EPI para Soldador: Conheça os que a Zanel tem para você

epi-para-soldador

É indiscutível que o profissional de soldagem deve ter habilidade manual para realizar seu trabalho com qualidade, pois soldas executadas com imperfeição geram acidentes no momento de utilização do produto final.

Diante de tamanha responsabilidade e importância da tarefa desse trabalhador, o profissional que realiza soldagem somente alcançará excelência em seu trabalho se todos os EPIs forem usados corretamente.

Além disso, a falta de EPIs ocasiona acidentes como queimaduras na pele e nos olhos. Soldadores lidam com metais quentes e a soldagem produz respingos e radiação ultravioleta. Esses acidentes não devem ser aceitos como naturais e podem ser evitados. Por isso, que usar EPIs é tão importante e essencial.

Entretanto, não basta ter qualquer EPI, é preciso que sejam específicos para a função e que possuam alta qualidade para proporcionar segurança para cada parte do corpo que estiver sob risco de ser atingido durante o processo de solda.

Quer saber mais sobre EPIs para Soldador? Vamos apresentar os essenciais neste blogpost, vem com a gente!

Avental de Raspa

O Avental de Raspa cobre toda parte frontal do tronco e os braços do soldador. Ele é comprido e, dependendo da altura do profissional, pode ultrapassar a região do quadril, chegando próximo aos joelhos.

A proteção que o couro de raspa proporciona está comprovado nos diversos equipamentos que milhares de trabalhadores utilizam cotidianamente e já se viram livres de acidentes. Em questão de proteção, principalmente, para soldadores não há o que discutir com relação ao couro de raspa. Podemos dizer que o Avental de Raspa é a típica roupa para o soldador.

Blusões de Raspa ou de Vaqueta

O Blusão de Raspa é um EPI mais parrudo, pois deve proteger todo o tronco, desde a parte frontal à posterior.

Os punhos possuem elástico para impedir que as faíscas atinjam a pele. Em caso de soldas acima da cabeça, não permite que as mangas escorreguem e os braços fiquem desprotegidos.

Calças para Soldadores

Mais um EPI que não pode faltar quando o trabalho é com solda. A Calça de Vaqueta Soldador ou a Calça de Raspa Soldador são excelentes para resguardar desde o quadril aos calcanhares.

É um EPI muito prático, pois se trata de uma única peça que protege uma extensa região do corpo. Tanto o couro de raspa quanto a de vaqueta proporcionam proteção contra fagulhas provenientes da solda.

Capuz ou Touca

O Capuz de Raspa cobre toda a parte posterior da cabeça. Na parte frontal, ficam expostos os olhos, nariz, boca, queixo, parte da testa e bochechas. Por isso, é indicado para proteger os cabelos, pescoço e as orelhas.

Para uma proteção eficaz é preciso usar mais outros dispositivos de segurança para assegurar a saúde do soldador e livrá-lo de acidentes.

Máscara de Solda

Esse EPI consta na Norma Regulamentadora 6 (NR-6) como dispositivo próprio para proteger a face, olhos, pescoço e orelhas do soldador contra acidentes, que a radiação produzida na soldagem a arco elétrico ou gás pode ocasionar.

A Máscara de Solda também protege os órgãos externos a partir do pescoço até a cabeça de fagulhas quentes que podem ser projetadas dos metais. É um equipamento completo para toda essa região!

Óculos de Solda

Equipamento essencial para a proteção dos olhos, possui a mesma lente da Máscara de Solda. Apropriado para ser usado para desenvolver serviços rápidos e soldagem de baixa complexidade em espaços de difícil acesso, apertados e/estreitos, cuja máscara não poderia ser utilizada.

Não é indicado para usar em soldas acima da cabeça, pois o soldador estará com outras partes da face desprotegidas, ou pode usar um Capuz de Raspa.

Protetor Auricular

Esse EPI não é específico para o Soldador, mas não pode faltar em nenhum trabalho que haja ruídos. Como a soldagem produz ruídos, não poderíamos deixar esse equipamento fora da lista dos essenciais.

Ele é o amigo fiel do trabalhador que necessita proteger sua audição contra ruídos. Também promove conforto ao reduzir a altura dos sons.

Luvas de Raspa ou Luvas de Vaqueta

Embora as fagulhas sejam projetadas para diferentes regiões na hora da solda, as mãos são as primeiras partes do corpo que recebem calor e são atingidas. Além das fagulhas estão sujeitas a cortes, contato com substâncias abrasivas etc. Por isso, as Luvas não poderiam faltar entre os EPIs essenciais para soldadores.

As Luvas de Raspa e as Luvas de Vaqueta protegem as mãos e o punhos. Existem versões com punho de cano curto, médio e longo. (Confira clicando nos links!)

Claro que todos os EPIs são demasiadamente importantes e não é possível fazer uma escala elencando se um é mais importante que outro. O conjunto deles proporciona a devida segurança ao soldador, e é isso que importa.

Ah, todos os EPIs para soldador devem ter Certificado de Aprovação (CA). Nunca se esqueça de verificar se os produtos que você adquire possuem CA.

Agora que você já sabe quais são os EPIs para Soldadores que a Zanel tem para você, que tal consultar se a sua revenda possui esses e outros para fornecimento aos seus clientes?

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de compartilhar com outros profissionais.

Até a próxima semana,

Abraços,
Fernando Zanelli

cta_blog_zanel_guia_produtos_

Posts Relacionados

prejuizo-por-nao-usar-epi

O não uso de EPIs (equipamentos de proteção individual) pode causar prejuízos e tornar uma...

raspa-protege-contra-radiacao-ultravioleta

A proteção contra radiação ultravioleta é uma preocupação constante na segurança do trabalho, em especial...

saude-mental-no-trabalho

Integrar a saúde mental no ambiente de trabalho tem se mostrado crucial para promover o...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *