Informações Básicas sobre o Recibo de Entrega, Devolução ou Troca de EPIs | Vestimentas
Cuidar do bem-estar, da segurança dos funcionários e de uma empresa não é tarefa fácil. Cada detalhe e decisão precisam ser tomados de forma cuidadosa e consciente e nada pode ser deixado de lado – principalmente quando os funcionários contratados trabalham em situações de risco e precisam de EPIs e Vestimentas para que os acidentes sejam evitados a qualquer custo.
Medidas simples podem evitar que mal entendidos e problemas desnecessários aconteçam e se perdurem por muito tempo. Um deles é o de deixar bem claro que todas as empresas se prontificam a entregar os materiais necessários para que seus funcionários trabalhem de maneira correta e segura. E eles precisam, obrigatoriamente, utilizar todos os equipamentos de segurança disponíveis.
Para que o Recibo de Entrega, Devolução ou Troca de EPIs | Vestimentas serve?
Qualquer profissional que trabalhe com Equipamentos de Segurança precisa registrar que recebeu todos os seus materiais quando estiver trabalhando. Essa é a principal função do Recibo: garantir que não existam fraudes no caso da ocorrência de acidentes e para proteger a empresa de possíveis ações trabalhistas.
Vale ressaltar o fato de que, por mais que o trabalhador tenha recebido e preenchido o Recibo de Entrega, Devolução ou Troca de EPIs | Vestimentas, isso não assegurará a empresa que ele não possa, eventualmente, entrar com uma ação de indenização contra ela caso o empregador não garanta o uso dos equipamentos – que ocorre por meio de fiscalização. A empresa deve obrigar que o funcionário utilize o EPI, caso contrário, ele poderá ser advertido, suspendido ou até demitido por justa causa.
Quem deve utilizar os Recibos de Entrega, Devolução ou Troca de EPIs | Vestimentas?
Por meio do Recibo, os funcionários poderão se certificar se receberam ou não todos os equipamentos de segurança. Já a empresa tem o dever de dar de forma totalmente gratuita todos os equipamentos e materiais que cada funcionário necessita para trabalhar.
Quais são as informações que precisam ser preenchidas no Recibo?
Quando o funcionário receber o Recibo de Entrega, Devolução ou Troca de EPIs | Vestimentas em mãos, ele deve preencher, entre outros dados, o nome da empresa onde trabalha, qual trabalho exerce, quando foi admitido e, se foi demitido, também colocar a data correspondente da demissão, o dia da retirada e da devolução dos equipamentos, quais foram os materiais utilizados, etc.
Aproveite e baixe agora (imagem abaixo) o Template do Recibo de Entrega, Devolução ou Troca de EPIs | Vestimentas que produzimos para você!
Você tem mais alguma informação ou curiosidade sobre este Recibo para contar para nós? Compartilhe conosco nos comentários!
Esperamos por você!
Até breve!