CIPA: Construa sua CIPA 5 vezes mais forte

cipa---construa-sua-cipa-cinco-vezes-mais-forte

O Treinamento de CIPA talvez seja o mais conhecido e realizado dentro da área de Segurança do Trabalho, mas mesmo com a NR 05 estabelecendo o que deve ser ministrado neste tipo de treinamento nem sempre é bem aproveitado pelo Profissional Prevencionista. Veja abaixo 5 tópicos que irão fortalecer ainda mais sua Comissão.

  1. Organizar a CIPA: um tópico que nem sempre dão ênfase no treinamento é sobre como administrar a Comissão. E não estou falando de explicar que teremos reuniões mensais, extraordinárias, ata da CIPA etc. Na verdade, mais importante do que tudo isso é fazer com que os Cipeiros saibam como deve ser organizada a reunião, como devem fazer um plano de ação, como fazer um cronograma, como gerenciar um projeto, ou seja, não adianta dizer que eles precisam agir se você não ensinar como devem desenvolver todas as atividades.
  2. Foco na SST: desde o treinamento precisamos lembrar qual o objetivo da CIPA, manter a saúde e segurança dos trabalhadores. Por mais óbvio que possa parecer muitos Cipeiros não entendem qual o foco e trazem outros problemas para a comissão, tipo reclamar da rota que está atrasando ou do refeitório da empresa que serve frango durante quase toda a semana. São itens que incomodam o trabalhador, mas devem ser tratados em outra área da empresa, não na CIPA.
  3. Cuidado com o tecnicismo: não é tão interessante exagerar na parte técnica, precisamos sempre ter em mente que boa parte dos Cipeiros não têm tanto interesse assim em relação à Segurança do Trabalho e também não será em 20 horas que virarão experts. Precisam saber o básico e podemos aprofundar apenas nos itens que são mais relacionados à empresa, ou seja, não podemos trabalhar com um treinamento padrão, ele precisa ser adequado de acordo com os riscos a que o trabalhador está exposto.
  4. Legislação: já a legislação precisa ser bem trabalhada, passe o máximo de informações sobre os direitos em relação à Segurança do Trabalho. Para alguns isto pode ser uma estratégia suicida, pois acreditam que o Cipeiro pode usar as informações contra a empresa. Meu entendimento é totalmente diferente, porque hoje em dia o que mais tem é informação circulando e qualquer Cipeiro ou trabalhador um pouco mais interessado pode ter facilmente acesso à legislação. Porém como não são especialistas na área podem acabar distorcendo as informações. No entanto, se realizamos um treinamento esclarecedor vão entender realmente quando têm algum direito.
  5. Deveres: e é lógico que têm direitos, mas também têm deveres. Sempre lembro a eles que a estabilidade de dois anos não é de graça, o item 5.16 da NR 5 apresenta quinze atribuições do Cipeiro que devem ser lidas e relidas durante todo o treinamento.

Meu pedido final é: não abandonem a CIPA. Muitos argumentam de que a maioria dos Cipeiros só querem a estabilidade e não vão perder tempo com a Comissão, isto até pode ser parcialmente uma verdade, mas de qualquer forma, sempre teremos alguns interessados e outros que precisam de um pouco do nosso esforço para serem direcionados.

Largar a CIPA pode deixar tudo a perder, pois estes potenciais interessados poderiam ser novos braços para o SESMT.

E tenho certeza de que o primeiro passo para conseguir a motivação dos Cipeiros é realizar um treinamento bem estruturado.

E aproveite para ver também: “Saiba o que um Técnico de Segurança nunca deve fazer”, temos certeza de que você vai gostar muito também!

Gostou do meu post? Comente abaixo para que possamos conversar mais sobre o tema, isso será importante para o nosso Mercado de EPIs!

Até breve!
Prof. Msc Mário Sobral Jr

cta_blog_zanel_ebook_guia

Posts Relacionados

raspa-protege-contra-radiacao-ultravioleta

A proteção contra radiação ultravioleta é uma preocupação constante na segurança do trabalho, em especial...

saude-mental-no-trabalho

Integrar a saúde mental no ambiente de trabalho tem se mostrado crucial para promover o...

abril-verde

Em 2022, foram notificados 612,9 mil acidentes de trabalho no Brasil, dentre eles 148,8 mil...

Comentários

8 respostas

    1. Olá Carlos, boa tarde!
      Muito obrigado por sua contribuição!
      Ficamos felizes que este Post poderá ajudá-lo já em 2016!
      Boa sorte e conte sempre conosco!
      Um grande abraço,
      Zanel!

  1. Prezados Senhores da Zanel
    Segue meus elogios, tanto à Zanel como ao Prof. Mário Sobral, o qual tive a honra de conhecer pessoalmente.
    E como diz o ditado popular: “Tiro meu chapéu para este excelente profissional da segurança no trabalho”. Mais uma vez, obrigada a todos.
    Iara M. Stefanini

    1. Cara Iara M. Stefanini, boa tarde!
      Ficamos honrados com sua contribuição e elogio!
      Estamos junto do Prof. Msc Mário Sobral Jr., pois sabemos do seu comprometimento e prestígio na Área de Segurança do Trabalho. 🙂
      Por favor, não deixe de contribuir conosco em outras ocasiões, ok?
      Um grande abraço,
      Zanel!

  2. Olá!

    A Foco Consultoria & Treinamentos – Segurança do Trabalho presta serviços de Consultoria há mais de 5 anos no Estado do Rio Grande do Sul em cidades como São Leopoldo, Novo Hamburgo, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Viamão, Sapucaia do Sul, Esteio e Porto Alegre.

    Gostaríamos de divulgar nosso link:

    Foco Consultoria & Treinamentos – Segurança do Trabalho – Treinamento de CIPA – NR-5

    Abraço a todos!

  3. Boa tarde,

    Quero parabenizá-lo pelos assuntos abordados no Blog e dizer que os temas encontrados são realmente o que vivemos no SESMT em qualquer segmento. Com essas abordagens conseguimos evoluir gradativamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *