TST: Pontos Positivos e Negativos das Mídias Sociais para Você

tst-pontos-positivos-e-negativos-das-midias-sociais-para-voce-1

Hoje em dia é muito comum a utilização das redes sociais durante o dia, todos os dias. Quem não tem um perfil no Facebook, no Instagram, Twitter ou Youtube? Mesmo que não tenha em todas essas plataformas, pelo menos uma delas faz parte do seu dia a dia. E até que ponto as mídias sociais, o mundo virtual, pode ser benéfico para você e até que ponto pode prejudicar o seu rendimento no trabalho e na vida social? Acompanhe este post pois iremos dar dicas de como usá-las de forma saudável.

Se bem utilizada, as redes sociais podem trazer inúmeros benefícios para o dia a dia do Profissional do Mercado de EPIs. Há muita informação disponível no mundo digital que pode agregar valor e trazer conhecimentos importantes sobre as novidades da sua área, inovações de mercado, cursos online gratuitos ou por preços acessíveis. Além disso, é possível encontrar vídeos educativos e informativos sobre os mais variados assuntos envolvendo a Segurança do Trabalho. Se você tiver na sua lista de amigos pessoas que trabalham na mesma área, podem compartilhar informações úteis e trocar conhecimentos.

Por outro lado, se mal utilizado, o mundo digital pode ser prejudicial para o seu desenvolvimento como profissional, para a sua produtividade no dia a dia e para as suas relações sociais. Hoje em dia, é muito comum encontrar pessoas que não sabem viver sem a companhia do celular e aquela espiadinha nas notícias do Twitter, ou no que os amigos estão compartilhando no Facebook e no Instagram. As redes sociais consomem muito tempo dos brasileiros, estamos entre as três nações mundiais que mais tempo passam navegando por esses aplicativos.

Cabe a você definir se vai utilizar as redes sociais de forma útil, buscando novos conhecimentos, informação e o estreitamento de relações com amigos e profissionais da sua área. Ou se vai utilizá-la apenas como uma forma de matar o tempo, realizar atividades que não agregam valor e tiram de você uma oportunidade de aprender e se informar de uma maneira prática e rápida. Separamos algumas dicas que podem te ajudar a otimizar o uso das mídias sociais.

Redes Sociais a seu favor

A melhor forma de utilizar as redes sociais é moderadamente, em um determinado período do dia, que não atrapalhe as suas atividades diárias e nem interrompa momentos importantes como estudo, interação social ou relação com a família. É bem provável que você não goste de conversar com alguém que a todo momento foca a sua atenção na tela do celular e não presta muita atenção ao que você está dizendo.

Já pensou uma sala de reunião com inúmeras pessoas reunidas, debatendo novidades importantes sobre EPIs, ou às utilizações das Luvas de Vaqueta e parte dos integrantes da reunião fica mexendo no celular checando informações sem importância? Acaba com a produtividade da reunião e incomoda as outras pessoas. Por isso a necessidade de saber quando usar as redes sociais.

1 ) Separe um tempo para as Redes Sociais

A não ser que você seja um analista de mídias sociais, utilizá-las durante o expediente de trabalho não é recomendado, pois significa que você está usando um tempo que era para produzir e atender clientes com algo que agrega valor para a empresa em que você trabalha ou para o seu próprio negócio.

Por isso, é essencial que você reserve um tempo do seu dia, seja no caminho para o trabalho, na hora do almoço ou naquele momento do cafezinho para checar seu Facebook ou outra Social Media. O que é importante é que você não faça isso enquanto estiver trabalhando, pois vai perder o foco e produzir menos do que deveria.

2 ) Use as Mídias Sociais a seu favor

Quando for utilizar as redes sociais, faça com propósito. Evite apenas ficar investigando a vida dos seus amigos e conhecidos. Acesse páginas com informações úteis, como de empresas do ramo de EPI para saber as novidades, cursos de aperfeiçoamento ou páginas de notícias para se atualizar e criar um bom repertório cultural.

Em um mundo corporativo tão competitivo e acelerado, você tem muito a ganhar se utiliza seu tempo livre para se tornar alguém melhor e com mais conhecimento. E as mídias sociais podem ser um grande aliado nessa caminhada se você estiver disposto a fazer bom uso delas.

3 ) Amplie o seu Networking

Um dos grandes benefícios das mídias sociais é a aproximação que ela proporciona entre as pessoas. Utilize essa poderosa ferramenta para se aproximar de profissionais da área ou até mesmo com quem compartilhe dos mesmos interesses que você. É possível participar de fóruns de discussão sobre temas de seu interesse, acompanhar páginas de empresas e instituições que podem agregar conhecimento e informação relevante para que aprenda e se torne um Técnico de Segurança do Trabalho cada vez mais preparado.

Saiba tirar o melhor das Redes Sociais

É importante que a mídia social não seja um ladrão do seu tempo, que é cada vez mais precioso nos dias de hoje. Ela precisa ser sua aliada para alcançar seus objetivos, trazer informação relevante e agregar conhecimento, além de te aproximar mais dos amigos e profissionais da sua área. Se você souber utilizá-la de forma moderada e na hora certa, tem muito a ganhar, tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

Você utiliza suas Redes Sociais na hora certa? Sabe separar bem o tempo de trabalhar, estudar e ser produtivo da hora de descontração para navegar nas páginas que gosta? Compartilha com a gente as suas táticas para o bom uso do mundo online e diga o que achou das nossas dicas.

Nosso objetivo é criar um Mercado de EPIs cada vez mais produtivo e bem informado. Queremos que você venha com a gente! 🙂

Espero sua participação nos comentários!

Até breve!
Fernando Zaneli

cta_blog_zanel_ebook_manual

 

Posts Relacionados

raspa-protege-contra-radiacao-ultravioleta

A proteção contra radiação ultravioleta é uma preocupação constante na segurança do trabalho, em especial...

saude-mental-no-trabalho

Integrar a saúde mental no ambiente de trabalho tem se mostrado crucial para promover o...

abril-verde

Em 2022, foram notificados 612,9 mil acidentes de trabalho no Brasil, dentre eles 148,8 mil...

Comentários

4 respostas

    1. Cara Luciana, boa tarde!
      Ficamos felizes demais com seu comentário! Nos dá a certeza de que estamos na direção correta!
      Muito obrigado e fique sempre conosco!
      Um grande abraço!

  1. Bom dia! Repassarei a boa publicação, pois “sabendo dosar dá certo”.
    A GSRIO vem atuando em empresas Corporativas e Públicas há mais de 20 anos nas áreas de Ergonomia e EPI, mais não sou revenda. Pergunto, a ZANEL pode vender direto ao cliente e comissionar?

    Atenciosamente,
    Guilherme Santos
    http://www.gsrio.com.br – E-mail: [email protected]
    Tel. (21) 3278-8659 – WhatsApp 99943-3151

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *