Todas as empresas desejam conquistar novos clientes e para isso utilizam diferentes estratégias de marketing. Ao longo do tempo, temos acompanhado as mudanças que estão ocorrendo, no momento, o que tem recebido grande atenção é o Inbound Marketing, que é a atração de clientes por meio de conteúdos relevantes. O cliente não é interrompido por uma marca, as empresas não invadem as atividades dos clientes para vender seu produto ou serviço, o próprio cliente busca a informação que precisa e acaba encontrando o conteúdo/empresa que for mais conveniente a ele. Já o Outbound Marketing é definido pelas táticas tradicionais (porém, atualizadas) as quais as empresas propagam sua marca, produtos e serviços.
O objetivo deste blogpost é dizer que você pode trabalhar com o Inbound Marketing e com o Outbound Marketing e que uma estratégia não substitui a outra, pois ambas produzem grandes resultados. Depende de como são usadas e a finalidade esperada. Sendo assim, para entender como sua Revenda pode se beneficiar destas duas estratégias, continue conosco!
Conceito de Outbound Marketing
O Outbound Marketing é a ação de prospectar ativamente clientes para as empresas, enquanto o Inbound Marketing acaba sendo uma captação passiva, pois os clientes acabam encontrando as empresas porque elas entregam às informações que eles estão precisando/procurando.
O Outbound Marketing é mais agressivo nas ações de captação de clientes, pois utiliza-se de métodos que interrompem o que o consumidor está fazendo para chamar a sua atenção. As publicidades na TV ou no cinema são demonstrações de Outbound Marketing mais comuns e acontecem durante a pausa ou antes do início de um programa ou filme. Desta forma, o cliente é apresentado a uma marca sem tê-la procurado, a informação chega repentinamente e suspende algo que ele estava vendo ou fazendo.
Você está na direção de seu carro na estrada e à sua frente enxerga um outdoor, eis mais um exemplo de Outbound Marketing. Aquela placa gigante chama a sua atenção e propõe algo.
Porém, o que temos como grande novidade no Outbound é o uso de ferramentas digitais, como LinkedIn, Sistemas de Automação de E-mails e Centrais telefônicas.
Diferenças entre Outbound e Inbound Marketing
Veja algumas das principais diferentes entre eles:
Outbound Marketing | Inbound Marketing |
Marketing de Interrupção | Marketing de Atração |
Resultados rápidos | Resultados a médio e longo prazo |
Ferramentas off-line para divulgar a marca | Ferramentas on-line para divulgar a marca |
Custo de Aquisição de Cliente (CAC) elevado | CAC menor |
Público-alvo | Persona |
Usa ferramentas como e-mails, telefone, TV, anúncios em rádio, jornais etc | SEO, Conteúdos para diferentes momentos do cliente |
Recomendado para grandes corporações, que possuam recursos para investimento financeiro maior | Recomendado para pequenas e médias empresas, cujos recursos para investimento financeiro sejam menores |
Equipe maior | Equipe enxuta |
A comunicação com o cliente no Outbound Marketing
Nesse tipo de metodologia a comunicação é realizada de forma generalizada, pois a comunicação não é segmentada para um tipo de Persona. Ela é realizada por meio de listas de potenciais clientes, e-mails e cold calls.
A comunicação no Outbound Marketing é direcionada para um público identificado como potencial, então a empresa cria ações de aproximação com aqueles que podem ser seus consumidores. O contato entre o vendedor e o cliente é mais próximo, o cliente tem a personificação de um representante da empresa com quem pode se conectar.
Outbound nas Revendedoras e Distribuidoras de EPIs
Para as Revendas de EPIs, utilizar o Outbound Marketing é uma estratégia interessante, porque a Indústria é cliente da Revenda, dessa forma, a relação de negócios nesse âmbito é B2B, e o Outbound Marketing é uma boa estratégia para este nicho de mercado! Porém, o “mundo ideal” seria unir o Inbound Marketing com o Outbound Marketing para conquistar mais clientes e tornar a Revenda mais conhecida, aumentando o número de vendas, claro!
Considerações finais
Desde que o Inbound Marketing surgiu, as táticas de Outbound Marketing não deixaram de existir. Usadas em concordância produzem resultados melhores e abrangem um público maior. Claro que realizar métricas pelo Inbound Marketing é muito mais garantia de precisão, mas o Outbound alcança públicos relevantes, porém nem sempre é possível realizar a medição exata.
Agora me diga, o que você conhece sobre Inbound Marketing? E sobre Outbound? Já ouviu falar?
Espero que este blogpost introdutório possa ter chamado sua atenção para estas duas estratégias!
Um grande abraço,
Fernando Zanelli
obrigado
Nós que agradecemos Antonio!
Abs,
Fernando