A indústria de ferramentas e ferragens está em constante expansão. É um setor que não tem muitas barreiras de entrada e possui ótimas perspectivas. Por esse motivo, a possibilidade de montar uma loja de ferramentas e ferragens tem despertado o interesse de muitos empreendedores visionários.
A necessidade por esses produtos não é somente da construção civil. Os itens vendidos nessas lojas têm muita procura pela população que deseja realizar pequenos reparos domésticos no dia a dia. Dessa forma, podemos afirmar que o público para esse tipo de comércio é bem amplo.
A seguir você vai encontrar algumas dicas e informações importantes para quem pretende montar uma loja de ferramentas e ferragens, mas não sabe por onde começar.
Confira abaixo tudo o que você precisa saber antes de começar esse negócio.
Como organizar este tipo de loja
É muito importante que o espaço interno da sua loja seja organizado e sem poluição visual. Você pode arrumar os produtos por segmentos ou setores. Separe os corredores e prateleiras por categorias e de acordo com as suas características. Veja alguns exemplos:
- Ferragens: cadeados, caixas de correios, correntes e dobradiças;
- Material elétrico: cabos de energia, cabos de informática e ferramentas elétricas;
- Material hidráulico: filtros de uso geral, tubos e conexões;
- EPIs: Avental de Raspa, máscaras e óculos de proteção.
Quanto custa montar uma loja de ferramentas e ferragens?
De acordo com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), para montar uma loja de ferragens de 100m², é preciso um investimento estimado em R$140 mil.
Esses gastos estão divididos entre diversas despesas, como a compra do estoque inicial (martelos, serras, EPIs, furadeiras etc.), equipamentos de segurança, escritório e outros.
Entretanto, se você fizer uma boa pesquisa de mercado e escolher os fornecedores certos, pode conseguir montar a sua loja com um menor orçamento.
Qual o lucro de uma loja desta?
Uma pequena loja de ferragens fatura cerca de R$27 mil por mês e tem um lucro bruto de em média 50%. A margem de lucro aplicada sobre as mercadorias vai variar muito do preço de compra e do valor de venda praticado no mercado.
Parafusos, buchas, porcas e arruelas tem uma margem de lucro de até 300%. As lâmpadas por exemplo, possuem uma menor margem, em torno de 20%. Já os EPIs, como o Avental de Raspa e Luvas de Raspa, permitem um lucro de até 80%.
O que se vende em uma loja de ferramentas e ferragens
Para que a sua loja tenha sucesso é muito importante que você sempre tenha os produtos em estoque. Desse modo, você não corre o risco de perder vendas por falta de materiais.
Um comércio de ferramentas e ferragens é bem diversificado em relação aos clientes, portanto, a possibilidade de mercadorias para venda é bem ampla. Os itens mais populares nesse tipo de loja são:
- Aramados;
- Arruelas;
- Caixa de correio;
- Correntes;
- Cadeados;
- Cantoneiras;
- Dobradiças;
- Fechaduras;
- Ganchos;
- Grades;
- Maçanetas;
- Suportes;
- Porcas;
- Pregos, parafusos e buchas;
- Torneiras.
Essas são somente algumas das inúmeras possibilidades de mercadorias para venda em lojas deste tipo. Analise a concorrência e veja quais produtos estão faltando, depois, invista nesses itens.
Venda de EPIs
Além dos itens tradicionais vendidos nesse tipo de comércio, você pode ir além e acrescentar outras mercadorias que tem bastante demanda e podem ajudar a aumentar o seu faturamento. Você pode inserir no seu portfólio produtos e ferramentas para jardinagem e borracharia por exemplo, mas a principal aposta atualmente são os EPIs.
Devido as NRs que exigem o uso de equipamentos de proteção nas obras e construções, a procura por essas mercadorias aumentaram consideravelmente, tornando-as uma excelente aposta de vendas.
Alguns EPIs que você pode vender na sua loja são: Aventais de Raspa, máscaras de proteção, luvas para diversos fins, capacetes de segurança, coletes refletores e muitos outros.
Ferramentas usadas
Outra opção para alavancar as vendas do seu negócio é investir em ferramentas de segunda mão. Aderir a uma política de revenda de produtos usados é benéfico para você e para os seus clientes.
Afinal, se um cliente quiser se desfazer de produto seminovo, você pode aproveitar essa oportunidade. Ou seja, comprar o produto mais barato e revender a um preço mais acessível que o novo. Isso vale para quase tudo, como martelos, furadeiras, parafusadeiras etc.
Analise a abertura de um e-commerce
Uma loja virtual traz muitas vantagens para o seu negócio. Diferentemente de uma loja tradicional, a loja online funciona 24 horas por dia. Além disso, você tem a possibilidade de atender clientes de diferentes regiões.
Outro benefício de ter uma loja virtual é que o investimento é baixo e pode proporcionar excelentes resultados financeiros.
Acredito que nosso artigo foi útil para você, então confira agora este outro blogpost que pode te ajudar ainda mais: Técnicas avançadas de fechamentos de vendas!
Um grande abraço e até o próximo blogpost!
Fernando Zanelli