NR6: Desmistificando a Norma Regulamentadora dos EPIs

NR6-Desmistificando-a-Norma-Regulamentadora-dos-EPIs-moz46y9zfn42tttxw399pjktvts5vmqw5pexqlnago

Você já ouviu a frase “Melhor prevenir do que remediar”, não é mesmo? Parece até que foi formulada especialmente para apresentar a Norma Regulamentadora – NR6  – que tem por objetivo antecipar situações de riscos por meio do uso dos Equipamentos de Segurança Individual (EPIs). Por isso, resolvemos desmistificá-la para que você, saiba mais.

O exatamente trata a NR6?

A NR6 regulamenta o uso dos EPIs, pois servem para proteger os trabalhadores contra riscos que possam causar acidentes e afetar sua saúde. Compete ao empregador fornecê-los para o desenvolvimento da função, mas não basta ter e usá-los, eles devem ter Certificado de Aprovação (CA), expedido pelo órgão responsável por segurança e saúde no trabalho.

Equipamentos de Segurança segundo a NR6

A NR 6 prevê a utilização de equipamentos para proteção da cabeça, dos olhos e face; do aparelho auditivo e do respiratório; do tronco; dos membros superiores e dos inferiores; do corpo inteiro e contra quedas com diferença de nível.

1 – EPI para Proteção da Cabeça

A Cabeça ficará protegida se os trabalhadores usarem capacete contra impactos de objetos sobre o crânio; e choques elétricos.

A fim de proteger crânio e face contra agentes térmicos, além dos capacetes também é necessário usar capuz ou balaclava para garantir que crânio e pescoço não sofram riscos de origem térmica; fiquem protegidos de agentes abrasivos escoriantes, bem como crânio, face e pescoço fiquem salvos de respingos de produtos químicos.

2 – Proteção dos Olhos e Face

O uso de Óculos combate impactos de partículas volantes; luminosidade intensa; protege os olhos das radiações ultravioleta e infravermelha.

O Protetor Facial garante à face segurança contra riscos de origem térmica, impactos de partículas volantes; radiações ultravioleta e infravermelha; e aos olhos proteção contra luminosidade intensa;

A Máscara de Solda protege olhos e face contra impactos de partículas volantes; radiações ultravioleta e infravermelha; e luminosidade intensa.

3 – EPI para Proteção Auditiva

É o Protetor Auditivo Circum-auricular que assegura ao sistema auditivo cuidados contra níveis de pressão sonora superiores a 85 DB, em exposição diária de até 8 horas; 86 DB para 7 horas e outras conforme estabelecido na NR-15.

O Protetor Auditivo de Inserção e o Semi-auricular resguardam os trabalhadores contra níveis de pressão sonora superiores ao estabelecido na NR-15.

4 – EPI para Proteção Respiratória

O aparelho respiratório cumpre a sua função satisfatoriamente quando na eminência de risco o trabalhador usa:

Respirador purificador de ar não motorizado: cuja função principal serve para filtrar as vias respiratórias contra poeiras, névoas, fumos e radionuclídeos; e com filtros químicos e ou combinados para proteção das vias respiratórias contra gases e vapores e ou material particulado.

Respirador purificador de ar motorizado: sem vedação facial ou com vedação facial do tipo touca, capuz ou capacete que protegem as vias respiratórias de poeiras, névoas, fumos e radionuclídeos e ou gases e vapores.

Respirador de adução de ar tipo linha de ar comprimido: sem ou com vedação facial de fluxo contínuo tipo capuz ou capacete, semifacial ou facial inteira para proteção das vias respiratórias em atmosferas com concentração de oxigênio maior que 12,5%; bem como os respiradores de demanda com pressão positiva tipo peça semifacial e facial inteira combinado com cilindro auxiliar cuja concentração de oxigênio maior ou igual a 12,5% em atmosferas Imediatamente Perigosas à Vida e a Saúde (IPVS).

Respirador de adução de ar tipo máscara autônoma: de circuito aberto ou fechado de demanda com pressão positiva para proteção respiratória em atmosferas cuja concentração de oxigênio é menor ou igual a 12,5%, ou seja, nos casos de IPVS.

Respirador de fuga tipo bocal para proteção contra gases e vapores e ou material particulado em condições de escape de atmosferas IPVS.

5 – EPI para Proteção do Tronco

O tronco fica protegido quando se usa Vestimentas contra riscos de origem térmica; mecânica; química; radioativa; meteorológica; e umidade proveniente de operações com uso de água.

O Colete à prova de balas é permitido para vigilantes que trabalhem portando arma de fogo, para proteção do tronco contra riscos de origem mecânica.

6 – EPI para Proteção dos Membros Superiores

As Luvas protegem as mãos contra agentes abrasivos e escoriantes; cortantes e perfurantes;  choques elétricos; agentes térmicos, biológicos e químicos; vibrações; umidade proveniente de operações com uso de água; e radiações ionizantes.

O Creme Protetor de segurança confere proteção dos membros superiores contra agentes químicos.

Já a Manga protege o braço e o antebraço contra choques elétricos; agentes abrasivos e escoriantes, térmicos, cortantes e perfurantes; umidade proveniente de operações com uso de água.

A Braçadeira resguarda o antebraço contra agentes cortantes; e escoriantes. E a Dedeira não pode faltar quando o assunto é a proteção dos dedos contra agentes abrasivos e escoriantes.

7 – EPI para Proteção dos Membros Inferiores

A proteção do pé é o Calçado, que atua contra impactos de quedas de objetos sobre os artelhos; agentes provenientes de energia elétrica, térmicos, abrasivos e escoriantes; cortantes e perfurantes. As meias os protegem das baixas temperaturas.

Existe também Calçado para proteção dos pés e pernas contra a umidade proveniente de operações com uso de água e respingos de produtos químicos.

A Perneira e a Calça são usadas contra agentes abrasivos e escoriantes, térmicos, cortantes e perfurantes; respingos de produtos químicos; umidade proveniente de operações com uso de água.

8 – EPI para Proteção do Corpo Inteiro

O Macacão protege o tronco e membros superiores e inferiores contra agentes térmicos;  respingos de produtos químicos; umidade proveniente de operações com uso de água; e a vestimenta condutiva protege o corpo todo de choques elétricos.

9 – EPI Para Proteção contra Quedas com Diferença de Nível

Os movimentos vertical ou horizontal podem causar quedas, por isso, deve-se usar dispositivo Trava-Queda para proteção, quando utilizado com Cinturão de Segurança, protege de riscos de queda em trabalhos em altura; e queda no posicionamento em trabalhos em altura.

Use os EPIs e esteja seguro! Lembre-se de que a prevenção garante o sucesso no trabalho.

E você, tem algum comentário para enriquecer este Blog Post? Lembrando que se você tiver alguma dúvida ou sugestão, nós contamos com a sua colaboração. Escreva para nós! Sua opinião é sempre importante para nos ajudar a melhorar ainda mais o Mercado Brasileiro de EPIs.

Se este Post foi útil para você, temos certeza de que você gostará deste outro conteúdo: “Desvendando os Produtos: Luva de Raspa e Luva de Vaqueta”.

Até breve!

Posts Relacionados

prejuizo-por-nao-usar-epi

O não uso de EPIs (equipamentos de proteção individual) pode causar prejuízos e tornar uma...

raspa-protege-contra-radiacao-ultravioleta

A proteção contra radiação ultravioleta é uma preocupação constante na segurança do trabalho, em especial...

saude-mental-no-trabalho

Integrar a saúde mental no ambiente de trabalho tem se mostrado crucial para promover o...

Comentários

8 respostas

    1. Caro Canuto, boa tarde!
      Em primeiro lugar, obrigado por participar! É uma honra ter vc aqui conosco!
      Seu pedido está anotado e faremos uma matéria sobre EPC!
      Fique atento que em breve publicaremos… E vamos citar vc, ok?
      Abração!
      Equipe Zanel

    1. Prezado Luiz Gustavo!
      Obrigado por estar aqui conosco! É uma honra para nós!
      Não deixe de participar sempre, ok?
      E em relação aos nossos produtos, estamos todos os dias trabalhando duro para entregar produtos de qualidade para todos os Trabalhadores deste nosso maravilhoso Mercado de EPIs.
      Um grande abraço!
      Equipe Zanel

  1. e minha primeira vez e estou gostando sou tst ha 3 anos espero manter contatos com esta empresa para melhor
    crescimento proficional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *