Blusões de Raspa e Vaqueta: Desvendando os Produtos de Raspa e Vaqueta

blusao-de-raspa-e-blusao-de-vaqueta

Blusões: O que são e como devem ser utilizados?

Hoje em dia, temos todos os EPIs necessários para realizar soldagens de metais. Desde Blusão de Raspa e Vaqueta à Perneira de Raspa. Agora, você já parou para pensar como devia ser perigoso realizar uma soldagem, lá nos primórdios, quando inventaram a solda? Muita gente deve ter se machucado feio até a invenção dos Equipamentos de Proteção Individual.

A soldagem por forjamento tem sido utilizada há mais de 3.000 anos. A técnica moderna, a qual é utilizada hoje, começou a ser moldada quando foi descoberto o arco elétrico, em 1801, assim como a sintetização do Gás Acetileno, em 1838, quando iniciaram alguns processos de fabricação de peças, fazendo uso desse recurso.

A técnica da soldagem foi mais utilizada na Primeira Guerra Mundial, nos processos de fabricação e, na Segunda Guerra Mundial é que foram desenvolvidos novos processos e aprimorados os existentes, fazendo com que a soldagem desse um salto de tecnologia, até chegarmos aos 70 processos diferentes de soldagens que existe hoje no mundo.

Mas vamos voltar aos dias atuais. Você conhece bem os Blusões de Raspa e Vaqueta da Zanel? Se não, prepare-se para conhecê-los agora.

Blusões de Raspa e Vaqueta

A solda é fundamental na fabricação de vários itens, como carros, aviões, navios, trens e outros mais leves, e até mesmo na construção civil. Por onde a gente olha, sempre tem algum material que possui alguma solda.

Para que esses profissionais tão requisitados trabalhem sem correr riscos, é fundamental que eles utilizem um EPI muito importante, independente do tipo de solda que vão usar, segundo Técnicos e Engenheiros de Segurança no Trabalho: O Blusão de Raspa/Blusão de Vaqueta. Com ele, o trabalhador fica com o tronco, o pescoço e os braços completamente protegidos.

Outros itens que também são obrigatórios para executar este tipo de serviço são as Luvas de Raspa e Vaqueta e as Máscaras de Solda, que protegem as mãos e o rosto, respectivamente.

Além de proteger da solda, o Blusão de Raspa/Blusão de Vaqueta também protege o corpo do profissional de agentes abrasivos, escoriantes e térmicos originários de operações com maçarico, corte, dentre outros. Técnicos e Engenheiros de Segurança no Trabalho recomendam o uso do Blusão de Raspa/Blusão de Vaqueta em indústrias metalúrgicas, siderúrgicas, marmorarias entre outros.

Especificações

Os Blusões de Raspa e Vaqueta são confeccionados em Raspa ou Vaqueta de couro bovino curtido em cromo, costurado com fio 100% algodão ou aramida com fechamento frontal em velcro ou botão de pressão metálico, com elástico de ajuste embutido no cano da manga, tamanhos P, M, G, XG e EG.

Para você ter certeza que o produto é da Zanel EPIs, você precisa identificar os seguintes pontos:

  • Marca no peito, de forma indelével com o nome da Zanel EPIs;
  • Número do Certificado de Aprovação válido, no caso: C.A 13.991.

Cuidados e conservação

Para uma melhor conservação do seu Blusão, você deve guardá-lo ao abrigo da luz ultravioleta, em local seco e livre de qualquer umidade ou calor excessivo.

Não o lave e não o seque em calor excessivo, caso este venha a molhar.

Onde encontrar?

Em Revendas e Distribuidoras de EPI é fácil encontrar o Blusão de Raspa ou Blusão de Vaqueta. E, elas estão presentes em quase todas as cidades do país.

Garantia

A Zanel dá garantia de 3 meses a partir da data da certificação de entrega.

Distribuidoras e Revendas de EPIs

Se você possui uma Distribuidora ou Revenda de EPIs, não pode deixar de ter o Blusão de Raspa e o Blusão de Vaqueta em seu portfólio. Proteja e Cuide da Saúde dos seus clientes.

Se você gostou desse post, confira também: Luva de Cobertura: O que é e como deve ser utilizada. Temos certeza que você vai gostar muito das dicas e que elas farão diferença para o crescimento da sua empresa!

Você tem mais alguma informação ou curiosidade sobre Blusões de Raspa e Vaqueta para contar para nós? Compartilhe conosco nos comentários!

Esperamos por você!

Até breve!

cta_blog_zanel_ebook_manual_vendas_alta_performance

Posts Relacionados

epis-de-raspa-e-vaqueta-na-revenda

Quando se trata de garantir a segurança no ambiente de trabalho, especialmente em setores como...

luva-de-cobertura-o-que-e-e-como-deve-ser-utilizada-2

[Nota de atualização: Conteúdo revisado e atualizado em 2024, de acordo com as diretrizes atuais...

luva-de-raspa-zanel

[Nota de atualização: Conteúdo revisado e atualizado em 2024, de acordo com as diretrizes atuais...

Comentários

6 respostas

  1. Gostaria de ressaltar a preocupação da ZANEL, em conscientizar o mercado de Epis, sobre a importância do uso de Equipamentos de Proteção de forma adequada à cada produto de sua linha de fabricação em material de Raspa e vaqueta.
    Prestando um serviço não apenas de divulgação, mas principalmente de informações e esclarecimento.

    1. Caro Protevan, boa tarde!
      Muito obrigado pelo comentário. Ficamos honrados com sua declaração!
      Estamos trabalhando para ajudar o Mercado de EPIs como um todo!
      Por favor, sempre participe… Sempre dê sua contribuição!
      Fique conosco e até breve!

  2. Olá,tudo bem ?
    Bom artigo ,à respeito dos E.P.I.s de raspa.
    Atualmente,as Concessionárias de Eletricidade ¨obrigam ¨, que seja usado, luvas de raspa , sobre as luvas isolantes ( classe 20 kV)… Que bom ,que existe um mercado a mais,para as luvas de raspa,,, Um fraternal abraço … Zampese Walter

    1. Caro Walter, bom dia!
      Agradecemos seu presença por aqui!
      É verdade! Luvas de Cobertura de Raspa estão sendo utilizadas para “cobrir” as luvas isolantes, para o nosso mercado de raspa, isto é bastante benéfico!
      Muito obrigado pela sua contribuição e por favor, sempre que possível, exponha sua opinião.
      Um grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *