Se você ainda não está familiarizado com a sigla, tenha calma, vamos explicar! SSMA significa Segurança, Saúde e Meio Ambiente, partes de um conjunto de medidas que as empresas precisam adotar não só para ficarem tranquilas em relação à legislação, mas para garantir a integridade dos seus colaboradores e manter a sua produtividade.
O termo também pode ser conhecido em inglês, o HSE (Health, Safety and Environment). Contudo, independente da forma como você conheça, o importante é saber como transformar essas siglas em uma cultura de segurança no dia a dia da sua empresa, correto?
É por isto que separamos este artigo de maneira extremamente didática; assim, independente se você é membro de uma equipe de SMS (Segurança do trabalho, Meio ambiente e Saúde ocupacional), um TST ou um Revendedor de EPIs, este artigo será extremamente útil para você.
Então, simplesmente, continue a leitura!
Na prática, como funciona o SSMA?
O SSMA ou HSE é o departamento responsável por garantir as adequações necessárias ao local de trabalho de forma a garantir a saúde e segurança dos colaboradores, bem como minimizar os impactos da atividade da empresa no meio ambiente.
Resumindo, é o setor que atua não só fiscalizando quem usa ou não o EPI, mas analisando a ergonomia organizacional para evitar dores e lesões por esforços durante o trabalho, cuidando para que os materiais descartados tenham o destino certo, buscando treinamento para os profissionais e melhorando, direta ou indiretamente, as condições de trabalho de todos.
Quais as vantagens de adotar o SSMA ou HSE?
Separamos as principais vantagens de pautar as ações da empresa por meio do SSMA:
- Redução de custos: ao diminuir o número de acidentes e afastamentos, evitar a aplicação de multas, diminuir os danos a máquinas, por exemplo;
- Aumento da produtividade: funcionários que se sentem mais seguros trabalham mais motivados e engajados, isso impacta diretamente na produtividade da empresa;
- Aumento da qualidade de vida: acaba-se criando um ambiente de trabalho mais harmonioso e os funcionários passam a se sentir parte do processo;
- Retenção de talentos: em um ambiente colaborativos, o número de demissões é reduzido, o que diminui os custos com treinamento e seleções;
- Melhoria na reputação da empresa: os clientes estão cada vez mais interessados em fechar negócios com empresas responsáveis socioambientalmente.
Como aplicar o SSMA (HSE) no dia a dia?
Quando o assunto é saúde e segurança, todo mundo sabe que prevenir é melhor do que remediar, mas parece que na prática não é bem assim, não é mesmo?
O problema é se você acreditar que precisa de um projeto gigantesco para que suas ações tenham algum impacto. E isso não é verdade! Assim como no dia a dia, perder peso de forma consciente necessita de pequenas ações cotidianas, implantar a SSMA também.
O fator determinante para a sua estratégia dar certo ou errado é identificar quais ações terão maior impacto ao longo do tempo e começar por elas. Só depois que elas estiverem consolidadas (que você esteja satisfeito com os resultados) é que se deve passar para novas ações.
Assim, você consegue a adesão não só da gestão da empresa, que não irá encarar as ações de SSMA como um grande gasto, e dos colaboradores, que se sentirão parte do processo e não obrigados a seguir uma infinidade de regras.
5 ações de SSMA (ou HSE) para começar
Separamos 5 áreas mais críticas para você atuar dentro da sua empresa e garantir que todos os pilares do SSMA sejam cumpridos.
1. Estimule a adoção de EPIs
Definitivamente, não estamos puxando a sardinha para o nosso lado, mas o uso de Equipamentos de Proteção Individual, como a Luva de Vaqueta, por exemplo, reduz drasticamente o número de acidentes de trabalho e, principalmente, o impacto destes nos colaboradores.
Mas atenção, é importante dedicar um tempo a escolha adequada dos EPIs, não só em termos de qualidade e procedência, mas em relação ao conforto e segurança que proporcionam. Adquirir equipamentos que não se ajustam ao corpo ou dificultam a execução do trabalho serão rapidamente descartados pelos funcionários no momento em que ninguém estiver olhando.
2. Previna acidentes
A prevenção de acidentes faz parte do dia a dia do profissional de SST, mas deveria ser um lema de toda a empresa. Mas você pode começar fazendo um levantamento dos principais acidentes que pode evitar. Fique atento a alguns detalhes importantes:
- observe se o maquinário está em bom estado de conservação e com a manutenção em dia;
- promova treinamentos e capacitações para a equipe;
- defina planos de emergência;
- forneça sinalizações adequadas;
- cuide para que as normas regulamentadoras e os protocolos sejam cumpridos.
É interessante pensar em montar checklists das ações a serem adotadas e criar um cronograma para fazer vistorias periódicas, assim você garante que estará sempre cuidando de cada detalhe.
Outra boa dica é criar pastas em armazenamento online que você possa atualizar em tempo real e compartilhar com todos os interessados, isso dá agilidade e transparência ao processo. E se precisar de ajuda para montar algum modelo desses documentos, não se esquece de comentar no final deste artigo. Certamente, a nossa equipe poderá ajudar com isto!
3. Controle os riscos
A transparência e a fiscalização são aliadas de ambientes com baixo risco. Por isso, fique atento aos protocolos e esteja em constante feedback com os operários da linha de frente. Eles podem sinalizar mais rapidamente algumas situações do dia a dia que passaram despercebidas em uma auditoria.
Manter arquivos com fotos de maquinários fiscalizados, por exemplo, ajuda a manter detalhes registrados que, muitas vezes, um simples questionário impresso não trariam.
Use as ferramentas online a seu favor. Crie pastas para arquivar por imagens cada vistoria realizada.
4. Fique atento à saúde e bem-estar dos colaboradores
Já mencionamos aqui os ganhos corporativos de investir na integridade dos funcionários. Desse modo, ficar atento a questões como a ergonomia e a saúde mental dos colaboradores é essencial para uma equipe mais produtiva.
Cuide para que o ambiente de trabalho seja adequado para as atividades realizadas, estabeleça pequenas pausas para movimentos repetitivos ou atividades estressantes.
Um local de trabalho agradável e harmonioso contribui para a saúde mental de todos os envolvidos. Evite que o espaço dê vez a críticas e desconfianças, estimule o diálogo entre a equipe.
Cuide também para que o ambiente seja higienizado regularmente e que todos sigam os protocolos de convivência com a Covid-19.
5. Respeite o meio ambiente
Lembre-se: os recursos do nosso planeta não são ilimitados. É claro que cada empresa segue a um regulamento dentro do seu segmento, mas aqui valem algumas prerrogativas básicas:
- promova o descarte adequado do lixo;
- estimule o consumo consciente de água;
- cuide para que sejam tratados os resíduos químicos;
- adote práticas que reduzam o impacto ambiental, como a digitalização de processos, usar folhas de rascunho e estimular que cada colaborador tenha seu copo ou garrafa para diminuir o uso de descartáveis.
Cuidar da Segurança, Saúde e Meio Ambiente é tarefa de todos
É claro que um departamento de SMS é muito útil às empresas, mas isso não deve ser um limitador para que você possa adotar medidas que amparem estes três pilares. O importante é buscar o máximo de apoio possível, seja da direção da empresa aos colaboradores de todos os setores.
Mostre sempre o que deve ser feito, o por quê e as consequências. Exemplifique! Traga números e casos reais! E, principalmente, mostre que se importa com todos e que todos podem dar a sua opinião.
Definitivamente, manter a equipe unida é o melhor caminho para estabelecer que o SSMA realmente será implementado na sua empresa.
Este artigo foi pensando por meio da dúvida de um leitor do nosso blog que, novo na área de TST, não sabia por onde começar um departamento HSE (SSMA). Esperamos que, assim como ele, você também compartilhe conosco os seus maiores desafios! Juntos produziremos as soluções para o seu dia a dia! Deixe seu comentário!
Um grande abraço e até breve!
Fernando Zanelli