Profissional de SST: saiba como implementar a técnica 5S em sua empresa

saiba-como-implementar-a-tecnica-5s

A segurança está intrinsecamente ligada à qualidade de vida e vice-versa. Por isso, qualidade e segurança criam sinergias fortes quando consideradas em conjunto. Reconhecer a sobreposição entre as duas, melhora a eficiência ao simplificar os processos e reduzir o desperdício. Por isso, a técnica 5S é muito útil para os Profissionais de SST.

Para implementar a qualidade em uma organização, a técnica 5S fornece um roteiro para fazer isso.

A técnica 5S descreve várias maneiras pelas quais uma organização pode melhorar suas operações por meio de atenção cuidadosa à ordem, limpeza e bons hábitos. A técnica surgiu dos sistemas de qualidade de fabricação da fábrica da Toyota na década de 1960 e foi amplamente implementada em uma variedade de setores desde então.

Conheça as dicas que temos para você implementar a qualidade pela técnica 5S.

Por que 5S?

A técnica leva esse nome porque é composta por cinco palavras que representam o seguinte:

  • Seiri (classificar)
  • Seiton (colocar em ordem)
  • Seiso (brilhar)
  • Seiketsu (padronizar)
  • Shitsuke (sustentar)

Em alguns sistemas, é estendido para 6S e inclui segurança como uma categoria discreta. Ambientes perigosos podem se beneficiar do maior foco na segurança, mas incluí-lo aqui pode minimizar sua importância.

O que significa 5S?

Seiri (classificar)

Quanto tempo se desperdiça procurando ou reorganizando objetos e materiais de trabalho ou substituindo e os ordenando? E quanto desse tempo pode ser reduzido ou eliminado? Além disso, quanto espaço é desperdiçado ao manter equipamentos inoperantes e itens imprevisíveis para alguma contingência futura mal definida?

Seiri tem tudo a ver com remover sistematicamente a desordem e o excesso para que você fique com apenas “o que é necessário, na quantidade necessária, apenas quando necessário”.

Seiton (colocado em ordem)

Cada objeto ou EPI tem seu lugar. Qualquer equipamento ou material precisa ter um local adequado, que seja fácil de encontrar, bem identificado e conhecido por todos os trabalhadores que possam precisar.

De acordo com a filosofia “Just in Time”, todos os equipamentos e materiais devem ser mantidos em suprimentos adequados, mas não excessivos.

Para implementar o Seiton, você primeiro precisa determinar o local apropriado para cada equipamento ou objeto, considerando a facilidade de acesso, a frequência de uso e, claro, a segurança.

Em seguida, a área de armazenamento deve ser claramente identificada e etiquetada para torná-los visíveis e fáceis de localizar, não dependendo de trabalhadores ocupados e distraídos para memorizar a localização de cada item na loja.

Por último, cada item deve ser identificado para que o trabalhador saiba onde devolvê-lo. Por exemplo, uma Perneira de Raspa volta para o local rotulado para Perneira de Raspa. Assim, qualquer pessoa consegue ver se há itens faltando ou armazenados incorretamente.

Seiso (brilhar)

O termo se torna favorito em muitas investigações de incidentes em que há obstruções, riscos de tropeçar ou queda de objetos devido ao armazenamento em ruínas. No entanto, não adianta apontar para a bagunça e a desordem sem uma abordagem estruturada para lidar com isso. Essa abordagem estruturada é Seiso.

As perguntas o que, onde, quando e como a limpeza deve ser formalmente estruturada e, como acontece com qualquer tarefa, deve haver acompanhamento. Os processos de limpeza devem seguir o mesmo ciclo de planejar-fazer-verificar-agir (PDCA) de outros processos no sistema de qualidade, o que significa que também deve haver uma etapa de inspeção implementada.

O programa Seiso define exatamente o que deve ser limpo, quando, como e por quem. A responsabilidade pela inspeção da limpeza também deve ser definida. E como tudo na qualidade: se não está documentado, não aconteceu.

Seiketsu (padronizar)

Os primeiros 3Ss são boas práticas para colocar um local de trabalho em ordem e reduzir o desperdício, mas o Seiketsu é necessário para reunir tudo e administrar o sistema. Isso envolve a documentação e padronização completa dos processos e a implementação de um programa para monitorar os próprios processos.

Quando surgem condições inesperadas ou indesejadas, alguém deve ser responsável por investigar as causas e implementar ações corretivas.

Idealmente, conforme o Seiketsu é implementado adequadamente, as condições gerais são mantidas em um nível em que ocorrências não planejadas se tornam eventos cada vez mais raros – obviamente um benefício para a segurança e a qualidade. A implementação deve ser visível à primeira vista, com tudo em seu lugar e todos atendendo às suas responsabilidades.

Shitsuke (sustentar)

Um efeito estranho do sistema de prevenção de perdas bem-sucedido de qualquer tipo é que quanto mais bem-sucedido, menos parece fazer.

“Usamos proteção contra quedas todos os dias, mas é inútil – não houve uma queda em três anos!” Sim, sem brincadeira.

Shitsuke tem a ver com manter os procedimentos que foram colocados em prática e transformá-los em bons hábitos. Agitar a bandeira do 5S fornece reforço positivo e ajuda a integrar a metodologia na cultura da empresa de cima para baixo. O 5S deve estar em cartazes, procedimentos, manuais, banners.

A medição e o monitoramento desses sistemas devem ser compartilhados com todos os trabalhadores para que saibam onde estão as oportunidades e os sucessos.

Adicionando o Extra S

Talvez haja um benefício em incluir Segurança especificamente na técnica (às vezes chamado de 6S ou 5S + Segurança), mas não há separação real. Se uma organização acaba com sistemas redundantes ou conflitantes, ou quaisquer sistemas que não se complementam perfeitamente, o objetivo do 5S foi completamente perdido.

Quer saber mais sobre segurança ou como manter seu time protegido, fale conosco, tenho certeza de que você não se arrependerá!

Aguardo seu contato!

Até breve!
Fernando Zanelli

Posts Relacionados

raspa-protege-contra-radiacao-ultravioleta

A proteção contra radiação ultravioleta é uma preocupação constante na segurança do trabalho, em especial...

saude-mental-no-trabalho

Integrar a saúde mental no ambiente de trabalho tem se mostrado crucial para promover o...

abril-verde

Em 2022, foram notificados 612,9 mil acidentes de trabalho no Brasil, dentre eles 148,8 mil...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *