Quantas vezes você se comprometeu a realizar uma tarefa e não conseguiu ou então a iniciou e não concluiu? Essa é uma situação muito comum na rotina atarefada de donos de Revenda de EPIs e Profissionais de TST.
Notificações das redes sociais, acúmulo de tarefas, falta de pensamento organizado, dificuldade para gerir o tempo e outros elementos podem afetar a qualidade do trabalho e a produtividade do que está sendo feito.
Mas, como contornar essa situação e se tornar um profissional mais empenhado e produtivo?
Continue lendo esse blogpost para descobrir.
Conheça alguns hábitos que vão te ajudar a aumentar a sua produtividade
1. Dormir bem
Muitas pessoas acreditam que para dar conta de todas as tarefas da gestão do negócio e da equipe, é preciso sacrificar algumas horas de sono, mas o que muitas não percebem é que ao fazer isso, não conseguiram manter o foco e ter atenção nas suas atividades no dia seguinte.
O aumento da produtividade começa com uma noite de sono completa. Atente-se a isto!
2. Mantenha o seu ambiente de trabalho organizado
No dia a dia, a falta de organização te faz perder um tempo precioso e que você poderia estar investindo em outras atividades importantes como a gestão do seu negócio, segurança da sua equipe, oportunidades de novos produtos ou negócios etc.
A produtividade e organização andam juntas, por isso, sempre deixe o seu local de trabalho organizado e com todos os acessórios e materiais que você precisa para o seu dia de trabalho de fácil acesso.
Assim, você não precisa se preocupar com vários itens espalhados e ficar vários minutos procurando aquilo que realmente precisa, pois já estará ali.
3. Defina as prioridades
Essa dica é fundamental para você que precisa lidar com diversas informações e responsabilidades diferentes dentro do negócio.
É impossível resolver todas os desafios e tarefas ao mesmo tempo e até no mesmo dia. Por isso, tão importante quanto planejar com antecedência o seu dia, é excluir ou adiar o que não é prioridade.
Ao programar uma atividade faça a seguinte reflexão “é realmente imprescindível que eu faça isso agora para que eu possa atingir meu objetivo ou é apenas um detalhe que não terá tanto impacto na empresa e na equipe?
Dependendo da resposta, você definirá se deve fazer neste momento, adiar ou então deixar de lado essa tarefa.
4. Planeje as suas atividades no dia anterior
Para evitar distrações e imprevistos, separe um momento do seu dia para planejar o dia seguinte. Escreva todas as atividades a serem executadas, em ordem de importância (conforme mencionado no item anterior).
Dessa forma, você tem a visão do todo, visualiza com mais facilidade o que precisa ser feito, foca no que está escrito e evita perder tempo com atividades que não são importantes naquele momento.
5. Faça pausas
A cada 1 hora de trabalho, faça pequenas pausas de pelo menos 30 minutos para você tomar um café, esticar as pernas e se movimentar um pouco e interagir com a equipe. Isso irá ajudar a sua mente a espairecer, melhorar as ideias e não ficar sobrecarregada com tanta facilidade, o que vai impactar diretamente na sua produtividade.
6. Faça exercícios pela manhã
Atividade física antes do trabalho ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo, a capacidade de raciocínio, reduzir o estresse físico e mental e te deixar mais desperto para aproveitar o dia com muito mais qualidade e foco.
7. Dê prêmios para a sua produtividade
Essa dica é ideal para aquelas tarefas que você está há tempos procrastinando para fazer. Uma forma de resolver isso, é definir alguns prêmios que você pode se presentear ao conseguir entregá-las dentro do prazo que você determinou.
Essa premiação pode ser desde bombom especial ou então um tempo maior de descanso do que você normalmente tira.
A cada tarefa que entregar, se parabenize pela conquista e se presenteie.
8. Não acumule pequenas tarefas
No dia a dia corrido da gestão do negócio ou da segurança da sua equipe, você pode acabar dando foco para outras ações e deixar pequenas tarefas se acumularem como: ligar para o fornecedor para saber sobre a entrega dos EPIs, assinar um documento ou confirmar se aquela Luva de Vaqueta Mista que você adquiriu para aumentar a segurança da sua equipe era do jeito que você imaginava são exemplos de pequenas atividades do dia a dia que parecem menos importante, mas não são.
Quando elas se acumulam, podem gerar um problema maior que você precisará parar tudo o que está fazendo para resolver. Isso irá prejudicar o seu planejamento e a sua produtividade.
Por isso, o ideal é realizá-las o quanto antes para riscá-las da lista de pendências.
E como implementar novos hábitos?
Com tantas dicas em mãos é hora de entender como é possível colocar esses hábitos em prática para aumentar a sua produtividade.
Implementar novos hábitos no seu dia a dia do trabalho pode não ser uma tarefa tão simples quanto se imagina. É preciso ter persistência e paciência.
De acordo com a Teoria dos 21 dias, você precisa fazer essas ações durante 21 dias para que o seu cérebro entenda que é um hábito e possa fazer isso de maneira automática.
Além da constância, separamos algumas dicas para facilitar a implementação destes novos hábitos de produtividade na sua rotina:
- Associe os novos hábitos a coisas que você já faz: enquanto espera o café ou o ônibus para o trabalho, aproveite para fazer alguma atividade de menor importância e que seja rápida.
- Determine um horário específico para fazer a nova atividade: todos os dias, às 20h, você planejará a agenda do seu dia seguinte.
- Comece devagar: não tente fazer tudo de uma vez ou acelerar o processo. Vá adaptando o seu novo hábito a sua rotina de forma gradual.
Por exemplo: ao invés de fazer 2h de exercício físico pela manhã, tente fazer 30 min ou 40 min para começar a se acostumar.
Como você viu, para aumentar a produtividade é preciso ter dedicação e disciplina para construir hábitos positivos que te ajudarão a economizar tempo e alcançar suas metas.
Quais destes hábitos você já pode começar a colocar em prática hoje mesmo? Conte para nós nos comentários, será um prazer saber estes detalhes do seu dia a dia!
Estou te aguardando!
Abraços,
Fernando Zanelli