O final do ano geralmente é um período de muito desgaste profissional, afinal é preciso bater as metas, organizar a documentação e finalizar os processos. Por isso, muita gente acaba tirando o início do ano para relaxar.
É até muito comum ouvir a expressão de que, no Brasil, o ano novo só começa mesmo depois do Carnaval. Mas cuidado, desperdiçar o começo do ano pode prejudicar toda a sua produtividade ao longo dele.
Afinal, se nessa época do ano tudo está mais calmo, por que não aproveitar o período mais calmo para colocar as pendências em dia e começar com todo o gás?
Então, confira os 5 erros que afetam a sua produtividade e comece a retirá-los da sua rotina agora mesmo!
1. Falta de sono
Não ter uma boa noite de sono faz com que a sua atenção seja desviada facilmente durante o trabalho. Em muitas situações, não dormir o período recomendado dificulta as pessoas de se manterem alertas e comprometidas com a tarefa a ser realizada.
Estudos realizados pela OMS — Organização Mundial de Saúde — afirmam que, para um bom rendimento, é preciso de pelo menos 7 a 8 horas de sono por noite, a fim de que a sua memória e atenção não sejam afetadas.
Imagine um trabalhador de solda, mesmo utilizando os EPIs necessários, como o Avental de Raspa Soldador, sem horas de sono adequadas e com a atenção prejudicada, os riscos de sofrer um acidente são enormes!
2. Incapacidade de tomar decisões
Se você enfrenta problemas ou é incapaz de tomar decisões de forma rápida e precisa, isso pode atrapalhar no andamento das tarefas que realiza. É preciso entender que não tomar uma decisão pode drenar toda a sua energia e fazer você perder o entusiasmo sobre uma tarefa.
Quem trabalha com Revendas de EPIs, por exemplo, precisa liderar pelo exemplo e mostrar que é capaz de tomar decisões quando necessárias.
3. Trabalhar sem uma agenda definida
Para otimizar as atividades do dia, é interessante ter todas as tarefas esquematizadas por ordem de importância. Sempre cheque a agenda antes de começar as atividades do dia para não perder eventos importantes ou priorizar tarefas que não possuem muita relevância no momento.
Se possível, adote ferramentas que possam facilitar a sua gestão de tarefas. Isso pode auxiliar tanto TSTs, Engºs quanto Revendedores de EPI.
4. Realizar multitarefas
O “multitasking” pode ser prejudicial. Quanto mais tarefas a mesma pessoa realiza simultaneamente, menos atenção ela dará àquela que seria a principal. Para evitar esse problema, priorize e realize uma de cada vez.
5. Começar pelas tarefas mais simples
Existem picos de produtividade durante o dia. Para cada pessoa, esse pico pode ser diferente. Se você eliminar os hábitos que facilitam a improdutividade, as tarefas vão fluir mais rapidamente.
Um dos principais problemas é começar por atividades mais fáceis, que vão terminar mais rápido. Isso causa uma falsa sensação de produtividade e afeta às próximas tarefas. Fazer muito do que representa pouco pode acarretar no cansaço e esgotamento antes do fim da lista de tarefas.
Apesar das regras, muitas delas são apenas facilitadoras da produtividade. Cada profissional tem sua rotina e sua capacidade de ser produtivo, entregando suas tarefas sem precisar se sacrificar a mais por conta disso.
Se você está insatisfeito com a produtividade do trabalho que realiza, analise sua rotina e seus hábitos dentro e fora do trabalho. Corrigindo esses fatores, será fácil conquistar a produtividade e melhorar a rotina de trabalho.
Mas, agora, conta para a gente, que hábitos ajudam você a começar bem um dia de trabalho? Tomar um café, ouvir uma música… queremos saber as suas dicas para aumentar a produtividade!
Ótimo fim de ano e até semana que vem!
Abraços,
Fernando Zanelli