Luva de Cobertura: O que é? Dicas para escolher e muito mais!

luva-de-cobertura-o-que-e-e-como-deve-ser-utilizada-2

[Nota de atualização: Conteúdo revisado e atualizado em 2024, de acordo com as diretrizes atuais do mercado].

Do alto de um poste elétrico ou em uma instalação complexa de uma residência, os eletricistas enfrentam desafios únicos em seu ambiente de trabalho. Isso porque eles guiam cabos, conectam disjuntores e solucionam problemas elétricos em meio a fios condutores e correntes elétricas. Neste cenário, a proteção da vida se torna uma prioridade absoluta e é aqui que entra em cena a luva de cobertura.

Ela é um componente vital do arsenal de equipamentos para a proteção dos eletricistas. Mas, afinal, o que exatamente são essas luvas e como escolher a melhor para garantir a segurança dos trabalhadores? Neste artigo, você vai encontrar um guia completo com a resposta para as principais dúvidas sobre essas luvas de proteção, bem como dicas essenciais para não errar na hora de comprá-las.

Continue a leitura e confira nosso conteúdo na íntegra.

O que é uma luva de cobertura?

A luva de cobertura é um equipamento de proteção fabricado em couro, como raspa e vaqueta. Isso porque esse material é muito resistente a cortes e a perfurações, além de ser confortável, durável e flexível. Normalmente, a luva é feita de vaqueta, mas tem o punho de raspa. Essa combinação confere mais eficiência na hora de proteger os trabalhadores durante suas atividades laborais.

Essa luva, diferente do que muita gente pensa, não é considerada um Equipamento de Proteção Individual (EPI), por isso é dispensada do Certificado de Aprovação (CA) do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Porém, isso não quer dizer que ela não é extremamente necessária, em especial para quem trabalha com energia elétrica. Muito pelo contrário, essa luva pode fazer muita diferença na proteção da vida dos eletricistas no dia a dia.

Leia mais: Guia Básico de Proteção para as Mãos

Para que serve essa luva de segurança?

Não tem como falar da luva de cobertura sem mencionar a luva isolante ou luva de alta tensão. Isso porque a primeira serve para proteger a segunda. Vamos explicar melhor! A luva de cobertura é produzida e comercializada com a finalidade de proteger a luva de alta tensão, que é um Equipamento de Proteção Individual produzido com borracha natural.

Nesse caso, a luva de alta tensão protege a vida do trabalhador dos perigos relacionados às descargas elétricas e a luva de cobertura é colocada sobre ela para a proteção mecânica, ou seja, ela ajuda a reduzir os desgastes naturais, bem como evita problemas com cortes e perfurações. Por isso, ambas são exigidas para o trabalho com a presença de circuitos elétricos energizados.

Vale destacar que o ideal é que, sempre que for possível, os circuitos elétricos sejam desligados. No entanto sabemos que nem sempre isso é possível e, nesses momentos, os equipamentos de proteção adequados são essenciais para a proteção da vida contrachoques elétricos.

Afinal, por que luva de cobertura para eletricistas?

Se a luva de cobertura tem a função de proteger as luvas de alta tensão, que são equipamentos de proteção vitais para a segurança dos trabalhadores, é correto dizer que elas também são muito importantes para evitar que trabalhadores coloquem suas vidas em risco. Os dois equipamentos trabalham juntos, como uma equipe a favor da segurança e tranquilidade. Como isso acontece?

Como sabemos, quem protege o trabalhador contra o choque elétrico são as luvas de borracha, porém esse isolamento é prejudicado se as luvas de alta tensão estiverem desgastadas, com cortes ou perfuradas e é aí que entram as luvas de cobertura para eletricistas, que são confeccionadas com materiais resistentes, como raspa e vaqueta, para resguardar a integridade do EPI.

Como escolher a luva ideal para os trabalhadores?

Para escolher a luva de cobertura ideal para os trabalhadores é necessário analisar os riscos ocupacionais presentes no ambiente de trabalho. Nesse caso, pode-se usar como base o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), que é o documento que descreve tanto os agentes quanto às medidas de proteção.

Depois disso, é necessário encontrar um fabricante confiável, pois apesar da luva de cobertura não ter CA, como os demais Equipamentos de Proteção Individual, ela precisa ser fabricada com qualidade. Assim, será possível utilizá-la com mais segurança e, ainda, garantir a sua durabilidade ao longo do tempo de uso.

Vale destacar que se deve levar em consideração o tamanho e o material da luva no momento da compra, pois isso pode ser determinante para a sua usabilidade. Por exemplo, a luva tem que ter o tamanho e a espessura ideal para que possa ser colocada sobre a luva de alta tensão para não interferir na sua funcionalidade durante a execução dos trabalhos.

Leia mais: NR5 em 2024: tudo que você precisa saber para implementá-la.

Como usar e conservar essa luva de segurança?

Como essas luvas são colocadas por cima das luvas de isolamento é importante ajustar a fivela para que as mesmas não fiquem soltas e elas só devem ser utilizadas se estiverem secas e íntegras. Resumindo, não podem apresentar desgastes, rasgos, umidade ou furos, pois isso compromete muito sua eficiência na proteção dos trabalhadores.

Vale destacar também que as luvas de isolamento devem ser mais longas evitando que as luvas de cobertura entrem em contato com a pele. Dessa forma, o trabalhador usará o equipamento de proteção de maneira correta, evitando assim a ocorrência de acidentes de trabalho.

Já em relação à guarda das luvas, é necessário analisar as instruções que o fabricante oferece na embalagem. Assim, fica mais fácil garantir a durabilidade e a eficiência delas. Nesse caso, para a melhor conservação e manutenção, as luvas de cobertura devem ser mantidas ao abrigo da luz do sol e do calor excessivo, em local seco, arejado e livre de qualquer umidade.

Afinal, como a Zanel pode te ajudar?

A Zanel é uma empresa especializada na fabricação e na venda de Equipamentos de Proteção Individual de raspa e vaqueta com couro bovino, que desde 1998 vem conquistando os mercados distribuidor e industrial em todo o território nacional, oferecendo produtos com um ótimo custo-benefício.

Dentre os nossos produtos, estão a luva de cobertura para eletricista. Como mencionamos no texto, ela tem como objetivo proteger dos desgastes a luva isolante que tem um custo muito elevado, por isso investir nesse tipo de luva é essencial para evitar acidentes de trabalho, bem como custos desnecessários.

Temos essa luva em dois modelos, sendo uma com o punho de raspa de 15cm e outra de 20cm. Ambas são feitas com palma e dorso de vaqueta e acabamento em viés e tira para regulagem. Se você quer revender nosso produto ou quer conhecer as revendas que distribuem nossas luvas de cobertura, entre em contato conosco agora!

Qualquer dúvida, fale conosco.

Grande abraço e até o próximo artigo!
Fernando Zanelli

cta_blog_zanel_ebook_manual_vendas_alta_performance

Posts Relacionados

epis-de-raspa-e-vaqueta-na-revenda

Quando se trata de garantir a segurança no ambiente de trabalho, especialmente em setores como...

luva-de-raspa-zanel

[Nota de atualização: Conteúdo revisado e atualizado em 2024, de acordo com as diretrizes atuais...

precificacao-para-revendas-de-epis

Se você vende EPIs para empresas e indústrias e deseja aumentar a lucratividade do seu...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *