Abrir um novo negócio possui diversos desafios como administrar a empresa, gerir estoque, analisar fluxo de caixa e principalmente, como conquistar os primeiros clientes. Esse é considerado um dos pontos mais desafiadores para todo empreendedor.
Esse tema todos os dias é abordado amplamente no mercado, mas poucas pessoas falam realmente sobre ações práticas de como você pode conquistar os primeiros clientes para o seu novo negócio.
No blogpost de hoje buscaremos dar dicas fáceis para você aplicar no dia a dia. Continue lendo para conferir.
Devo comprar uma lista de clientes?
Muitos empreendedores preocupados em começar a faturar rapidamente acabam recorrendo as famosas listas ou mailing de clientes. Mas o que muitos não sabem é que essa atitude pode sair cara.
Quando você compra uma lista de clientes de uma outra empresa ou profissional, você está recebendo dados de contatos de pessoas que não conhecem a sua marca e não autorizaram o compartilhamento dessas informações, o que infringe diretamente a LGPD.
Além dos riscos de processo, você também terá que ter o dobro do esforço para converter esses clientes, uma vez que eles não sabem nada sobre o seu produto. E como você está abordando-o, sem que tenha tido um primeiro passo da parte dele, a chances de você não vender ou então perder um futuro cliente, são enormes!
Quando falamos de um novo negócio, pegar atalhos nunca é a melhor opção. É preciso aplicar o básico para não trazer prejuízos no futuro. No próximo tópicos vamos falar qual é a melhor maneira para você conseguir os primeiros clientes.
Onde encontrar os meus primeiros clientes?
Antes de falarmos sobre as dicas de como conseguir clientes, é preciso reforçar um ponto muito importante: isso é um processo. Começar a vender os seus produtos e serviços não acontecerá da noite para o dia, é uma jornada de vendas. Tudo isso demanda esforço e tempo para acontecer.
O importante é não desanimar e continuar aplicando as dicas até que os clientes venham de forma orgânica, ou seja, eles te procurem.
Agora vamos as recomendações de como conseguir os primeiros clientes
Divulgue na sua própria rede de contatos
Use o networking ao seu favor. Promova seu negócio entre amigos, familiares, parceiros e contatos profissionais. Peça que eles também ajudem a divulgar a novidade para conexões próximas.
Faça marketing de conteúdo
Faça conteúdos na internet relacionados ao seu negócio que ajudem a resolver uma dor ou dificuldade do cliente, sem vender o seu produto diretamente.
Esteja nas principais mídias sociais
As mídias sociais são excelentes formas para conseguir os primeiros clientes. Crie um perfil profissional nas redes em que o seu público está presente e invista em conteúdos atrativos para impactá-los.
Nas redes sociais você também pode usar as ferramentas de campanhas para alcançar ainda mais pessoas e aumentar as suas chances de conversão.
Faça parceria com influenciadores
Uma excelente forma de alavancar o seu novo negócio e trazer potenciais clientes é por meio de parcerias com influenciadores da região. Selecione pessoas que se conectem com o seu público e o seu negócio.
Divulgue em grupos da cidade
É possível encontrar nas redes sociais, grupos do WhatsApp, fóruns e outros locais, grupos da cidade ou bairros onde as pessoas divulgam seus serviços e produtos. Essa é uma ótima forma de você promover a sua marca, sem custo algum.
Como gerar listas de prospecção?
Com o passar do tempo e constância nas técnicas de prospecção você irá ter uma verdadeira lista com clientes fechados e potenciais clientes. E para não perder nenhuma oportunidade de venda, você precisará investir em um processo ou metodologia para organizar todas essas informações em um só local.
Você pode contratar um software de CRM ou então utilizar as planilhas do Excel, o importante é a forma como você irá utilizar. Tente segmentar ao máximo os clientes de forma que você consiga agrupar características semelhantes para entender comportamentos importantes como:
- Que tipo de EPIs mais compram. Exemplo: luva de vaqueta, óculos de segurança, botinas de segurança etc.;
- Ticket médio de compra;
- Em que período mais procuram por seu serviço/produtos;
- Qual é a principal objeção na hora deles comprarem.
Agora que você já sabe por onde começar, é hora de colocar tudo em prática.
Aproveite para ver o nosso conteúdo sobre como otimizar o seu processo de prospecção aqui.
Antes de ir, não deixe de compartilhar este conteúdo com sua equipe ou colegas que precisam de ajuda sobre o tema.
Abraços e nos vemos na semana que vem.
Até breve!
Fernando Zanelli