O que é Outbound Marketing e como ele pode ajudar minha Revenda

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Todas as empresas desejam conquistar novos clientes e para isso utilizam diferentes estratégias de marketing. Ao longo do tempo, temos acompanhado as mudanças que estão ocorrendo, no momento, o que tem recebido grande atenção é o Inbound Marketing, que é a atração de clientes por meio de conteúdos relevantes. O cliente não é interrompido por uma marca, as empresas não invadem as atividades dos clientes para vender seu produto ou serviço, o próprio cliente busca a informação que precisa e acaba encontrando o conteúdo/empresa que for mais conveniente a ele. Já o Outbound Marketing é definido pelas táticas tradicionais (porém, atualizadas) as quais as empresas propagam sua marca, produtos e serviços.

O objetivo deste blogpost é dizer que você pode trabalhar com o Inbound Marketing e com o Outbound Marketing e que uma estratégia não substitui a outra, pois ambas produzem grandes resultados. Depende de como são usadas e a finalidade esperada. Sendo assim, para entender como sua Revenda pode se beneficiar destas duas estratégias, continue conosco!

Conceito de Outbound Marketing

O Outbound Marketing é a ação de prospectar ativamente clientes para as empresas, enquanto o Inbound Marketing acaba sendo uma captação passiva, pois os clientes acabam encontrando as empresas porque elas entregam às informações que eles estão precisando/procurando.

O Outbound Marketing é mais agressivo nas ações de captação de clientes, pois utiliza-se de métodos que interrompem o que o consumidor está fazendo para chamar a sua atenção. As publicidades na TV ou no cinema são demonstrações de Outbound Marketing mais comuns e acontecem durante a pausa ou antes do início de um programa ou filme. Desta forma, o cliente é apresentado a uma marca sem tê-la procurado, a informação chega repentinamente e suspende algo que ele estava vendo ou fazendo.

Você está na direção de seu carro na estrada e à sua frente enxerga um outdoor, eis mais um exemplo de Outbound Marketing. Aquela placa gigante chama a sua atenção e propõe algo.

Porém, o que temos como grande novidade no Outbound é o uso de ferramentas digitais, como LinkedIn, Sistemas de Automação de E-mails e Centrais telefônicas.

Diferenças entre Outbound e Inbound Marketing

Veja algumas das principais diferentes entre eles:

Outbound MarketingInbound Marketing
Marketing de InterrupçãoMarketing de Atração
Resultados rápidosResultados a médio e longo prazo
Ferramentas off-line para divulgar a marcaFerramentas on-line para divulgar a marca
Custo de Aquisição de Cliente (CAC) elevadoCAC menor
Público-alvoPersona
Usa ferramentas como e-mails, telefone, TV, anúncios em rádio, jornais etcSEO, Conteúdos para diferentes momentos do cliente
Recomendado para grandes corporações, que possuam recursos para investimento financeiro maiorRecomendado para pequenas e médias empresas, cujos recursos para investimento financeiro sejam menores
Equipe maiorEquipe enxuta

A comunicação com o cliente no Outbound Marketing

Nesse tipo de metodologia a comunicação é realizada de forma generalizada, pois a comunicação não é segmentada para um tipo de Persona. Ela é realizada por meio de listas de potenciais clientes, e-mails e cold calls.

A comunicação no Outbound Marketing é direcionada para um público identificado como potencial, então a empresa cria ações de aproximação com aqueles que podem ser seus consumidores. O contato entre o vendedor e o cliente é mais próximo, o cliente tem a personificação de um representante da empresa com quem pode se conectar.

Outbound nas Revendedoras e Distribuidoras de EPIs

Para as Revendas de EPIs, utilizar o Outbound Marketing é uma estratégia interessante, porque a Indústria é cliente da Revenda, dessa forma, a relação de negócios nesse âmbito é B2B, e o Outbound Marketing é uma boa estratégia para este nicho de mercado! Porém, o “mundo ideal” seria unir o Inbound Marketing com o Outbound Marketing para conquistar mais clientes e tornar a Revenda mais conhecida, aumentando o número de vendas, claro!

Considerações finais

Desde que o Inbound Marketing surgiu, as táticas de Outbound Marketing não deixaram de existir. Usadas em concordância produzem resultados melhores e abrangem um público maior. Claro que realizar métricas pelo Inbound Marketing é muito mais garantia de precisão, mas o Outbound alcança públicos relevantes, porém nem sempre é possível realizar a medição exata.

Agora me diga, o que você conhece sobre Inbound Marketing? E sobre Outbound? Já ouviu falar?

Espero que este blogpost introdutório possa ter chamado sua atenção para estas duas estratégias!

Um grande abraço,
Fernando Zanelli

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