De que forma a Responsabilidade Social contribui para seus lucros?

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Você idealizou um projeto e trabalhou duro para fundar sua própria Revenda de EPIs, onde você oferta os melhores produtos e serviços – como os Aventais de Raspa da Zanel, é claro 🙂 –, agora, com o empreendimento criado e funcionando, sua função é liderar a todos com o objetivo de lucrar e, principalmente, perpetuar não só o nome da empresa, como o seu pelas próximas gerações, incorporando a responsabilidade social ao seu dia a dia.

A concorrência está por toda a parte

Antes das redes sociais e internet, a opinião do público não impactava o suficiente para causar grandes perdas, qualquer problema poderia ser resolvido na central de atendimento daquela cidade ou via telefone e sua concorrência era local.

Agora sua preocupação não é apenas o lucro, com a imagem da empresa e de sua marca, sua competição é global, com vendas online. Uma opinião negativa do público pode ser fatal, tendo um único comentário a capacidade de ser um “divisor de águas”.

O percurso para ser lembrado na hora da compra pelo seu consumidor é muito mais longo e se tornar a primeira opção do seu cliente tem de fazer parte dos planos. Porém, é preciso pensar na construção de uma imagem sólida; as marcas estão sendo cada vez mais personificadas, então acompanhe por que é relevante trabalhar com a responsabilidade social e de que forma ela contribui diretamente em seus lucros.

A importância de ser responsável socialmente

A Responsabilidade Social, de acordo com o livro Verde da Comissão Europeia, publicado em 2001, é um conceito fundamentado na intenção voluntária de uma empresa em contribuir para uma sociedade mais justa e um ambiente mais limpo.

Importante lembrar que todo empreendimento terá uma responsabilidade social, cabe ao gestor decidir se vai seguir ou não, como se vai contribuir com Instituições Sociais, como a exemplo do Hospital GRAACC que foca na luta contra o câncer infantil.

O público tem um perfil voltado para viver experiências e considerar os valores morais de uma marca e empresa antes de considerar comprar um produto ou serviço. De acordo com dados da Nielsen, empresa global de informação em pesquisa de mercado, em um panorama geral de seus estudos publicados no ano, o perfil do consumidor é:

  • Mais negociador: 64% opta por marcas devido ao baixo preço oferecido, mas estão dispostos a pagar mais por aqueles produtos que apresentam valor agregado claro;
  • Mais sustentável: 42% está mudando seus hábitos de consumo para reduzir o impacto no meio ambiente;
  • Fiel: apenas 5% são super leais a produtos, marcas e bandeiras varejistas.

Engana-se quem pensa que apenas o público está preocupado com os valores morais de um empreendimento. Segundo a Randstad, empresa que trabalha com soluções na área de recursos humanos, com base nos dados do relatório trimestral Workmonitor, de 2019, 81% dos brasileiros acreditam que seja importante trabalhar em uma empresa que tenha responsabilidade social, mais do que a média global que é de 79%.

Como adotar a responsabilidade na sua Revenda de EPIs

Agora que você já sabe alguns dos motivos para investir em Responsabilidade Social e em construir uma boa imagem, aqui vão 4 dicas de caminhos que você pode seguir em sua empresa:

1. Invista em um profissional de marketing com foco em branding

O profissional de marketing ou uma agência pode parecer um gasto, mas é um investimento em um trabalho a médio e longo prazo de construção e manutenção da imagem de sua empresa.

O Branding é justamente a área dentro do marketing que pode ajudar a agregar público por amor, é o que faz uma pessoa lembrar o nome da sua empresa quando ela mais precisar do produto ou serviço.

2. Trabalhe o marketing de influência

Se vender pelo famoso “boca a boca” funcionava, com a internet isso se potencializa principalmente quando se fala nos influencers ou produtores de conteúdo. Aquela pessoa que trabalha fazendo vídeos ou fotos nas redes sociais tem muito poder de decisão sobre seu cliente.

Cerca de 84% dos participantes da pesquisa, Trust in Advertising, da Nielsen, afirma que a opinião de fontes confiáveis, como influencers, tem influência na compra ou não de um produto ou serviço.

3. Crie estratégias que motivem seus clientes e funcionários

Profissionais motivados produzem 50% mais, de acordo com pesquisa realizada, em 2018, pela Right Management. Logo, fidelize sua marca também para seus funcionários, porque eles saberão a qualidade daquilo que move sua empresa.

Considere que o objetivo de uma boa imagem é estar presente na vida de uma pessoa, a primeira impressão e todas as outras futuras são importantes.

4. Participe ou crie boas ações sociais

Engaje-se em ações que possibilitem trabalhar essa responsabilidade social e façam a diferença para o futuro. 78% dos brasileiros consideram importante, quando procuram por emprego, que a empresa participe de causas sociais, de acordo com a pesquisa Workmonitor.

Estimule seus funcionários a realizar trabalho voluntário por meio do exemplo. Que tal conseguir o selo de empresa amiga das crianças e adolescentes pela Fundação Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos)?

O Selo Abrinq reconhece empresas cujas ações sociais promovam os direitos das crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos. Para participar, é necessário cumprir três exigências:

  • Não explorar o trabalho infantil;
  • Promover a formação profissional e acesso ao emprego para adolescentes;
  • Realizar ações sociais em benefício de crianças e adolescentes.

Seja coerente com o que prega

Trabalhar com Responsabilidade Social tem se tornado uma exigência do mercado e manter uma imagem positiva e sólida permite a perpetuação da marca pelas próximas gerações, tendo chance de até mesmo possibilitar um rápido e elevado crescimento econômico.

Mas é preciso ser coerente com o que prega. Empresas que destratam funcionários, não se preocupam com o atendimento pós-venda do cliente ou aceitam em sua cadeia produtiva parceiros que pratiquem atos preconceituosos e ofensivos precisam rever suas ações internas antes de querer mostrar algo à sociedade.

Responsabilidade Social vai além de estampar um outdoor bonito, é ser justo com seus funcionários, parceiros e clientes antes de tudo. Por isso, se você tem uma Distribuidora ou Revenda de EPIs, busque parceiros que tenham boas relações com sua equipe, como a Zanel, pois os benefícios para a sua empresa serão maiores do que você possa imaginar.

Espero que você tenha gostado do conteúdo de hoje e se você tem alguma opinião além das que colocamos aqui, deixe seu comentário! E claro, se possível, compartilhe este blogpost em suas redes sociais!

Um grande abraço e até a próxima.
Fernando Zanelli

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