Quando falamos em encantar clientes, a primeira preocupação da maioria das empresas é conseguir oferecer um produto ou serviço que possua algum diferencial. É claro que, em um mercado extremamente competitivo – como o nosso – que oferece diversas opções, um produto que supere as expectativas tem sempre o potencial de realmente deslumbrar o cliente.
Mas conseguir seduzir consumidores envolve alguns outros fatores que vão além do que é oferecido ou vendido. Por isso, decidimos dedicar o post de hoje mostrando alguns aspectos básicos que vão te ajudar a encantar seus clientes. Confira!
Ouvir para satisfazer
Quando você se preocupa em ouvir os seus clientes e entender, de fato, quais são as suas principais necessidades, além de te auxiliar com embasamento para oferecer exatamente aquilo que ele precisa, faz com que ele se sinta compreendido e que está recebendo um tratamento especial.
Colocar-se no lugar do cliente
A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Quando você tem empatia pelo seu cliente, você é capaz de compreender melhor seus problemas e necessidades e consegue projetar o que é necessário para resolver essas questões.
Quando você consegue ouvir e entender o seu cliente através da ótica da empatia, podemos afirmar com certeza que o tratamento oferecido será diferenciado — e as chances de encantar seu cliente serão bem maiores.
Tratar todos muito bem
Uma boa maneira de conseguir encantar o seu cliente é melhorando as suas interações. Invista em treinamento que ajude a sua equipe de vendas a aprimorar as habilidades de relacionamento interpessoal ao lidar com os clientes.
É importante que, quando sua equipe de vendas interaja com os clientes, o atendimento seja feito de forma cortês, simpática, tranquila e respeitosa. Os vendedores também devem ter conhecimento sobre os produtos ou serviços que estão sendo oferecidos e ser sempre bem solícitos e preocupados em atender as necessidades dos clientes.
Manter o empenho
Um vendedor empenhado contribui de forma significativa para que o relacionamento entre o cliente e a empresa seja melhorado. A agilidade e a preocupação em resolver as questões que o cliente levanta, oferecer a garantia de que ele terá suas necessidades satisfeitas, e dar um atendimento personalizado para cada tipo de cliente são fatores críticos, que diferenciam a forma como sua empresa é percebida pelos consumidores, pois são práticas que transmitem proximidade e preocupação.
Investir no pós-venda como um diferencial
São poucas as empresas que dão atenção e valorizam o pós-venda. Portanto, as que aprimoram essa etapa conseguem se destacar das demais. Um pós-venda pode ser executado através de uma ligação para o cliente para saber se ele está satisfeito com o produto ou serviço e um atendimento atencioso na loja, quando o cliente deseja apenas efetuar uma troca, por exemplo. São atitudes simples que muitas vezes não requerem um aumento nos custos, mas que são capazes de fazer o cliente se sentir especial.
As dicas de hoje podem ajudar você a encantar os seus clientes, mas cabe a você analisar o perfil da sua empresa para identificar quais dessas práticas se encaixam melhor na sua rotina e na da sua equipe. Com o mercado cada vez mais competitivo, atitudes aparentemente pequenas são capazes de se mostrar como um diferencial no atendimento aos clientes.
Gostou das nossas dicas? Quais você já usa na sua empresa? Não deixe de compartilhar suas experiências conosco!
Até breve!