as chances da empresa receber alguma multa por não atender exigências especificadas nas normas regulamentadoras e em padrões da ABNT. A NR-28 indica todos os tipos de penalidades que podem ser aplicadas, separadas pela quantidade de funcionários da empresa e gravidade da infração.

Portanto, a SST não apenas garante a segurança e bem estar dos profissionais, como também economiza dinheiro para a empresa, que pode passar tranquilamente pelas fiscalizações. Essa economia pode ser revertida em investimento para a própria empresa ou até mesmo como capital de giro. Independente da utilização que será dada ao valor economizado, o importante é que haverá um saldo a ser poupado.

Outra forma de economizar recursos com a SST é a redução na quantidade de processos trabalhistas por acidente de trabalho ou exposição a ambientes de risco para a execução das atividades. Isso reduzirá os custos com advogados, indenizações e demais gastos envolvidos nesse tipo de ação.

Redução do Absenteísmo

Talvez um dos pontos mais importantes do ponto de vista do empregador com a implantação da SST é a redução no número de faltas dos profissionais durante o ano, seja por acidente de trabalho, doença ou qualquer outro motivo que justifique o afastamento do profissional. A criação de um ambiente de trabalho ergonômico, seguro e que proporciona bem estar ajuda na formação de uma equipe mais motivada e que se engaja no trabalho que realiza. Quando o trabalhador está satisfeito e realizado, ele produz mais e, consequentemente, ajuda na incrementação do faturamento da empresa.

A redução do absenteísmo também reduz os gastos extras da empresa, que não precisa se preocupar tanto em contratar funcionários temporários, pagar funcionários que estão de licença, sem produzir, transporte de funcionários machucados e investimento em treinamento para funcionários novos trazidos para substituição de quem está afastado.

Invista Para Economizar

A SST pode ser vista como um investimento que irá auxiliar a empresa na economia de dinheiro e na criação de um ambiente mais produtivo de trabalho. Com o passar do tempo, os benefícios de uma equipe responsável pela segurança e bem estar dos profissionais serão facilmente percebidos.

Gostou do conteúdo desse blog post? Qual a sua opinião sobre a SST? Compartilha com a gente as suas ideias e vamos continuar a conversa. Queremos construir um mercado de EPIs cada vez mais seguro e mais bem informado e queremos que você venha com a gente.

Até breve!
Fernando Zanelli

cta_recompensa_blog_zanel_recibo_entrega_devolucao_troca_epi_vestimenta

Posts Relacionados

raspa-protege-contra-radiacao-ultravioleta

A proteção contra radiação ultravioleta é uma preocupação constante na segurança do trabalho, em especial...

saude-mental-no-trabalho

Integrar a saúde mental no ambiente de trabalho tem se mostrado crucial para promover o...

abril-verde

Em 2022, foram notificados 612,9 mil acidentes de trabalho no Brasil, dentre eles 148,8 mil...

Comentários

4 respostas

  1. Fernando, inicialmente gostaria de cumprimentá-lo pelo post referente ao “Investimento em SST”. É obviamente investimento simplesmente porque pode e deve ser inserido no escopo financeiro das organizações, só por isso já se entende como um investimento previsto no orçamento. Mas podemos ir muito além desta afirmação…
    Bem, você destacou de maneira muito emblemática no seu post que investir em SST diminui custos com afastamentos por doenças ocupacionais e acidentes com lesão, sem falar nas ocorrências que envolvem” FATALIDADES”.
    Pergunto: As empresas conseguem prever o valor desses custos por afastamentos no planejamento financeiro??? Óbviamente que não, são custos imprevisíveis, náo podem ser mensurados, mas, sabemos que são muito, muito mais altos que os “investimentos” em SST…
    Investir em SST, de verdade, é retorno garantido para a empresa, isto é fato comprovado…

    Parabéns pelo trabalho que voce vem fazendo em SST. Deus te ilumine muito.

    Forte Abraço – Gilson

  2. É fundamental essa conscientização para as empresas e para os empregados, pois além da economia para empresa, segurança para os mesmos, é importante tanto para um, quanto para outro a economia, a segurança, é a qualidade no desempenho no trabalho quanto o rendimento, saúde e economia, não só para a empresa, como para o país em um contexto geral. Muito válido e proveitoso essa conscientização para todos.
    Parabéns, ótima matéria, sou micro empreendedor, também sou TST, e me preocupo muito com a segurança dos empregados e dos empresários em um todo. Grata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *