Profissionais de SST e a Auditoria de Segurança do Trabalho

auditoria-de-seguranca-do-trabalho

Auditoria de Segurança do Trabalho se trata de um processo estruturado de investigação externa sobre os procedimentos de segurança do ambiente de trabalho de uma organização. Sua finalidade é garantir que os requisitos de segurança sejam cumpridos plenamente.

Não se trata de um instrumento usado para penalizar as empresas que não estejam cumprindo os requisitos de segurança, ao contrário, por meio da auditoria as organizações têm subsídios para se autoavaliar e elaborar planos de ação para adequarem as não-conformidades identificadas.

Continue e leitura deste blogpost e entenda melhor como funciona a auditoria de segurança! Se você é um Profissional de SST poderá analisar o que ainda não está sendo realizado plenamente na organização em que trabalha.

Objetivos da Auditoria em SST

Os objetivos da Auditoria em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) é:

  • investigar se as normas internas e a legislação relacionada à segurança do trabalho estão sendo cumpridas pela empresa. Além disso, avalia e revisa as condições de trabalho.
  • analisar o comprometimento da organização e seus colaboradores em cumprir as normas de segurança e, assim, promover saúde e segurança no desenvolvimento do trabalho.
  • identificar problemas e indicar às companhias a aplicação de melhorias, que preservem a saúde do colaborador e minimizem a exposição a riscos ocupacionais.
  • recomendar aos colaboradores a utilização correta dos equipamentos de segurança, com reuniões programadas nos locais de trabalho, entre outros.

Conceito de Auditoria de Segurança do Trabalho

A Auditoria de Segurança do Trabalho pode ser conceituada como análise técnica que verifica fisicamente os ambientes laborais, os procedimentos de inspeção de segurança da empresa, a fim de garantir que sejam realizados integralmente e que os perigos e riscos sejam identificados, quantificados e eliminados ou minimizados.

Esse procedimento de monitorar a eficácia da segurança deve ser realizado por técnicos, engenheiros e/ou operadores e demais profissionais habilitados os quais detenham conhecimentos específicos das normas a serem auditadas. Por exemplo, Técnicos de Segurança do Trabalho (TSTs) podem inspecionar se os trabalhadores de uma determinada indústria estão usando corretamente suas Luvas de Raspa, quais problemas a falta desse EPI ocasiona, quais as queixas mais comuns para o não uso, com isso, devem apresentar à indústria meios de diminuir os problemas.

Lembrando que um olhar externo para identificar os problemas pode ser mais efetivo. O TST interno acompanha o trabalho da auditoria realizada por profissional externo. A auditoria pode originar em qualquer setor ou parte da organização, bem como os objetivos podem ser diferentes para cada um deles. Esse tipo de auditoria é interna ou de primeira parte.

A auditoria de segurança do tipo de segunda parte é aquela em que uma empresa audita outra, sendo que ambas possuem o mesmo objetivo. Também é considerada auditoria de segunda parte quando é solicitada por um fornecedor a um prestador de serviços, por exemplo.

Já a auditoria externa acontece quando uma empresa institui um sistema de gestão e depois solicita a uma corporação ou consultoria que avalie a eficiência da segurança. Por exemplo, uma indústria implementa uma forma de reduzir acidentes recorrentes com as mãos de seus colaboradores. A auditoria constata que, entre as causas, Luvas de Raspa menores que as mãos faz com que o colaborador não as use, e também não peça maiores. Identificado o problema, realiza-se ação para mitigá-lo.

Para conferir lisura e isenção à auditoria, os profissionais que a realizam não devem estar envolvidos com a atividade sob auditoria.

Abordagens das auditorias

Há três abordagens de auditoria em segurança, conheça:

  • abordagem por desempenho mede indicadores reativos. Para realizar a medição do desempenho usa-se a frequência e a gravidade com que os acidentes acontecem.
  • abordagem estrutural é aquela que usa normas técnicas e se baseia na análise de cumprimento dos requisitos de SST.
  • abordagem operacional considera processos, mensura o desempenho na prática de cada processo. Para tanto, o levantamento de informações é realizado por meio de entrevista com a equipe operacional e gerencial da companhia. Esse levantamento é importante para identificar se o planejamento de SST está em utilização.

O ISRS (International Safety Rating System – Sistema Internacional de Avaliação da Segurança) é uma forma de auditar a eficácia da segurança por meio do julgamento qualitativo, tendo em vista a importância de cada um dos elementos avaliados. São analisados 20 elementos, que chegam a 12 mil pontos.

Quer manter a sua equipe segura? Quer alcançar bons resultados nas auditorias? Conte conosco para fornecer EPIs de alta qualidade e apropriados para cada atividade a ser desenvolvida.

Gostou deste conteúdo? Que tal compartilhar com alguém ou comentar aqui como podemos lhe ajudar ainda mais?

Um grande abraço,
Fernando Zanelli

cta_recompensa_blog_zanel_recibo_entrega_devolucao_troca_epi_vestimenta

Posts Relacionados

esg-e-sst-entenda-relacao-e-beneficios

Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social, and Governance) tem ganhado destaque no...

prejuizo-por-nao-usar-epi

O não uso de EPIs (equipamentos de proteção individual) pode causar prejuízos e tornar uma...

raspa-protege-contra-radiacao-ultravioleta

A proteção contra radiação ultravioleta é uma preocupação constante na segurança do trabalho, em especial...

Comentários

4 respostas

  1. Reduzir ameaças de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

    Como discutimos sempre em DDS, a auditoria objetiva, justamente, identificar todos os problemas que coloquem em perigo a saúde e a segurança dos empregados de uma organização. Sabendo quais são esses problemas, é mais fácil elaborar um plano de ação.
    As Normas Regulamentadoras existem e são fiscalizadas pelos órgãos responsáveis. Isso significa que se eles identificarem irregularidades, a empresa sofrerá as penalidades previstas. Com auditorias frequentes, o número de inconformidade cai e, consequentemente, o risco de multas também é reduzido. E aí, se convenceu? Então agora é sua vez!

    Pegue essas dicas e comece a planejar a sua próxima auditoria de segurança no trabalho. Tenha certeza de que não se arrependerá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *