Você consegue nos listar uma profissão que não ofereça riscos – mesmo que em menor escala – para seus trabalhadores? A gente espera você pensar, mas é bem provável que não encontre nenhuma ou tenha uma relação bem pequena. Os riscos são comuns e, por esse motivo, prevenir é fundamental. Quando falamos na profissão de Soldador, as ações arriscadas são bem consideráveis, por tal motivo, os EPIs se fazem tão indispensáveis nesse ramo. Queremos aqui, porém, falar de outro perigo: a aspiração de fumos de solda. Além de danosa para a saúde, compromete o resultado e a qualidade dos seus serviços.
O que são os Fumos de Solda?
Os Fumos de Solda nada mais são do que um pó oriundo das substâncias tóxicas liberadas no processo de solda. Quando inalados, eles comprometem totalmente a saúde do trabalhador. Para o ambiente, há o comprometimento da produtividade e, consequentemente, a redução nos lucros da empresa.
Geração de Fumos de Solda
Se a empresa trabalha com soldagem de Chumbo, Manganês, Níquel e outros elementos similares, a concentração e geração de Fumos de Solda no processo será muito maior. É preciso observar o material trabalhado e o tipo de solda utilizada no processo para reduzir a produção desse pó tóxico.
A explicação para a geração de Fumos de Solda é completamente química. O pó é formado pela vaporização do metal de adição na hora do processo de soldagem. Quando esse vapor é resfriado, ele se condensa ainda mais e reage com o oxigênio do ambiente. A partir daí partículas muito finas são formadas e o tamanho delas influencia totalmente na toxidade do pó. A questão é: quanto menor for a partícula dos fumos, mais perigosas elas são.
A toxidade dos fumos também está ligada aos gases produzidos no processo de solda. Eles podem induzir o surgimento de ozônio e dióxido de carbono, por exemplo, fazendo com que o perigo aumente, se a exaustão deles não for totalmente adequada.
Problemas resultantes da aspiração do Fumo de Solda
Falar dos riscos da aspiração do Fumos de Solda é importante. Essas partículas são inaladas muito facilmente e permanecem em seu organismo – principalmente no pulmão – por muito tempo. Levemos em conta o Manganês, que citamos anteriormente. Esse elemento causa sérios problemas ao sistema nervoso e respiratório. Os Fumos de Solda também promovem o desencadeamento de outras doenças, como por exemplo:
- Asma;
- Câncer de pulmão;
- Infarto;
- Ulcerações na pele e no septo nasal;
- Doenças pulmonares;
- Dermatite alérgica;
- Infertilidade e problemas relacionados.
Além de outros problemas sérios. Você pode observar que a maioria dos danos à saúde listados acima estão ligados às vias respiratórias. Pensar na prevenção para esses casos é uma ação urgente de toda empresa.
Solução para a aspiração e contato com os Fumos de Solda
Buscar soluções é, além de um diferencial para a empresa, agir de acordo com normas e regulamentos. Já existem muitas normas que toda companhia deve seguir para prevenir, eliminar e reduzir a aspiração e o contato com os Fumos de Solda. A NR-9 e a NR-15 anexo 11 contam exatamente quais as medidas preventivas e equipamentos de proteção indispensáveis para o trabalho dos profissionais que têm contato com o Fumos de Solda.
Entre essas ações e equipamento, está a implantação de um sistema de ventilação e filtragem, evitando o contato mais constante com os Fumos de Solda e outros gases tóxicos. Outra medida é o uso da soldagem robotizada, onde os operadores só exerceriam o processo de monitoramento e conferência no final.
Entendendo melhor o que são os Fumos de Solda e quais seus perigos, você sabe nos contar como sua Distribuidora ou Revenda de EPIs apresenta produtos para resolver esta questão?
Aproveite e também faça o download da nossa Planilha de Orçamento e Planilha de Formação de Preços gratuitamente e faça a gestão de compras estratégicas mais facilmente!
Gostou do texto? Tem alguma dúvida sobre a profissão? Deixe seu comentário!
Um grande abraço e até a próxima!
Respostas de 10
Ótimo conteúdo, vai trazer ajuda e esclarecimentos.
Aproveitando a oportunidade gostaria de algum comentário ou ideia sobre trabalho em laboratório com pessoas portadoras de NANISMO. como encontrar EPI’s? como adaptar bancadas (altura) ou adaptar com escadas o trabalhador?
Caro Antonio Carlos, bom dia!
Obrigado por sua contribuição!
Sua pergunta foi muito boa. Vamos procurar saber para poder informar, ok?
Um grande abraço!
Fernando Zanelli
Perfeito, parabéns pela iniciativa de trazer informações relevantes, sucesso!!!
Obrigado Renato!
Um grande abraço!
Gostei da informação partilhada.
Obrigado.
Estão de parabéns.
Melhores cumprimentos
Nós é que agradecemos Gomes!
Fique conosco!
Um grande abraço!
Arriscamos a nossa saude e ainda pagam mal e exigem muito de nós, é um trabalho que se devia ganhar quase o dobro do que andam a pagar hoje em dia. Deviamos ser muito mais valorizados, falta uniao!
Boa tarde! Eu sou soldador de vidia ou pastilhas, na solda uzo fruxos e solda amarela, chapa de solda latão !gostaria de saber e esse produto que uzo chamado fruxo é prejudicial à saúde
Gostaria de saber quem trabalha com solda ser e lei paga salubridade aonde eu trabalho nao paga
Olá Aucenir, boa tarde!
Procure saber no Sindicato, melhor!
Nós não temos autoridade para responder isto!
Obrigado pela audiência!
Abs,
Fernando Zaneli