Listas de Clientes para prospectar: encontre as melhores e lucre com isso

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Você deseja turbinar os negócios da sua Revenda de EPIs, certo? Então, sabe que quanto mais qualificada é a sua base de clientes, melhores são as chances de realizar vendas assertivas. Afinal, o Prospect ao qual você está mirando deve, realmente, se interessar pelo seu produto ou serviço.

Neste cenário, surge a famosa prospecção, acompanhada das Listas de Prospects. É interessante salientar que a prospecção de clientes nada mais é do que uma abordagem direta e ativa a um perfil que responda positivamente às soluções oferecidas pela sua empresa.

No entanto, apesar de parecer simples, muitos empresários ainda não sabem como obter as melhores listas de clientes, e nem como lucrar com essas informações tão valiosas!

Em nosso blog post de hoje trazemos o caminho das pedras para você. Ao final da leitura, você saberá como encontrar e elaborar as melhores listas para prospecção. Acompanhe e saiba como elevar suas vendas.

Preciso ser um expert em marketing e vendas para criar boas listas de clientes?

Definitivamente não! Porém, você precisa de conhecimento e interesse em aprender, realmente, como elaborar a sua lista de prospects.

Com o auxílio do Google, por exemplo, é possível ter acesso a informações altamente relevantes para sua campanha. A grande dica, na verdade, é saber pesquisar essas informações. Como a dimensão de dados existentes é imensa, você deve ser certeiro e aproveitar apenas os dados que possam, de alguma forma, contribuir com o seu planejamento e, de fato, elevar suas vendas.

A seguir, destacamos dois simples e incríveis métodos de busca de dados para a elaboração de suas listas de e-mail personalizadas. Veja só:

1.   Busca de clientes dentro de sites específicos

Uma excelente oportunidade de encontrar os clientes ideais para a sua revenda é realizar pesquisas profundas em sites que reúnem dados de empresas e empreendedores. Normalmente, estes sites trazem informações como e-mail, área de atuação, dados para contato, dentre outros.

Você deve se questionar sobre a dificuldade em realizar pesquisas específicas, certo? Afinal, são centenas de milhares de cadastros em cada site. Essa questão pode ser facilmente resolvida com o comando ‘’inurl’’ do Google.

Para acessar os contatos, você pode seguir o esquema abaixo:

– inurl:contato/ segmento AND cidade

Como estes exemplos reais abaixo:

– inurl:https://www.linkedin.com/company/ banco AND sao paulo

– inurl:https://www.linkedin.com/company/ construtora AND parana

– inurl:https://www.linkedin.com/company/ construtora AND sao Paulo

Os endereços ‘’http://www…” são apenas exemplos. É possível utilizar qualquer outro endereço de portal de empresas ou comércio que ofereçam os dados que você precisa. Basta substituí-lo.

Outros exemplos reais:

– inurl:https://www.nei.com.br/ peças AND sao paulo

– inurl:https://www.guiadografico.com.br/ pecas AND sao paulo

2.   Busca de listas de clientes prontas

(Esta tática é mais complexa e nem sempre efetiva, mas pode gerar bons resultados se você se esforçar.)

Você sabia que existem muitas listas de clientes prontas, esperando para serem utilizadas em sua campanha de prospecção? Tais informações podem ser encontradas em sites de diferentes tipos, sejam estes de associações comerciais, revistas e demais publicações especializadas, entidades de classe e outros.

Todos estes arquivos estão à disposição de todos e podem ser obtidos através de um comando bem simples: o ‘’filetype’’. Ele é bem semelhante ao inurl. É interessante frisar que antes de utilizar as informações em sua lista de clientes você deve conferir se ela realmente é recente. Caso contrário, sua estratégia será embasada em dados obsoletos, findando em resultados nada atraentes.

Para utilizar a busca, digite no Google alguns termos para buscas de listas específicas, como:

– filetype:xls (SEGMENTO)

– filetype:xls (fabricante de bones)

 

– filetype:xls (SEGMENTO) AND (ESTADO)

– filetype:xls (fabricante de bones) AND (sao paulo)

 

Substitua o termo entre parênteses pelo que mais se adequa a sua necessidade.

Lista de clientes para prospectar: qualidade ou quantidade?

Ao utilizar os dois métodos de prospecção de listas que informamos acima, certamente você obterá uma imensidão de novos contatos para a sua base. Mas aí entra uma questão que também gera dúvidas: “O que é melhor para o seu negócio? Uma lista de clientes extensa, ou uma lista mais enxuta, porém, bem mais assertiva e qualificada?”

Temos a resposta: ambas as escolhas são acertadas, no entanto, elas se diferem de acordo com os resultados esperados para a campanha.

Se a sua Revenda necessita de resultados a curto prazo, uma lista de clientes mais extensa, com uma grande demanda de possibilidades, pode ser interessante. Porém, se você prefere trabalhar a sua base para colher os frutos lá na frente, com estratégias a longo prazo, uma lista bem trabalhada e segmentada, mesmo que reduzida, é o ideal.

Na dúvida, uma boa dica é apostar no equilíbrio e na parcimônia. Aposte na quantidade apenas em casos específicos, que necessitem de soluções imediatas. Em todos os demais cenários, considere a opção por uma lista de clientes qualitativa!

Concluindo

Para vender mais e melhor é preciso focar em estratégias que realmente trazem resultados. Nesse cenário, as listas de clientes são indispensáveis a qualquer ação de prospecção, uma vez que reúnem dados sólidos e verdadeiros, que direcionam sua revenda ao cliente que realmente se interessa pelo seu produto.

Mas lembre-se: criar uma lista de clientes não significa simplesmente listar dados de clientes em uma planilha. O trabalho de prospecção vai além: você precisa se conectar a este potencial cliente, conhecer suas necessidades, fazê-lo se apaixonar por sua revenda, torná-lo um comprador fiel e, acima de tudo, um propagador da sua marca.

Temos certeza que seguindo estes passos você turbinará suas vendas e elevará sua lucratividade! Encare as listas de prospects como ferramentas de prospecção que merecem atenção.

E então, captou nossas dicas e está pronto para adotá-las em seu processo de vendas? Quais estratégias você utiliza, por exemplo, para vender mais Luvas de Vaqueta em sua revenda? Quer compartilhar? Deixe seu comentário e fortaleça a discussão!

Abraços e nos vemos na semana que vem.

Até breve!
Fernando Zanelli

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