Guia Básico de Proteção para as Pernas e Pés

guia-basico-de-protecao-para-as-pernas-e-pes-1

Procuramos sempre reforçar a ideia sobre o quanto um Equipamento de Proteção Individual é importante para um trabalhador. Em outro post, fizemos um Guia Básico de Proteção para as Mãos, mostrando os principais EPIs que não podem ficar de fora da sua Revenda ou Distribuidora de EPIs. Dessa vez manteremos a apresentação de produtos, mas aqueles que protegem outra parte importante do corpo do trabalhador: As Pernas e os Pés.

Você vai conhecer mais um pouco sobre a Calça de Raspa, a Perneira de Raspa com Fivela ou com Velcro, além dos Calçados indispensáveis para o Trabalhador. Confira.

Calça de Raspa

A Calça de Raspa é toda produzida a partir da raspa do couro bovino curtido ao cromo. Peça resistente, costurada em fio com 100% de algodão, o que gera mais conforto e mobilidade para quem a utiliza. A peça também vem com um cordão para ajustar a cintura e o Certificado de Aprovação (CA), marcado no tecido.

Essa calça geralmente é utilizada por profissionais que trabalham com produtos abrasivos, associada com uma perneira. Ela é indispensável para a proteção contra acidentes, como por exemplo lesões por manuseio errado de objetos cortantes, escoriantes ou perfurantes, entre outros relacionados.

Perneira de Raspa

A Perneira de Raspa não possui muita diferença da calça, citada no tópico anterior, quanto à origem de seu material de fabricação e também quanto à sua utilidade para o profissional. A diferença está nos modelos geralmente comercializados. Podemos citar dois deles: a Perneira de Raspa com Velcro e a Perneira de Raspa com Fivela.

A diferença entre um e outro é apenas o ajuste do fechamento da Perneira. Como os nomes já indicam, um é feito com velcro e outro com uma fivela de metal. O segundo modelo torna-se mais prático, porém, a primeira Perneira acaba deixando sua perna mais coberta. A durabilidade também pode mudar um pouco de uma para outra, já que o velcro, dependendo da atividade do profissional, pode perder a resistência mais rapidamente.

Analisar sempre a função de cada profissional com certeza levará ao melhor resultado.

Calçados de Segurança

Os Calçados de Segurança geralmente são categorizados em 4 tipos diferentes:

  • Segurança: destinados à proteção do profissional contra quedas de materiais em manuseio; contra queda em pisos molhados ou escorregadios; contra queimaduras geralmente oriundas de materiais químicos; contra acidentes com vidro, prego e outro material.
  • Agropecuária: destinados à proteção do profissional que trabalha com agricultura e pecuária. Contra escorrego, acidentes com materiais químicos e cortantes, entre outros.
  • Infantil: geralmente aplicado para segurança de crianças em aulas de campo, cursos, entre outros;
  • Passeio: o EPI para passeio é direcionado para quem pratica trekking, hiking ou outro tipo de atividade semelhante. Profissionais que trabalham como guias em parques ecológicos e reservas naturais também precisam utilizar esses calçados, a fim de evitar escorregões e acidentes em poças e pedras.

Gostou das dicas de EPIs para pernas e pés? Deu para perceber o quanto esses equipamentos são necessários para a segurança dos profissionais? Você já pode ter todos em sua Revenda e Distribuidora de EPIs, o que acha?

Aproveite também para melhorar ainda mais o marketing da sua empresa com nosso Manual Definitivo de Marketing Digital para o Mercado de EPIs. Mostramos um passo a passo para Você lucrar com a Internet! Faça o download gratuitamente.

Um grande abraço e até a próxima!

cta_blog_zanel_ebook_manual

 

Posts Relacionados

raspa-protege-contra-radiacao-ultravioleta

A proteção contra radiação ultravioleta é uma preocupação constante na segurança do trabalho, em especial...

saude-mental-no-trabalho

Integrar a saúde mental no ambiente de trabalho tem se mostrado crucial para promover o...

abril-verde

Em 2022, foram notificados 612,9 mil acidentes de trabalho no Brasil, dentre eles 148,8 mil...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *