Saiba como evitar acidentes de trabalho

saiba-como-evitar-acidentes-de-trabalho

Os Acidentes de Trabalho são os maiores responsáveis pelo afastamento de funcionários das suas atividades em uma empresa. O resultado disso é ruim tanto para o colaborador, que precisará ficar em casa se recuperando das lesões ou até mesmo nem retornar ao serviço, como para a empresa que terá que repor esse trabalhador de forma inesperada, investir tempo em treinamento e entender que, momentaneamente, pode haver uma queda na produtividade.

O Brasil é o 4º país em número de acidentes dentro do ambiente de trabalho. São cerca de 700 mil pessoas, todos os anos, que se lesionam de alguma forma enquanto realizam suas atividades diárias. Essa quantidade representa uma população maior do que muitas cidades brasileiras, tornando-se um número preocupante.

O esforço para reduzir o número de Acidentes de Trabalho deve ser conjunto, uma força-tarefa envolvendo tanto os patrões quanto os empregados. Neste post, iremos mostrar algumas dicas para tentar evitar que essa estatística de acidentes no Brasil, já bastante alta, continue aumentando. Cerca de 3,4% da população acima dos 18 anos se envolveu em algum tipo de Acidente de Trabalho.

Prevenção contra Acidentes de Trabalho

Há uma série de medidas que pode ser tomada pelas empresas e também pelos funcionários para minimizar os riscos de Acidentes de Trabalho. Como em todas as outras áreas da vida, a prevenção é bastante importante, pois prepara o ambiente de trabalho para a realização das atividades necessárias em um local adequado para a presença de trabalhadores.

1) Treinamento dos funcionários

Assim como a capacitação que os funcionários recebem quando começam na empresa, com o objetivo de aprender as suas atividades e adquirir experiência, eles precisam passar por um treinamento específico para a prevenção de acidentes. Isso envolve desde a correta utilização de EPIs, participação em treinamentos de primeiros-socorros até o acompanhamento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Funcionários bem treinados e capacitados saberão como agir em situação de emergência.

2) Correta utilização dos EPIs

Pouco adianta ter um guarda-chuva, se não souber como usá-lo. O mesmo vale para os EPIs, material obrigatório de acordo com a NR 6. De nada importa o profissional ter à sua disposição as melhores Luvas de Raspa ou Luvas de Vaqueta, se ele não souber como utilizar corretamente essas ferramentas. Por isso, é importante que ele seja treinado para a sua correta utilização e certifique-se de que sabe manusear o EPI indicado para a sua atividade.

3) Evitar multitarefas

A distração pode ser a causa de muitos acidentes, afinal, o funcionário não está com a sua atenção 100% focada no que está fazendo. Isso, muitas vezes, pode acontecer porque o colaborador acha que irá parecer mais produtivo ou agradar mais se fizer inúmeras atividades ao mesmo tempo. Pelo contrário, isso só aumenta os riscos de se envolver em acidentes e também faz com que a qualidade de entrega de cada atividade caia, já que não há dedicação total a nenhuma delas.

4) Sinalização adequada das áreas de risco

A comunicação é essencial para evitar Acidentes de Trabalho. Uma forma extremamente eficiente para essa prevenção é a sinalização adequada de todas as áreas de risco existentes dentro da empresa. Mas, por outro lado, é preciso tomar cuidado para não classificar tudo como perigoso, pois essa indicação pode perder a efetividade. É importante que haja uma análise de risco prévia de todos os ambientes da empresa para a sua correta classificação.

5) Manutenção preventiva das instalações da empresa

Um ponto essencial para o bom funcionamento de máquinas, veículos, eletrônicos, entre outros itens, é a manutenção preventiva adequada. Isso garante o bom funcionamento de todos os aparelhos e instalações, como escadas, elevadores, máquinas e EPIs e minimiza as chances de algum acidente por defeito de funcionamento de algum componente. Aquele velho ditado de que “prevenir é melhor do que remediar” é muito válido nesse caso, pois ajuda a garantir a integridade física dos trabalhadores.

Evite os Acidentes de Trabalho

Acidentes de Trabalho são muito comuns no Brasil, causando grandes transtornos para empresas e funcionários. Por isso, é essencial ter como base do planejamento anual todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos trabalhadores e fornecer todos os EPIs de que eles necessitam, todo o treinamento indicado, sinalizações informativas e materiais de trabalho com a manutenção em dia. Medidas assim ajudam a minimizar os riscos das mais variadas atividades.

E para você, o que é essencial para evitar um Acidente de Trabalho? Criamos um conteúdo bastante informativo para o mercado de trabalho, mas queremos saber a sua opinião. Conta pra gente nos comentários abaixo e vamos continuar essa conversa. Queremos construir um mercado de EPIs cada vez mais seguro e bem informado e queremos que você venha conosco.

Até breve!
Fernando Zaneli

cta_recompensa_blog_zanel_recibo_entrega_devolucao_troca_epi_vestimenta

Posts Relacionados

raspa-protege-contra-radiacao-ultravioleta

A proteção contra radiação ultravioleta é uma preocupação constante na segurança do trabalho, em especial...

saude-mental-no-trabalho

Integrar a saúde mental no ambiente de trabalho tem se mostrado crucial para promover o...

abril-verde

Em 2022, foram notificados 612,9 mil acidentes de trabalho no Brasil, dentre eles 148,8 mil...

Comentários

2 respostas

  1. conteúdo muito bom , mim ajudará muito nos meus trabalhos com as atividades diárias com as equipes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *