Como montar uma Loja de Ferramentas e Ferragens

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A indústria de ferramentas e ferragens está em constante expansão. É um setor que não tem muitas barreiras de entrada e possui ótimas perspectivas. Por esse motivo, a possibilidade de montar uma loja de ferramentas e ferragens tem despertado o interesse de muitos empreendedores visionários.

A necessidade por esses produtos não é somente da construção civil. Os itens vendidos nessas lojas têm muita procura pela população que deseja realizar pequenos reparos domésticos no dia a dia. Dessa forma, podemos afirmar que o público para esse tipo de comércio é bem amplo.

A seguir você vai encontrar algumas dicas e informações importantes para quem pretende montar uma loja de ferramentas e ferragens, mas não sabe por onde começar.

Confira abaixo tudo o que você precisa saber antes de começar esse negócio.

Como organizar este tipo de loja

É muito importante que o espaço interno da sua loja seja organizado e sem poluição visual. Você pode arrumar os produtos por segmentos ou setores. Separe os corredores e prateleiras por categorias e de acordo com as suas características. Veja alguns exemplos:

  • Ferragens: cadeados, caixas de correios, correntes e dobradiças;
  • Material elétrico: cabos de energia, cabos de informática e ferramentas elétricas;
  • Material hidráulico: filtros de uso geral, tubos e conexões;
  • EPIs: Avental de Raspa, máscaras e óculos de proteção.

Quanto custa montar uma loja de ferramentas e ferragens?

De acordo com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), para montar uma loja de ferragens de 100m², é preciso um investimento estimado em R$140 mil.

Esses gastos estão divididos entre diversas despesas, como a compra do estoque inicial (martelos, serras, EPIs, furadeiras etc.), equipamentos de segurança, escritório e outros.

Entretanto, se você fizer uma boa pesquisa de mercado e escolher os fornecedores certos, pode conseguir montar a sua loja com um menor orçamento.

Qual o lucro de uma loja desta?

Uma pequena loja de ferragens fatura cerca de R$27 mil por mês e tem um lucro bruto de em média 50%.  A margem de lucro aplicada sobre as mercadorias vai variar muito do preço de compra e do valor de venda praticado no mercado.

Parafusos, buchas, porcas e arruelas tem uma margem de lucro de até 300%. As lâmpadas por exemplo, possuem uma menor margem, em torno de 20%. Já os EPIs, como o Avental de Raspa e Luvas de Raspa, permitem um lucro de até 80%.

O que se vende em uma loja de ferramentas e ferragens

Para que a sua loja tenha sucesso é muito importante que você sempre tenha os produtos em estoque. Desse modo, você não corre o risco de perder vendas por falta de materiais.

Um comércio de ferramentas e ferragens é bem diversificado em relação aos clientes, portanto, a possibilidade de mercadorias para venda é bem ampla. Os itens mais populares nesse tipo de loja são:

  • Aramados;
  • Arruelas;
  • Caixa de correio;
  • Correntes;
  • Cadeados;
  • Cantoneiras;
  • Dobradiças;
  • Fechaduras;
  • Ganchos;
  • Grades;
  • Maçanetas;
  • Suportes;
  • Porcas;
  • Pregos, parafusos e buchas;
  • Torneiras.

Essas são somente algumas das inúmeras possibilidades de mercadorias para venda em lojas deste tipo.  Analise a concorrência e veja quais produtos estão faltando, depois, invista nesses itens.

Venda de EPIs

Além dos itens tradicionais vendidos nesse tipo de comércio, você pode ir além e acrescentar outras mercadorias que tem bastante demanda e podem ajudar a aumentar o seu faturamento. Você pode inserir no seu portfólio produtos e ferramentas para jardinagem e borracharia por exemplo, mas a principal aposta atualmente são os EPIs.

Devido as NRs que exigem o uso de equipamentos de proteção nas obras e construções, a procura por essas mercadorias aumentaram consideravelmente, tornando-as uma excelente aposta de vendas.

Alguns EPIs que você pode vender na sua loja são: Aventais de Raspa, máscaras de proteção, luvas para diversos fins, capacetes de segurança, coletes refletores e muitos outros.

Ferramentas usadas

Outra opção para alavancar as vendas do seu negócio é investir em ferramentas de segunda mão. Aderir a uma política de revenda de produtos usados é benéfico para você e para os seus clientes.

Afinal, se um cliente quiser se desfazer de produto seminovo, você pode aproveitar essa oportunidade. Ou seja, comprar o produto mais barato e revender a um preço mais acessível que o novo. Isso vale para quase tudo, como martelos, furadeiras, parafusadeiras etc.

Analise a abertura de um e-commerce

Uma loja virtual traz muitas vantagens para o seu negócio. Diferentemente de uma loja tradicional, a loja online funciona 24 horas por dia. Além disso, você tem a possibilidade de atender clientes de diferentes regiões.

Outro benefício de ter uma loja virtual é que o investimento é baixo e pode proporcionar excelentes resultados financeiros.

Acredito que nosso artigo foi útil para você, então confira agora este outro blogpost que pode te ajudar ainda mais: Técnicas avançadas de fechamentos de vendas!

Um grande abraço e até o próximo blogpost!
Fernando Zanelli

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