Energias renováveis: uma opção da Zanel pela sustentabilidade

zanel-pela-sustentabilidade

Começo do ano e vamos continuando a tocar a nossa vida, incluindo algumas novidades pensadas naqueles planos de ação que visam melhorias para o nosso dia-a-dia. Mas será que ao fazermos esse planejamento projetamos também opções para mudanças positivas para o planeta e a sociedade? Ouvimos falar tanto, mas fazemos a nossa parte?

A ciência já alerta, há muito tempo, que se não modificarmos o modo como nos comportamos (seja como indivíduos, empresas, governos etc.) podemos causar danos tão graves, a ponto de colocar em risco a nossa existência e a de outros seres vivos. Por isso, hoje a Zanel vem, especialmente, falar da utilização de energias renováveis, sistema que adotou por meio das placas de energia solar. Quer saber mais? Confira.

Necessidade de energia x sustentabilidade

Realmente não temos como negar que precisamos de energia que possibilite ligar as máquinas essenciais para o nosso conforto e, sim, para a nossa vida, literalmente. Então, não há como deixar de usufruir dos recursos naturais que proporcionam sua produção, como muitos poderiam defender ao falar de sustentabilidade.

Na verdade, o conceito de sustentabilidade não tem a ver com o não uso desses recursos, mas sim, o uso com responsabilidade, somente retirando da natureza o que ela tem condições de repor e deixando o planeta apropriado para a existência também das outras gerações.

Nesse contexto, o ideal é descobrirmos formas de geração de energias renováveis, de maneira a não gastar o que não será compensado pela natureza. Exemplos disso são a energia eólica e a solar, já que imaginamos que sempre teremos ventos e sol  em quantidade satisfatória, ainda mais no nosso belo país tropical.

O crescimento da produção e uso de energias renováveis no Brasil

As vantagens do uso de energias renováveis são tão grandes, não só para as demandas relacionadas ao impacto ambiental, mas também para o bolso dos indivíduos que as utilizam para os diversos fins – inclusive domésticos – que a ideia “pegou”, como dizemos informalmente no Brasil, ao descrevermos algo que foi deliberadamente adotado pelas pessoas.

Hoje já é natural que ao fazermos o projeto de uma nova casa, já pensemos nessa questão de forma real e prática, consultando um fornecedor para a orientação técnica necessária, como os requisitos legais, de construção e, claro, de preços, onde constatamos que a relação custo x benefício é excelente para quem optar por essas fontes.

Por tais motivos, felizmente, já podemos observar um considerável aumento de cerca de 10,3 gigawatts-GW na geração da energia no Brasil, sendo que mais de 90% de energias renováveis, como eólica e solar, setor que prevê cerca de 300% de crescimento em 2023.

Esses números são comemorados por todos: governos (que encontram solução para os problemas energéticos a curto, médio e longo prazo), usuários (que investem um pouco mais na implantação do sistema, mas recuperam e passam a reduzir suas despesas num período que compensa), ambientalistas (que veem um grande avanço na proteção do meio ambiente), e até os investidores, que analisam o risco relacionado ao ESG (Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Governança, traduzido para o português).

A adoção de energia solar pela Zanel

A Zanel é uma empresa especialista na produção de EPIs em raspa ou vaqueta, tendo mais de 30 opções em seu portfólio, todos reconhecidos por sua alta qualidade. Assim, utiliza variados equipamentos em suas linhas produtivas, o que a fez analisar as questões da sustentabilidade nesse processo, adotando medidas de melhorias contínuas que possibilitem um desempenho ideal.

Por isso, a Zanel providenciou estudos que concluíram que o uso de energias renováveis poderia reduzir a sua pegada de carbono, contribuindo com a sustentabilidade do planeta. Um sistema com placas de energia solar foi implementado, oferecendo resultados incríveis, diariamente verificados, o que comprova a sua eficiência.

Esse sucesso se mostra não somente nos quesitos ambientais, mas também de custos corporativos, na relação com os funcionários, com a sociedade e ainda com o mercado financeiro, pois, como já dito acima, a avaliação que os investidores fazem sobre o ESG é de muita importância para o seu valor agregado.

Se você é um revendedor de produtos da Zanel (como avental de raspa para soldador ou luvas de raspa) e deseja fazer esse bem à natureza, à sua empresa, ao mundo e a todas as pessoas que ama, procure saber mais sobre energias renováveis. Analise e, com certeza, vai ver que é possível dar a sua contribuição ao mesmo tempo em que recebe inúmeros benefícios.

Já se você é um técnico ou engenheiro de segurança do trabalho, estude profundamente o assunto, pois cada dia mais o ESG se une aos outros tópicos de SST, sinalizando que, em breve, serão todos componentes do mesmo departamento e estarão sob sua responsabilidade profissional.

Gostou do artigo? Então continue acompanho o nosso blog, porque ainda falaremos mais sobre a matéria. Deixe, também, os seus comentários abaixo e vamos continuar conversando.

Abraços e a até a próxima!
Fernando Zanelli

cta_blog_zanel_ebook_manual

Posts Relacionados

prejuizo-por-nao-usar-epi

O não uso de EPIs (equipamentos de proteção individual) pode causar prejuízos e tornar uma...

raspa-protege-contra-radiacao-ultravioleta

A proteção contra radiação ultravioleta é uma preocupação constante na segurança do trabalho, em especial...

saude-mental-no-trabalho

Integrar a saúde mental no ambiente de trabalho tem se mostrado crucial para promover o...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *