Melhore o relacionamento com os clientes e aumente as vendas

relacionamento-com-clientes-aumente-vendas

O relacionamento com o cliente é um fator essencial para o sucesso de qualquer revenda de EPIs. Afinal, são os clientes que determinam o sucesso ou o fracasso de um negócio. Por isso, é importante investir em estratégias que ajudem a construir relacionamentos fortes e duradouros com os clientes.

O que é relacionamento com o cliente?

Todos os pontos de contato e interação que sua Revenda estabelece com o público consumidor está dentro do relacionamento com o cliente – que é uma definição trazida pelo marketing – ação essencial para o sucesso de qualquer negócio.

Assim como outros tipos de relações do nosso dia a dia, o relacionamento que você estabelece com os clientes da sua Revenda são importantes para mantê-los interessados em seu negócio, para isso, é necessário trabalhar estratégias de atração para com seu público.

Por que é importante ter bom relacionamento com o cliente?

A estratégia de relacionamento adotada por sua empresa demonstra o nível de comprometimento com as necessidades dos clientes e, assim, é capaz de ajudar a melhorar a imagem de sua marca e de sua posição no mercado.

Além disso, a construção de relacionamentos mais próximos e sólidos com o público consumidor também ajudará a conquistar novos clientes e fidelizar os atuais com a geração de valor na rotina dessas pessoas.

5 tipos de relacionamento com o cliente

Para saber qual a melhor forma (tática) de se relacionar com seus clientes e não correr o risco de ser inconveniente é importante levar em consideração o grau de proximidade que sua Revenda tem com cada um deles.

Nível básico

Neste nível de relacionamento, seu cliente ainda é visto como uma fonte de faturamento, ou seja, não há estratégia estabelecida para entender e atender a real necessidade dele e, consequentemente, estabelecer uma relação a longo prazo.

Relacionamento reativo

Aqui também existe um grande interesse em fechar vendas e, por isso, os clientes com maior potencial de conversão são procurados, com o objetivo de aumentar o volume de compra deles.

Relacionamento de responsabilidade

Este nível é superior aos outros dois já mencionados, porque há o interesse de oferecer ao cliente uma experiência de compra melhor, com base na solução dos problemas e atendimentos das necessidades dele, sem tentar forçar vendas.

Relacionamento proativo

Neste caso, o foco é entender e atender as necessidades dos clientes por meio de uma conexão ainda mais forte com eles. Aqui são implementadas novas táticas como o cross selling e up selling com o objetivo de gerar ainda mais conexão por meio da oferta e produtos certos.

Relacionamento de parceria

Este é o tipo de relacionamento com o cliente ideal, pois ele se transformou em um fã e divulgador da marca.

Para este cliente, a preocupação é atender as necessidades dele, de maneira ativa. Devemos também, ter este cliente em um CRM, para monitorar seus comportamentos comerciais e de comunicação. Entendendo bem este cliente, há a condição de fazer ofertas mais acertadas com o momento de compra dele.

Dicas para construir um bom relacionamento com o cliente

Agora que você já conhece os tipos de relacionamento com o cliente que sua Revenda pode estabelecer, está na hora de descobrir como melhorar a relação e, consequentemente, ajudar na sustentabilidade da sua marca.

  • Ouça seu cliente e pense nas necessidades dele: não adianta tentar vender uma Luva de Vaqueta Mista para alguém se o que ele precisa é de um Luva de Raspa Forrada.
  • Se coloque no lugar do cliente: tanto você quanto os vendedores da sua empresa são consumidores também e, por isso, têm expectativas na hora de consumir. Por isso, é importante fazer a jornada inversa na hora de atender seu público.
  • Crie conexão e ofereça soluções: priorize a comunicação clara, objetiva e direta. Além disso, se o cliente lhe procurar é porque há produtos na sua loja capazes de solucionar os problemas dele. Então, ofereça a solução correta.

Agora, conte aqui nos comentários como é o seu relacionamento com os clientes e quais das dicas aqui você colocará em prática a partir de agora. Vamos continuar essa conversa!

Abraços.

Até o próximo conteúdo,
Fernando Zanelli

cta_blog_zanel_ebook_guia

Posts Relacionados

epis-de-raspa-e-vaqueta-na-revenda

Quando se trata de garantir a segurança no ambiente de trabalho, especialmente em setores como...

luva-de-cobertura-o-que-e-e-como-deve-ser-utilizada-2

[Nota de atualização: Conteúdo revisado e atualizado em 2024, de acordo com as diretrizes atuais...

luva-de-raspa-zanel

[Nota de atualização: Conteúdo revisado e atualizado em 2024, de acordo com as diretrizes atuais...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *