5 dicas que vão ajudar seus colaboradores este ano

5-dicas-que-vao-ajudar-seus-colaboradores-este-ano-1

2020 foi um ano marcado por medo e incertezas causadas pela pandemia do novo coronavírus. O receio de pegar a doença, as dificuldades econômicas e a pressão por conquistar resultados prejudicaram a saúde mental de muitas pessoas.

Além do mais, o isolamento social trouxe outros problemas à tona: acentuou as divergências familiares, aumentou os casos de depressão, de síndrome do pânico e até de divórcio.

Com tanta mudança em tão pouco tempo, é natural que o emocional das pessoas tenha sido fortemente abalado e, claro, isso impacta diretamente no rendimento delas no trabalho. Afinal, quem consegue produzir com qualidade quando não está bem?

Por isso, para começar bem 2021, é indispensável minimizar os danos trazidos pela pandemia fornecendo um suporte à saúde mental dos colaboradores. Veja como sua empresa pode fazer isto e ajude a sua equipe a ser mais produtiva no novo ano que se inicia.

Os impactos da pandemia na saúde mental dos colaboradores

Sempre ouvimos dizer que o ano só começa após o carnaval, talvez por isso 2020 deixou aquela sensação de um ano que ficou devendo. Praticamente logo após o feriado mais aguardado do país, foi preciso fechar as portas e se adequar a uma nova realidade.

Profissionais que antes estavam habituados a uma rotina agitada e ao convívio com os colegas tiveram que se adaptar a novas formas de trabalho e interação. O medo de ser contaminado pelo vírus misturou-se ao de perder o próprio sustento.

Todos aqueles sonhos e planos que fazemos no começo de um novo ano perderam-se pelo caminho. 2020 pareceu um ano em pausa!

É claro que todo esse sentimento impactou o físico e o emocional das pessoas, como consequência elas ficaram mais irritadas, cansadas e frustradas, por consequência, aumentaram os casos de problemas gástricos, estresse e depressão.

Como ajudar os colaboradores a começar bem o ano

Ainda há muita incerteza em relação ao coronavírus, por isso, é fundamental que a sua empresa adote medidas positivas para tornar a volta dos seus colaboradores o mais saudável possível. Afinal, a saúde mental também faz parte do cuidado com a sua equipe.

1. Forneça apoio psicológico

Certamente, este é o maior benefício que as empresas podem trazer aos funcionários neste momento: apoio psicológico. Para garantir a disposição e a produtividade dos colaboradores é necessário que eles estejam bem mentalmente.

Aliás, essa é uma condição essencial, inclusive, para evitar os acidentes de trabalho. Afinal, tão importante quanto usar um Avental de Vaqueta, por exemplo, é garantir a concentração do funcionário durante a execução de uma atividade.

Dessa forma, além de mensagens de apoio, boas-vindas e desejos de um ano novo mais feliz, é importante fornecer teleconsultas com psicólogos. Certamente, os profissionais se sentirão mais confiantes e amparados nesse momento.

2. Crie ações para engajar a equipe

Em muitas empresas, os funcionários ficaram um bom tempo afastados e ainda agora é preciso manter um certo distanciamento, o que pode resultar em um sentimento de solidão e isolamento.

Para contornar esse problema, crie campanhas que engajem a sua equipe como um almoço, um cafezinho mais descontraído ou até mesmo uma live. O importante é permitir que os funcionários voltem a interagir e se sintam parte de um todo.

3. Incentive o autocuidado

O isolamento social também aumentou o consumo de álcool e, com as academias fechadas por um bom tempo, muita gente acabou descuidando da saúde.

Aproveite o começo do ano para incentivar seus colaboradores a cuidar melhor da saúde. Você pode lançar campanhas para melhorar a qualidade deles: aborde a necessidade das pausas periódicas, a importância de cuidar da postura, dicas para manter a imunidade em dia e, por que não, sugestões de canais com ginástica laboral, massagem e até meditação.

4. Não descuide dos protocolos de segurança

Começo de ano é sempre importante relembrar as medidas preventivas e isso agora inclui as medidas de higiene para evitar o contágio do coronavírus. Lembre-se de fornecer material de proteção como máscaras e álcool em gel além dos tradicionais EPIs para cada atividade.

5. Estimule a transparência

Agora, mais do que nunca, é a hora de colaboradores e gerência aprenderem a trabalhar juntos. Por isso, estimule o surgimento de uma política de comunicação interna que seja transparente o suficiente para que os funcionários se sintam à vontade para falar o que lhes incomoda sem medo de represálias ou fofocas.

Criar medidas que valorizem e apoiem seus colaboradores nesta nova etapa é fundamental para garantir a performance da sua equipe. Lembre-se de que é papel do TST buscar maneiras de favorecer a saúde e segurança de todos os funcionários e isso inclui se sentir acolhido e amparado.

Siga as nossas dicas para um início de ano mais saudável e engajado, e mantenha a sua equipe entrosada o ano todo.

E, por falar em segurança, que tal conhecer melhor os EPIs da Zanel? Entre em contato conosco e saiba mais!

Estamos à sua disposição!

Um grande abraço e até breve,
Fernando Zanelli

cta_recompensa_blog_zanel_recibo_entrega_devolucao_troca_epi_vestimenta

Posts Relacionados

raspa-protege-contra-radiacao-ultravioleta

A proteção contra radiação ultravioleta é uma preocupação constante na segurança do trabalho, em especial...

saude-mental-no-trabalho

Integrar a saúde mental no ambiente de trabalho tem se mostrado crucial para promover o...

abril-verde

Em 2022, foram notificados 612,9 mil acidentes de trabalho no Brasil, dentre eles 148,8 mil...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *