Marketing pessoal: o que você precisa para alavancar sua carreira

plano-de-marketing-pessoal

O que é marketing pessoal?

Você deve estar se perguntando qual é a relação da segurança do trabalho com o marketing pessoal, certo? Mas antes de falarmos sobre o conceito, queremos que você pare um momento e reflita na seguinte situação:

Quantas vezes você foi proativo e empenhado em elaborar análises das condições dos EPIs da sua empresa, como por exemplo, a Luva de Vaqueta Mista entre outros, para diminuir a possibilidade de riscos e antecipar ações de segurança, mas não conseguiu expressar essa dedicação e qualidade para os seus colegas ou então para os seus superiores?

O marketing pessoal é uma estratégia utilizada que consiste em técnicas de autopromoção para fortalecer a imagem e reputação de um profissional. Pode ser aplicada por qualquer área, inclusive a de segurança do trabalho.

Profissional de SST, trabalhar o seu marketing pessoal vai muito além de mostrar resultados positivos, ele reforça a sua qualidade e postura como profissional na área para garantir a valorização que você merece.

Como o marketing pessoal pode te ajudar no trabalho

Investir no marketing pessoal no dia a dia no seu trabalho pode proporcionar inúmeras vantagens para o seu plano de carreira e para a sua imagem profissional.

Conheça alguns dos benefícios de trabalhar o marketing pessoal:

  • Aumento da sua visibilidade como profissional;
  • Demostrar como você aplica suas competências e conhecimentos;
  • Melhora na divulgação e percepção da qualidade do seu trabalho;
  • Construção de autoridade (se tornar referência em determinado assunto);
  • Ganhar + R$ com todo este esforço.

Como criar um plano de marketing pessoal para alavancar a sua carreira

Conforme foi falado no primeiro tópico desse material, trabalhar o marketing pessoal consiste na adoção de inúmeras ações de autopromoção. Não é somente com uma ação isolada que você conseguirá os resultados que deseja.

Profissional de SST, trabalhar o seu marketing pessoal deve ser um hábito contínuo. É uma verdadeira construção de imagem para conquistar a confiança e respeito de todas a sua volta.

Nem todo profissional de saúde e segurança do trabalho tem conhecimento sobre por onde começar e quais são as técnicas certas para trabalhar o seu marketing pessoal. Por isso, separamos aqui algumas ações estratégicas que garantem um bom resultado se trabalhadas de maneira consistente.

Confira:

  • Conheça os seus pontos fortes e fracos como pessoa e profissional: analise todas as áreas da sua vida e veja onde há pontos positivos e pontos de melhoria para você entender quais são as oportunidades que você tem de se auto divulgar e quais são as que você precisa trabalhar mais para evitar que isso te prejudique.
    Exemplos:
    Ponto forte – você é excelente em se relacionar com as pessoas.
    Ponto negativo – é desorganizado com suas atividades e objetos.
  • Estabeleça sua presença digital: vivemos em um mundo digital, por isso, é muito importante você aparecer na internet e já deixar a sua marca lá. Comece pequeno. Crie uma conta no Instagram ou mantenha um Blog para alimentar com conteúdos sobre sua expertise.
  • Faça networking: participe de eventos na sua área, converse com profissionais de outras cidades para entender a visão deles sobre o mercado e compartilhar dicas e experiências que ajudem a melhorar a qualidade do seu trabalho, faça parcerias com outras empresas.
  • Faça ou se envolva com projetos que podem lhe dar destaque: trabalhos voluntários, organização de eventos e outros projetos podem ser a sua porta de entrada para chamar a atenção de canais de mídias e garantir uma publicidade gratuita e de outros profissionais de renome na sua área de atuação. Além disso, esse tipo de trabalho pode lhe garantir um excelente portfólio e aprendizado.
  • Aprenda a argumentar a seu favor: saber falar e se vender é fundamental para garantir um marketing pessoal eficaz. Estude oratória, técnicas de negociação e persuasão para saber como se apresentar como profissional, como deixar suas qualificações mais atrativas e como tornar suas conversas muito mais dinâmicas e interessantes.
  • Cuide da sua imagem: como diz aquele famoso ditado popular “a primeira impressão é a que fica”, é fundamental você cuidar da sua imagem. Ela é o seu cartão de visitas. O jeito como você se veste e a sua postura determinam qual a percepção que o seu cliente, chefe ou colega de trabalho terá de você.

Como você pôde ver ao longo deste blogpost, o marketing pessoal é um processo e não exige que o profissional seja formado em comunicação ou tenha alto conhecimento em algum assunto específico, mas sim que tenha dedicação, disciplina e desejo de mudar hábitos para melhorar a forma como as pessoas o veem.

Espero que tenha gostado do conteúdo! Creio que ele te ajudará a entender como crescer ainda mais em sua área. Compartilhe esse blogpost com algum colega que você acredita que precisa de algumas dicas sobre marketing pessoal.

Um grande abraço e até breve!
Fernando Zanelli

cta_blog_zanel_ebook_manual_vendas_alta_performance

Posts Relacionados

raspa-protege-contra-radiacao-ultravioleta

A proteção contra radiação ultravioleta é uma preocupação constante na segurança do trabalho, em especial...

saude-mental-no-trabalho

Integrar a saúde mental no ambiente de trabalho tem se mostrado crucial para promover o...

abril-verde

Em 2022, foram notificados 612,9 mil acidentes de trabalho no Brasil, dentre eles 148,8 mil...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *