Em tempos de isolamento social, novas medidas precisam ser tomadas para que a sua situação financeira não caia em descontrole. Mesmo que tenhamos a consciência de que a atual conjuntura dos fatores não seja favorável à economia, que tal ir em busca de métodos alternativos que te ajudem a manter o controle da situação e o seu saldo positivo?
Apesar dos nossos anseios e desejos serem completamente variáveis e dependentes de nossa disponibilidade monetária, pontuaremos, aqui, situações que te ajudarão a economizar dinheiro independente da quantia de que você disponha. São dicas gerais que te ajudarão a repensar como e quando gastar o seu dinheiro sem terminar o mês no vermelho. Vamos lá?
1 – Receitas e despesas na ponta do lápis
Ter noção de quanto será a sua renda no final do mês e do valor total das suas despesas fixas é crucial para àqueles que querem levar a vida sem prejuízo. Registrar e classificar todos os seus gastos e movimentações ou transações financeiras decorrentes de pagamentos te ajudará a entender exatamente com o que você está gastando e quais são realmente necessários.
Para esse tipo de controle, deverão constar todos os tipos de gastos feitos e o seu valor líquido recebido no mês em questão. Não se esqueça dos gastos fixos como água, luz, aluguel, internet e afins, além dos gastos variáveis como idas ao cinema, restaurantes, delivery, entre outras compras para lazer e alimentação.
A partir disso, você poderá entender quais os seus anseios variáveis são inevitáveis e quais são de cunho pontual, permitindo compreender quais suas ações pesam mais no seu bolso para que possa diminuir ou eliminar esses gastos de uma vez por todas.
Vale também ressaltar que o mesmo pode ser feito com suas fontes de renda. Assim, você poderá cruzar as informações e direcionar quais quantias serão utilizadas exclusivamente para o pagamento de determinadas despesas.
2 – Nem sempre querer é poder!
Tendo em vista que a partir de agora você poderá ter mais controle sobre as suas receitas e despesas mensais, que tal reaver alguns costumes que são inconstantes na sua rotina?
Aqui, poderemos pontuar diversas situações que vão de atitudes básicas de reeducação de hábitos, até situações mais pontuais, mas que te impedem de fechar o mês com saldo positivo. Vamos pontuar alguns?
- Apagar a luz ao sair do quarto.
- Fechar a torneira enquanto escova os dentes.
- Pagar apenas por aplicativos e franquias que você realmente utilize.
- Ligar o ar-condicionado apenas na hora de dormir, caso realmente seja necessário!
- Evitar passar muito tempo debaixo do chuveiro e, se possível, variar entre o uso de água quente e fria ao longo da semana.
- Tirar os eletrodomésticos da tomada quando não estiverem sendo utilizados.
- Elencar quais as festas você realmente quer ir e irá se divertir mais.
- Optar por entregas gratuitas nos aplicativos de delivery.
- Priorizar gastos que possam te trazer algum tipo de benefício interno, como satisfação, alegria e prazer.
Entre outras atitudes que podem salvar a sua conta bancária no final do mês.
3 – Esteja sempre um passo à frente das suas despesas
Querer mais do que realmente conseguimos arcar é uma prática bastante humana e aceitável até certo ponto. Porém, para que você realmente consiga alcançar novas conquistas e atingir novos patamares é preciso ir além do que você já faz. Então, que tal deixar de se contentar apenas com o seu salário e ir atrás de uma fonte de renda extra?
Organize o seu tempo para se empenhar a projetos que te façam bem e que você tenha total segurança daquilo. Esses projetos podem ir desde a venda de doces por encomenda, auxiliar de ações pontuais, até mesmo o desenvolvimento de trabalhos freelancer na sua área afim.
Uma boa tática também, para que você que não possui tanto tempo disponível, é investir o seu dinheiro em “alguma coisa”, pode ser a compra de um imóvel para alugar, fechar parcerias com profissionais da sua área, entre outras coisas.
Trabalhos alternativos são responsáveis, desde 2017, pela maior parte das fontes de renda dos brasileiros, o que demonstra a necessidade que temos de ir em busca de novas perspectivas sociais.
4 – Mantenha os seus gastos na sua fatura atual
Evitar efetuar compras a prazo é a melhor alternativa para você que está sempre no limite do seu orçamento. Compras divididas em infinitas parcelas devem ser utilizadas apenas para situações em que realmente não há como pagar todo o valor à vista como, por exemplo, a compra de um supercomputador, um carro ou imóvel.
Porém, para situações em que a quantia não é tão elevada e que é necessário apenas planejamento, faça as contas e veja quanto tempo você precisa para economizar e ter toda aquela quantia para obter o bem desejado. Assim, você evitará despesas a longo prazo e descontrole nas suas dívidas.
Dica de ouro: Uma maneira para você evitar as tentações da compra parcelada é deixar ao máximo o seu cartão de crédito de lado e usar apenas dinheiro em espécie ou débito.
5 – Programe suas contas e quite suas dívidas
Se você já possui dívidas e se descontrolou mais ainda ao longo desse período, tudo bem! Está na hora de se planejar e elencar quais as suas prioridades a partir de agora.
Primeiramente, planeje como você irá efetuar o pagamento dessas dívidas classificando cada uma delas por ordem de importância, vencimento, juros e multas. Depois disso, organize o seu salário de forma em que sempre haja uma parte destinada ao pagamento das dívidas pendentes.
Ao fim disso, mantenha o ritmo e volte até a nossa primeira dica em que falamos sobre registrar e classificar gastos! Assim, você não cairá novamente nesse looping de dívidas e se manterá longe do endividamento compulsivo.
Espero que tenha gostado deste material! Deixa o seu comentário e interaja conosco. A sua opinião faz toda a diferença para o nosso trabalho.
Até a próxima!
Fernando Zaneli