A gestão do tempo é necessidade de diferentes setores empresariais, inclusive do profissional de SST (Saúde e Segurança no Trabalho). Afinal, ela é fundamental para o cumprimento de tarefas de maneira eficiente no prazo estabelecido.
Quando o tempo é mal gerido, ele dá brechas para que atividades deixem de ser cumpridas e, com isso, afetem o restante do ecossistema empresarial. Quando isso acontece na SST, pode aumentar os riscos de acidentes e boicotar as demais medidas de segurança.
Portanto, técnicos e engenheiros de segurança do trabalho precisam ficar atentos às estratégias para gerir o tempo de suas atividades e, assim, garantir que elas serão devidamente realizadas.
O desafio do tempo para profissionais de SST
Sobre os profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho recai a responsabilidade de garantir que todos os trabalhadores prestem suas atividades em segurança. Por isso, eles assumem inúmeras tarefas, que vão da elaboração de documentos até as inspeções e os treinamentos.
Esses profissionais possuem uma carga de trabalho variada, que pode atrapalhar a organização da agenda caso não haja a correta gestão do tempo.
A gestão eficiente do tempo, aliás, supera a simples organização das tarefas. Ela requer que o profissional saiba como priorizar o que é mais importante e execute as atividades de maneira eficaz.
Na área de SST a prioridade deve sempre ser a segurança e o bem-estar dos trabalhadores, sem comprometer a conformidade com as Normas Regulamentadoras.
Gestão eficiente do tempo para profissionais de SST: 6 dicas
Ser produtivo é um dever dos profissionais que atuam na Saúde e Segurança do Trabalho. Ao cumprir suas tarefas com qualidade, eles oferecem proteção aos trabalhadores e garantem que todas as áreas de risco foram contempladas por documentos, treinamentos, equipamentos de proteção etc.
Para ser produtivo, é necessário saber como gerir o tempo disponível para o trabalho. Para isso, existem algumas estratégias que se mostram úteis. Confira 6 delas e veja como tornar seu dia mais organizado e eficiente!
Organize prioridades
Como vimos, elencar prioridades é um dos fundamentos da gestão de tempo. Isso significa entender que existem atividades que são mais importantes e urgentes do que outras.
Na área de SST, devem ter prioridade as tarefas que envolvem a inspeção de segurança em atividades de risco elevado e a concessão de equipamentos de proteção individual, como a luva de vaqueta, por exemplo, sempre que necessário,
Por outro lado, tarefas como a elaboração de relatórios também são importantes. Todavia, elas não são inadiáveis. Frente às demais responsabilidades da SST, representa uma atividade não prioritária.
Divida atividades em blocos menores
A gestão do tempo exige o uso de recursos que otimizem o tempo dos colaboradores. Um deles condiz à divisão das tarefas em blocos menores.
Por exemplo, considere um treinamento de segurança. Ele requer uma preparação prévia, onde serão determinados os tópicos abordados, os materiais de apoio, os exemplos práticos, dentre outras coisas. Além disso, sua prática dependerá do agendamento, da reserva de um local apropriado para a capacitação etc.
Ou seja, não se trata de uma atividade que ocorre em um único bloco. Ela é formada por diferentes fases. Somente após o cumprimento das etapas prévias o treinamento realmente poderá ser oferecido.
Neste exemplo, o profissional de SST pode se planejar para que cada tarefa preparativa ocorra em um dia. Quando todas estiverem superadas, aí sim ele poderá passar à fase seguinte, para realmente colocar em prática o treinamento.
Programe sua agenda com antecedência
A gestão do tempo depende de organização e do conhecimento prévio das responsabilidades profissionais. Por isso, programar sua agenda antecipadamente pode auxiliar a otimizar o tempo.
Isso ocorre porque o profissional sabe, desde logo, quais são as atividades que deverão ser realizadas, quais são mais urgentes do que as demais e os recursos necessários para executar cada uma delas. Com isso, evitam-se surpresas que demandam ainda mais tempo.
Delegue atividades sempre que possível
Muitas vezes a má gestão do tempo decorre da concentração de muitas atividades em um só profissional. Isso o deixa sobrecarregado e atrapalha o entendimento do que é mais urgente.
Os profissionais de SST precisam se atentar a isso para, sempre que possível, delegar tarefas a outras pessoas.
Por exemplo, enquanto o responsável pela SST pode conduzir treinamentos de segurança específicos, a distribuição e controle de EPIs, como as luvas de raspa, podem ser delegadas a supervisores de setores ou ao departamento de almoxarifado.
Delegar não significa perder o controle sobre as atividades, mas confiar em pessoas qualificadas para desempenhar certas tarefas. Isso libera tempo para que o profissional de SST foque em questões mais estratégicas e críticas.
Evite realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo
As atividades realizadas pelos profissionais de SST demandam atenção extrema, pois afetam a saúde e a segurança dos colaboradores. A falta de foco pode tanto afetar a eficácia das atividades e colocar os funcionários em risco quanto demandar tempo desnecessário.
Diante disso, é importante que o profissional de Saúde e Segurança no trabalho evite executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Ao se concentrar em uma atividade por vez, ele evita falhas e retrabalhos.
Portanto, diante de duas tarefas de extrema relevância, cabe ao profissional escolher uma para começar e, somente após concluí-la ou realizar a parte mais crítica dela, poderá passar à outra.
Utilize a tecnologia em seu favor
A tecnologia oferece recursos úteis para a gestão de tempo. Seja pela automatização de tarefas ou pela organização de fluxos de trabalho, ela pode auxiliar os profissionais de SST a ganharem eficiência.
Por exemplo, os softwares de gestão de segurança permitem que o profissional de SST organize suas atividades, agende inspeções, monitore o uso de EPIs e gere relatórios de maneira mais rápida e eficaz.
Muitos aplicativos permitem o monitoramento em tempo real dos equipamentos usados pelos colaboradores. Com eles, o técnico de SST confere o correto uso dos acessórios e a eventual necessidade de troca por itens novos.
Gestão do tempo em SST: eficácia, produtividade e segurança
Gerir o tempo é uma forma de encontrar mais equilíbrio profissional e de garantir que as tarefas urgentes sejam cumpridas prioritariamente. Além disso, na área de SST o gerenciamento reduz riscos e aumenta a segurança do trabalho.
Dessa maneira, pratique as dicas para fazer a gestão do tempo, organizar suas tarefas e promover saúde no trabalho. Conhece outras estratégias? Então compartilhe nos comentários e auxilie na construção de um ambiente profissionais mais seguro!
Obrigado por ficar conosco até aqui!
Grande abraço e até a próxima!
Fernando Zanelli