Como e por que se manter informado na área de SST?

como-e-por-que-se-manter-informado-na-area-de-sst

Seja você um TST ou Engenheiro de Segurança e Saúde no Trabalho, ou ainda uma Revenda de EPIs, é muito provável que você esteja sempre buscando se manter atualizado sobre a área de SST. Afinal, nesse segmento, não há espaço para amadorismos e os profissionais precisam buscar cada vez mais se especializar e aprofundar seus conhecimentos.

É claro que hoje, com o acesso à internet, informar-se não é mais um problema, certo? Só que em meio a tanta informação, diferenciar o que é realmente relevante ou não acaba se tornando uma tarefa mais complicada, e aquele assunto que você achava que levaria alguns minutos do seu dia tomam horas.

Além do mais, os profissionais que querem se destacar da concorrência, muitas vezes, buscam cursos complementares a sua formação para extrair ao máximo suas habilidades. E, com tantos cursos no mercado, como encontrar o que será o seu diferencial?

Foi pensando na sua falta de tempo e na necessidade de encontrar conteúdos úteis e de fácil assimilação que surgiu esse artigo. Aqui, vamos te mostrar o melhor caminho para se atualizar e se especializar cada vez mais no seu segmento. Confira nossas dicas!

Por que devemos nos manter informados sobre SST?

Melhoria no rendimento da empresa

Quando se tem informações atualizadas sobre a Segurança no Trabalho e elas são aplicadas, o funcionário se sente mais seguro, logo a sua produtividade é mais alta e, consequentemente, o rendimento da empresa também será maior.

Com isso, os empregados começam a ter condições adequadas para atuar com melhor desempenho em suas respectivas funções, fazendo com que se reduzam, significativamente, contratempos devido a doenças ou lesões.

Redução de despesas

É facilmente perceptível que as empresas que investem em SST têm redução de seus custos. Isso acontece graças às ações implantadas que acabam reduzindo fortemente as chances de acidentes de trabalho. Com isso, são evitados, por exemplo: processos jurídicos, despesas com remédios e multas vindas da falta de segurança.

Valorização da empresa

Uma organização que demonstra preocupação com os funcionários, buscando recursos e melhorias para o bem-estar de seus trabalhadores é vista como uma empresa responsável e séria. Essas atitudes agregam uma ótima reputação entre os seus clientes, empregados e no mercado como um todo. Além disso, a marca é valorizada como uma fundação confiável e profissional, já que está cumprindo a lei.

Profissional disputado

Ora, se o Profissional de SST atua aumentando a produtividade da empresa e reduzindo custos, a empresa rapidamente percebe o seu valor. Agora, imagine o peso desse profissional para toda a sua equipe, uma vez que ele não está só passando ordens, leis e cobranças, mas educando o seu pessoal e garantindo a sua qualidade de vida?

O Técnico ou Engenheiro que não só se mantém informado, mas aplica isso no seu cotidiano e repassa aos demais vira a chave do “cara chato das cobranças” para ser uma referência, uma autoridade no assunto, que todos respeitam e admiram.

A Revenda de EPIs diferenciada

Imagine a seguinte situação: você precisa comprar um determinado produto, mas há uma série deles no mercado com funções semelhantes, mas qualidade, durabilidade, preço e especificações diferentes. O que é mais interessante para você como cliente?

Passar horas lendo embalagens e pesquisando em sites sobre cada um ou encontrar um profissional que entende exatamente o seu problema e pode te ajudar a identificar quais melhores opções para a sua necessidade?

Não se iluda e ache que ter EPIs de Raspa e Vaqueta. como Avental de Raspa ou Avental de Raspa para Soldador disponíveis na sua Revenda é o bastante para mantê-la atrativa. Pesquisas mostram que as pessoas estão disponíveis a pagar mais caro por atendimentos melhores. Saiba falar a língua do seu cliente e atender às suas necessidades e deixe de ser só mais uma Revenda.

Como se manter informado acerca da área de SST?

Que a Segurança e Saúde no Trabalho é um componente muito importante para a gestão e bom desempenho de uma empresa você já entendeu. Mas, além disso, é essencial estar atualizado em relação às informações que existem sobre a área. A questão é: como?

Uma grande dica para um TST ou Engenheiro de Segurança do Trabalho, gestores e demais envolvidos é estar sempre a par de todas as novidades no mercado de SST e ficar de olho nas notícias e nas novidades da área. Acompanhar jornais, blogs e se inscrever em boletins informativos são excelentes formas para quem busca por atualizações constantes sobre o assunto.

Além do mais, alguns cursos podem dar aquele up que o profissional espera na sua carreira como:

  • Informática básica: essencial para criar planilhas e apresentações profissionais;
  • Legislação trabalhista: um diferencial que pode ajudar com as leis;
  • Gestão ambiental: indispensável para empresas com consciência verde;
  • Primeiros socorros: essencial para profissionais que não contam com uma equipe de SST;
  • Inglês: primordial em qualquer profissão atual;
  • Gestão de projetos: ideal para saber lidar com campanhas de prevenção;
  • Oratória: ótimo para desenvolver as habilidades de falar em público;
  • Cursos específicos: NR 10, CIPA, PPRA, seja qual for a competência que você acha que precisa explorar um pouco mais, sempre vale à pena investir em um curso dela.

Independente de qual seja a forma pela qual você prefere se manter informado, o ideal é nunca deixar de buscar aprendizado!

Gostou do nosso artigo? Deixa aqui nos comentários quais as dicas que você usa para se manter informado em relação à área de Segurança e Saúde no Trabalho e quais dicas você passará a usar. Sugestões e comentários são sempre bem-vindos!

Até a próxima!
Fernando Zaneli

cta_recompensa_blog_zanel_recibo_entrega_devolucao_troca_epi_vestimenta

Posts Relacionados

raspa-protege-contra-radiacao-ultravioleta

A proteção contra radiação ultravioleta é uma preocupação constante na segurança do trabalho, em especial...

saude-mental-no-trabalho

Integrar a saúde mental no ambiente de trabalho tem se mostrado crucial para promover o...

abril-verde

Em 2022, foram notificados 612,9 mil acidentes de trabalho no Brasil, dentre eles 148,8 mil...

Comentários

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *