Se você vende EPIs para empresas e indústrias e deseja aumentar a lucratividade do seu negócio, uma boa solução para isso é adotar boas estratégias de precificação.
Neste conteúdo, você conhecerá melhor as principais estratégias de precificação para implementar em sua Revenda de EPIs e, assim, oferecer preços mais competitivos aos clientes que precisam adquirir EPIs, como blusão de raspa para soldador, luvas de raspa, aventais de raspa, entre outros!
O que é precificação?
A precificação de um produto representa o valor cobrado por ele quando vendido a alguém. Para chegar a esse preço considerado ideal, ou seja, capaz de cobrir os gastos para produzi-lo ou adquiri-lo e gerar lucro, é necessário calcular a margem de lucro, as despesas e considerar o mercado.
Diferença entre preço e valor
Antes de conhecer estratégias de precificação para seus produtos ou serviços, é necessário esclarecer que preço e valor não são a mesma coisa, embora muitas pessoas achem que sim.
- Preço: corresponde a quantia desembolsada pelo cliente para comprar sua mercadoria, sendo determinado por meio da precificação.
- Valor: não tem a ver com dinheiro, mas sim com os benefícios que um produto ou serviço pode proporcionar.
Por que é importante fazer a precificação?
A precificação bem-feita é essencial para sustentabilidade e saúde financeira da empresa, pois ajuda a cobrir os custos de produção ou aquisição da mercadoria comercializada, a atingir o lucro esperado, diminui riscos financeiros e contribui para atrair e fidelizar clientes.
O que pode impactar a precificação de um produto ou serviço
Antes de escolher a melhor estratégia de precificação para seu negócio, é necessário considerar alguns elementos que podem impactar na definição dos preços dos produtos. São eles:
- Despesas: quais são os gastos necessários para sua empresa funcionar?
- Custo por unidade: quanto você gastou para produzir cada mercadoria? Considere aqui também a aquisição da matéria-prima, salários dos funcionários, tempo de produção, logística, entre outros fatores relacionados a custos.
- Markup: qual sua expectativa de ganho com a venda dos produtos da sua empresa?
5 Estratégias de precificação
Agora que você já sabe o que é precificação e porque ela é importante para a sustentabilidade e saúde financeira do seu negócio, está na hora de conhecer 5 diferentes estratégias que podem ser usadas para definir os preços dos seus produtos.
Precificação inspirada na concorrência
Essa estratégia é indicada para empresas inseridas em mercados muito competitivos. Se esse for o seu caso, tente ofertar o menor preço possível. Mas, não baixe ao ponto de causar prejuízo e afetar o funcionamento do seu negócio a longo prazo.
Precificação pelo valor percebido
Para definir o preço é necessário considerar a opinião dos clientes sobre o custo-benefício do seu produto e, consequentemente, quanto eles estão dispostos a pagar para comprar.
Precificação com base nos custos
Nessa estratégia a precificação é definida com base nos custos para produção da mercadoria, no markup (percentual de lucro) e nas despesas que seu negócio tem para funcionar.
Precificação sazonal
Essa estratégia é indicada para produtos sazonais, ou seja, que a demanda varia de acordo com a época do ano. Sendo assim, é indicado reajustar o preço sempre que desejar aproveitar uma oportunidade de venda.
Precificação com base no volume de vendas
Se você tem uma grande circulação de produtos na sua empresa, essa estratégia é indicada. Aqui, a ideia é ofertar descontos para os clientes com base na quantidade de mercadorias compradas.
Agora que você já conhece as estratégias de precificação, conte aqui nos comentários qual você usará para vender os equipamentos de proteção individual da sua empresa.
Até o próximo conteúdo,
Fernando Zanelli