Contratar um fornecedor de EPI competente é essencial para que uma Distribuidora e Revendedora de EPI consiga, além de um bom preço em sua mercadoria, uma excelente qualidade em seus produtos. Mas acontece que muitas delas não têm um método para isso e nem sabe por onde começar.
São tantos fabricantes de Equipamentos de Proteção Individual no mercado, que muitas vezes, o comprador não sabe como escolher os que melhor vão atender as suas necessidades. Se você está com dificuldades para encontrar um bom fornecedor, ou quer ter certeza de que o seu é o melhor para sua empresa, continue lendo este artigo que vai te dar dicas de como fazer isso da melhor forma possível.
1 – Organização
Procure ter um método organizado para selecionar sempre o melhor fornecedor que melhor atenda às suas expectativas. Para criar esta organização, atente-se a esta ações abaixo:
- Sempre mantenha planilhas atualizadas com os dados dos fornecedores e observações que contenham um histórico do primeiro contato e como está sendo as suas contratações. Essa planilha vai auxiliá-lo a classificar os fornecedores em bons ou ruins.
- Seja o mais claro e específico possível nos pedidos de orçamento. Pedidos bem alinhados economizam o tempo com trocas de e-maisl e telefonemas com esclarecimento de dúvidas.
- Verifique sempre a formas de entrega, tabelas de prazos e armazenamentos. Dessa maneira, você mantém seu estoque organizado e também evita problemas de pontualidade na entrega das mercadorias.
2 – Pesquise sobre o fornecedor antes de contratá-lo
O fato é: um fornecedor competente atende todos os seus clientes (sem exceção) de uma maneira profissional, tentando resolver da melhor forma suas necessidades.
Mas, infelizmente, nem todos possuem essa postura. Para você se assegurar disso, procure conversar com outras Distribuidoras e Revendedoras de EPIs que já fizeram negócio com esse fornecedor para saber mais sobre ele. A internet pode ser uma boa aliada também para esta função, já que você pode pesquisar o que dizem sobre a empresa em questão e avaliar a sua reputação.
Para fazer esta pesquisa, também convém que você solicite um portfólio do fornecedor, com referências e sua carteira de clientes, o que possibilita que você entre em contato para saber opiniões e experiências com ele.
3 – Compare os pontos positivos e negativos
Coloque na balança os pontos positivos e negativos de cada um dos fornecedores, em uma planilha, procure avaliar qual possui melhor qualidade, melhor preço, menor prazo de entrega, ou seja, qual atende melhor suas necessidades. Afinal, dependendo da situação, o prazo de entrega pode ser mais importante que o custo e assim por diante.
4 – Cuidado com armadilhas
Se um produto for muito mais barato (no mínimo 25%) do que o normal, ou o prazo de entrega for muito menor do que o praticado no mercado desconfie. Nestes casos, aconselhamos que solicite uma amostra de seus produtos e procure pesquisar mais a fundo sobre a empresa.
Organização, pesquisa e uma boa conversa são essenciais para iniciar uma parceria de sucesso com um fornecedor. Você utiliza esse método para escolher os seus fornecedores? Se não, como é que você tem feito? Compartilhe com a gente o seu conhecimento nos comentários.
Aproveite e também faça o download da nossa Planilha de Orçamento e Planilha de Formação de Preços gratuitamente e faça a gestão de compras estratégicas mais facilmente!
Um grande abraço e até a próxima!
4 respostas
Ola gostaria de saber sobre fotos tiradas na feira. Segurança trbalho nao recebi mail ainda .xomo faço pra receber
Prezada Andrea, bom dia!
Caso vc não tenha recebido, por favor, envie um email para [email protected] com seu email de cadastro!
Estamos à disposição!
Um grande abraço!
muito bom o site e as informações
Olá Tito, bom dia!
Ficamos felizes em saber sobre sua opinião.
Estamos trabalhando cada dia mais para entregar informações úteis e relevantes para todos os participantes do Mercado de EPIs.
Fique conosco!
Um grande abraço!