Um novo ano começando: o futuro é agora!

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Um novo ano começando e muitos planos para colocar em prática, isso em meio a um certo alvoroço pós comemorações, contas para pagar e outras interferências, ainda mais num período de fim e início de mandato presidencial, quando o mercado está na expectativa do que vai acontecer na economia e administração do país.

Mas, apesar das incertezas, a esperança fala mais alto nessa data, pois há a forte sensação de que a hora é essa, o futuro é agora! Momento de resolver os problemas e crescer. Para quem tem uma empresa para gerir, é a chance de aumentar a produtividade, vender mais e melhor, garantir saúde para as pessoas e para os negócios! Gostou do tema? Então confira o nosso artigo de hoje.

Como fazer o novo ano melhor?

Muitos dizem que a passagem de ano em nada muda a realidade, porém, de fato, muda sim, porque temos a tendência de refletir sobre os meses anteriores, seus sucessos e fracassos e analisar propostas para o período que se aproxima. Deveríamos fazer isso em outras épocas? Com certeza, mas a verdade é que geralmente só o fazemos em dezembro e janeiro.

Então é uma data especial para aprimorar a vida, já que se colocarmos em prática as atitudes que planejamos as coisas podem mesmo melhorar. Um exemplo dessa avaliação está no nosso último blogpost, em que falamos do Pentáculo do Bem-Estar e a planilha “5 W 2H”. Você já experimentou?  Agora é fazer acontecer.

Cuidar da saúde, com boa alimentação e atendimento das necessidades primárias, realizar exercícios físicos, criar condições de segurança e calma e manter relacionamentos agradáveis são fatores importantes para garantir a satisfação no o dia-a-dia. Nesse contexto, ter ótimos resultados também no trabalho, certamente, complementa o estado de contentamento.

Como aumentar a produtividade nos negócios do novo ano?

Do mesmo jeito que você pondera e faz projetos sobre sua vida pessoal, deve pensar nas questões da sua empresa: analisar os dados, ver onde está acertando, detectar os pontos negativos e estabelecer um plano de ação minucioso, com o propósito de alcançar as metas para o novo ano. Certos fatores são imprescindíveis nesse sucesso, como:

1) Definição e avaliação dos KPIs (principais indicadores de performance)

Quais são os KPIs definidos para o estudo da eficiência da empresa? É essencial saber a fonte dos ganhos e perdas do negócio, de maneira a se decidir pelas ações de modificação, manutenção ou melhoria dos setores, produtos, atendimentos e demais aspectos contribuintes.

2) Priorização das ações

Com o levantamento completo sobre a performance da empresa, deve-se priorizar e detalhar as tarefas a serem adotadas no novo ano.

3) Treinamentos gerais e específicos

Os treinamentos formam a base do trabalho bem executado por qualquer participante no negócio, tanto nos serviços administrativos quanto nos operacionais ou de apoio. Faça e cumpra o Programa de Treinamento anual e acompanhe a eficácia. Por exemplo: se você tem uma loja de Revenda de EPIs, é bom que os atendentes saibam tudo sobre Avental de Raspa e outras proteções do soldador.

4) Utilização das tecnologias disponíveis

A tecnologia está aí e é para ser usada, facilitando e agilizando as inúmeras atividades existentes. É fundamental manter-se atualizado e conhecer as recentes opções de programas, aplicativos, equipamentos etc. disponíveis no seu segmento. Não é gasto, é investimento.

5) Otimização do tempo

Muitas paradas para tomar café, fumar ou verificar o celular, bate-papo sobre assuntos aleatórios, excessos de reuniões, longo tempo empregado numa atividade por falta de método ou tecnologia apropriada, atendimento sem objetividade pela inexistência de treinamento e outros usos inadequados do tempo precisam ser rebatidos, pois prejudicam a produtividade.

6) Ofereça qualidade em seus produtos e serviços

A qualidade está não somente nos produtos e sua relação custo x benefício, mas também no atendimento direto e indireto ao cliente e prazos de entrega, garantindo confiabilidade sobre a sua empresa. Cliente satisfeito torna-se fiel, compra mais e sempre – e você pode vender mais e melhor – portanto, é em quem você deve focar ao pensar no desejado aumento de produtividade.

7) Ouça o seu cliente

Este é um item intrinsecamente ligado ao anterior. Mas aqui falamos para ouvir o cliente, literalmente. Peça o feedback sobre o seu negócio, elabore questionários, descubra o que ele quer e acha da sua empresa, produtos e serviços, utilizando tais opiniões para elaborar o seu gerenciamento corporativo.

8) Busque melhorias contínuas

Buscar melhorias quando certos resultados são insatisfatórios ou quando a avaliação do cliente indicar essa necessidade é mesmo óbvio. Mas independente disso, deve-se tentar, sempre, superar as expectativas do público-alvo, pesquisar inovações, tornar os produtos e processos superiores aos que já oferece, ter opções diferenciadas e com entregas ainda mais rápidas.

Essas são dicas para ajudá-lo a ter um novo ano super positivo, agindo por sua saúde e bem-estar e, igualmente, proporcionando condições favoráveis para a sua empresa, clientes, colaboradores , fornecedores e demais envolvidos. Aumentar a produtividade e vender mais e melhor poderão ser causa – e, ao mesmo tempo, efeito – da composição da sua satisfação de vida.

Nós, da Zanel estaremos aqui para oferecer produtos da mais alta qualidade para você, nosso cliente e amigo, no novo ano que está começando e sempre! Conte com a gente para o que precisar!

Se gostou do artigo e achou útil, compartilhe e comente abaixo… será um prazer continuar a nossa conversa.

Abraços e Feliz 2023!

Fernando Zanelli

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