Por que a Procrastinação está matando as equipes?

por-que-a-procrastinacao-esta-matando-as-equipes-1

Procrastinar no ambiente trabalho é um problema bastante comum entre profissionais de diversos setores e empresas. Adiar seus compromissos ou deixar tudo para a última hora não é a solução. O primeiro passo para a mudança é reconhecer que a procrastinação está afetando o seu desempenho e, então, buscar estratégias que possam ajudar a driblar e superar esse problema.

É preciso levar em consideração que a procrastinação tem diferentes níveis de intensidade, inicialmente pode ser confundida por uma breve falta de criatividade ou “ócio criativo”, entretanto, quando passa a ser parte do seu dia a dia, pode tornar-se prejudicial às suas rotinas e comprometer o seu desempenho.

O ato de procrastinar também pode estar fortemente ligado aos fatores emocionais, como estresse e ansiedade, trazendo consequências para a saúde física e mental da sua equipe.

Um funcionário desmotivado não rende

A motivação e o reconhecimento no ambiente de trabalho são fatores de extrema importância para dar mais incentivo aos funcionários, possibilitando uma sintonia maior entre os prestadores de serviços e o seu desempenho nas atividades.

Mas, por quê? Simples! Um funcionário motivado dificilmente irá procrastinar na realização de seu trabalho, pois para ele é prazeroso executar tais atividades. Para isso, é importante que a Revenda de EPIs ou até mesmo o Profissional de SST estejam sempre a par das tarefas e saibam quais funcionários melhor as desempenham.

É preciso, ainda, que haja um canal direto de diálogo e que ele seja aberto para os funcionários. Desta forma, os profissionais passariam a ser percebidos por seus superiores e, através desse canal, seriam recompensados por suas atividades, seja esse reconhecimento feito por e-mail, cartas de incentivo, premiações simbólicas ou bonificação financeira.

Agora, para você que quer evitar distrações da sua equipe durante as suas atividades, aqui vão 3 dicas valiosas que te ajudarão a acelerar os processos e evitar a procrastinação:

1 – Trace metas diárias

Definir metas diárias é um ótimo caminho para você que quer evitar a procrastinação. Elas impedem o acúmulo de trabalho, permitem conciliar suas atividades obrigatórias com as não planejadas e ainda te ajudam a evitar atrasos.

Com a definição de objetivos palpáveis, as chances de sucesso na execução das tarefas aumentam bastante e ajuda a criar uma rotina, impedindo a postergação de tarefas.

2 – Distancie-se das distrações

A presença da tecnologia é um dos fatores que mais atrapalham a realização de tarefas no tempo previsto, por isso, é sempre importante se manter afastado de qualquer distração que possa prejudicar o fluxo de trabalho durante a execução de suas tarefas.

O mesmo vale para qualquer outro fator que possa chamar a sua atenção e tirar o seu foco da atividade que está para ser realizada, não sendo necessariamente relacionado apenas à tecnologia.

Aliás, vale lembrar que as distrações no ambiente de trabalho podem, inclusive ocasionar acidentes. Daí a importância não só de utilizar os EPIs adequados como Luvas de Raspa ou Luvas de Vaqueta, mas estar completamente atento ao que se está executando.

3 – Organize sua rotina

Manter uma rotina fixa e organizada faz com que o organismo se adapte melhor ao trabalho realizado, fatores como sono, refeições, localização e tempo de trabalho fazem toda a diferença na produtividade. Pois, além de planejar suas atividades durante as horas de trabalho, você irá harmonizá-las com os outros aspectos da vida.

Como um líder pode evitar a procrastinação da sua equipe

Seja você um Engº, TST ou Dono de uma Revenda de EPIs, manter pessoas engajadas e produtivas muitas vezes é um grande desafio. Mas um bom líder conduz e inspira os seus funcionários, ele sabe reconhecer, através de motivações, a sua equipe e compreender bem as suas funções.

Além disso, ele sabe direcionar para onde devem seguir e como devem agir em determinadas ocasiões. Já o funcionário, limita-se apenas a realizar as suas funções determinadas, sem ir além do que lhe é esperado.

Essa é a grande diferença para o líder, que não busca apenas os resultados tidos como óbvios dentro do ambiente de trabalho, mas sim a melhor maneira de alcançá-los.

Ter um cargo de liderança requer escuta e empatia, um líder não costuma dizer que tem subordinados, mas sim uma equipe da qual ele possui total entendimento e está sempre disposto a tirar as suas dúvidas.

Gostou desse conteúdo? Quer receber mais dicas como essa? Então, deixa seu comentário com as suas sugestões!

Até breve,
Fernando Zanelli

cta_recompensa_blog_zanel_recibo_entrega_devolucao_troca_epi_vestimenta

Posts Relacionados

guia-basico-de-protecao-auditiva-1

Neste cenário de trabalho moderno, somos constantemente expostos a uma variedade de sons — alguns...

gestao-do-tempo-sst

A gestão do tempo é necessidade de diferentes setores empresariais, inclusive do profissional de SST...

gestao-em-sst-1

A gestão de SST (Saúde e Segurança no Trabalho) é de suma importância nas empresas....

Comentários

Respostas de 4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *