Além dos cuidados básicos que devemos ter diariamente com a saúde física, é importante priorizarmos também o aspecto emocional. Manter a saúde mental em tempos de crise, como é o caso da pandemia de coronavírus, é ainda mais importante.
Porém, sabemos que encontrar o ponto de equilíbrio em momentos de incerteza pode ser muito difícil. O isolamento social pode ocasionar conflitos pessoais e familiares, além do agravamento de alguns quadros de transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão.
Foi pensando nisso que fizemos esse blogpost. Confira algumas dicas de como vivenciar cenários muitas vezes desfavoráveis com inteligência emocional!
Preserve a rotina
Quando passamos por situações que fogem do nosso controle, ficamos ansiosos, preocupados e, principalmente, desanimados. A consequência é a perda da vontade de realizar as atividades do dia a dia.
Porém, é muito importante preservar a rotina para manter a saúde mental em tempos de crise. Continuar praticando exercícios físicos, mesmo que em casa, é uma das ações fundamentais, já que mexer o corpo libera endorfina que, por sua vez, ajuda a controlar as emoções e principalmente a ansiedade.
Lide calmamente com o desemprego caso ocorra
Na maioria das vezes, o desemprego é uma situação inesperada. Por isso, são poucas as pessoas que possuem uma reserva de emergência ou estão preparadas financeiramente para passar por essa fase.
Além de ser uma fonte de renda, o local de trabalho é o lugar onde podemos conviver e interagir com as pessoas. Por isso, perder esse ambiente é um grave fator de risco para a saúde mental, podendo ocasionar ou agravar transtornos.
Dessa forma, em períodos de isolamento social, quem mora sozinho sofre mais com situações como essa. Sem interação social nem renda, o indivíduo tende a ficar mais ansioso e depressivo. No entanto, para conseguir uma recolocação profissional é muito importante ter calma e buscar auxílio psicológico se necessário, de modo a manter a saúde mental em tempos de crise.
Cuide com o consumo de álcool
Diversos estudos associam o consumo excessivo de bebidas alcoólicas com o desemprego. Isso acontece porque muitas pessoas não possuem controle emocional e não conseguem lidar com frustrações, utilizando o álcool como uma tentativa de esquecer ou minimizar os problemas.
Além do mais, os problemas com a bebida podem diminuir drasticamente as chances de reingresso no mercado de trabalho. Ainda, de acordo com psiquiatras, as pessoas mais vulneráveis a ter problemas são as que já sofrem com algum transtorno psicológico. Por esse motivo, é extremamente importante manter a saúde mental em tempos de crise, dessa forma, se evita problemas adicionais como a falta de emprego ou uma doença.
Faça treinamentos para se manter atualizado
Ocupar a mente com coisas produtivas é muito eficaz para o controle da ansiedade. Uma dica é aproveitar o tempo em distanciamento social para se qualificar. Estude sobre assuntos que você tem mais dificuldade no seu ramo de trabalho, adquira novas habilidades ou até mesmo aprenda um novo idioma.
Existem atualmente várias escolas, plataformas e aplicativos que disponibilizam cursos gratuitos de ótima qualidade para quem deseja aprimorar os conhecimentos. E o melhor de tudo é que muitos deles oferecem até mesmo certificados de conclusão, o que é ótimo para se inserir no currículo e ter mais chances de uma recolocação no mercado.
Home office: uma nova maneira de trabalho
As vezes se reinventar profissionalmente pode ser a solução para o aspecto financeiro e para manter a saúde mental em tempos de crise. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2018, bem antes da pandemia de Covid-19, 3,8 milhões de brasileiros já trabalhavam em casa.
Dessa forma, podemos evidenciar que o trabalho home office já se mostrava eficaz e rentável. Além do mais, a tendência é que essa nova modalidade de trabalho cresça bem mais após o período de isolamento social, gerando muitas oportunidades de emprego.
É importante frisar que muitas pessoas, que já estão trabalhando em casa, não têm noção de como fazer a gestão do tempo e acabam se sobrecarregando, ficando sem tempo para o lazer, atividades físicas e para os momentos em família.
A pressão colocada em si mesmo para se destacar e ser produtivo remotamente podem desencadear crises de ansiedade. Por isso, para evitar que o trabalho se torne um fardo e manter a saúde mental em tempos de crise, é ideal manter as tarefas bem organizadas e conversar com os superiores para solicitar feedbacks sobre o trabalho. Dessa forma, você fica mais confiante e menos apreensivo, aumentando a produtividade e também a tranquilidade.
Esperamos que o nosso artigo sobre saúde mental em tempos de crise te ajude a encontrar o equilíbrio necessário para enfrentar situações negativas. Acha que o conteúdo pode auxiliar quem você conhece? Então compartilhe em suas redes sociais!
Abraço e boa sorte!
Fernando Zanelli
4 respostas
Muito bacana esta iniciativa…Parabéns a todos os envolvidos. Vamos vencer!
Legal! Fico muito feliz que vc gostou e muito obrigado por deixar suas considerações.
Um grande abraço,
Fernando
Muito bom e muito pratico o texto e alem do mais em uma hora oportuna, pois sem uma orientação com esta muitos profissionais acabariam por ter graves crises psicológicas em detrimento ao isolamento social e a falta de trabalho o que provocaria desanimo e perca de imunidade. Parabens.
Show Humberto! Muito obrigado por exprimir seus pensamentos!
Por favor, sempre que possível, contribua com nosso blog, ok?
Um grande abraço,
Fernando