Customer Success: Entenda este termo e a importância para sua Revenda

customer-success-entenda-este-termo-e-a-importancia-para-sua-revenda-1

Customer Success é a atenção que as empresas dão aos seus clientes, primando pelo sucesso deles. Significa que é preciso acompanhar toda a jornada da sua clientela, desde os primeiros contatos, sem esgotar o bom relacionamento no pós-venda.

Muito mais do que atender bem e ter alguém satisfeito com o trabalho de sua equipe e dos produtos da sua Distribuidora de EPIs, o objetivo é estabelecer um relacionamento contínuo. Essa relação deverá se desenvolver de forma que seu cliente receba resultados. Note que usamos o verbo receber, porque é exatamente o que deve acontecer. Seu cliente não tem que buscar soluções, você as entrega para ele. A equipe da sua Revenda deve ser proativa e rápida para satisfazer as necessidades dos clientes antes mesmo que ele os sinalize. Continue lendo esse post para entender melhor o conceito de Customer Success e a importância para a sua Revenda de EPIs.

Entenda o Customer Success em uma frase

Lincoln Murphy é o criador da metodologia Customer Success, quando esteve em São Paulo no ano de 2017, disse que: “Sucesso do cliente é quando os clientes atingem o resultado desejado por meio das interações com a empresa”.

Fundamentos do Customer Success

Para implementar uma cultura voltada à satisfação do cliente em sua Revenda veja alguns fundamentos importantes:

– A organização por completo deve assumir a posição de sempre oferecer soluções aos clientes;

– Saber quem é realmente o seu cliente ideal, é por meio dessa definição que você aplicará seus esforços naquele que tem afinidade com o seu negócio e que precisa das suas soluções. Por exemplo, em uma Revenda que dentre outros EPIs comercialize Luva de Vaqueta e Avental de Raspa, não adianta procurar o cliente ideal entre Restaurantes e sim entre Indústrias Metalúrgicas!

– O interesse da sua empresa não deve ser só vender, mas fazer o trabalho como um consultor do cliente. Assim ele continuará comprando de você e a reputação da Revenda só tem a aumentar!

Fidelizando clientes para a sua Revenda

Para fidelizar clientes é preciso adotar estratégias de acompanhamento

Estabeleça um plano com datas e periodicidade para envio de e-mails com instruções de uso dos equipamentos, dê dicas de prolongamento do tempo útil.

Follow-up

Por mais que pareça repetitivo, a seguinte ação repercute muito bem: ligar e manter contato. Perguntar se existem dúvidas, checar se existem sugestões ou insatisfações etc. Sabe por qual razão é eficaz ligar? Vivemos tempos em que as empresas automatizam o atendimento e os consumidores falam mais com robôs do que com humanos. A empresa que liga passa a sensação de acolhimento, de preocupação em satisfazer aos anseios do cliente.

Entendimento das metas do cliente

Saiba quais metas o seu comprador deseja alcançar e analise como a sua Revenda e seus EPIs podem ajudá-lo a conquistar o que ELE (comprador)/SEU CLIENTE precisa para chegar ao sucesso.

Reduzir a Taxa de Churn

Churn é a taxa de cancelamentos, desistências ou quebra de contrato que a sua Revenda tem. Quando é feito mapeamento constante e acompanhamento da satisfação do cliente, é possível assisti-lo e detectar os desagrados que podem fazê-lo mudar de revenda. Seu cliente não tomará a decisão da procura por outra Revenda de maneira impensada, ao longo do relacionamento há evidências.

Saber quem é o cliente feliz e aquele que busca sucesso

A confusão entre felicidade e sucesso levará você a gastar recursos, energia, tempo entre outros. Se o foco ficar nos clientes infelizes e não houver cuidado com os felizes e que buscam sucesso, você os perderá por tê-los deixado de lado.

Conclusão

Você deve conhecer a frase de Antoine de Saint-Exupéry, do livro “O Pequeno Príncipe”, que diz: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Customer Success é cativar um cliente e se tornar responsável por ele todo o tempo!!!

Muitas empresas confundem Customer Success com pós-venda, mas como você pôde notar ao longo do post, ele excede o conceito do pós-venda.

Ah! Antes que você resolva não aplicar Customer Success na sua revenda por acreditar que será necessário uma equipe gigante, fique sabendo que não é preciso ter uma grande equipe, um profissional poderá cuidar de vários clientes de uma só vez! O começo pode ser um pouco trabalhoso, mas os resultados serão muito melhores para a sua Revenda e o seu cliente.

Conseguimos esclarecer o assunto? Ficou alguma dúvida? Comente aqui e até o próximo post!

Abs,
Fernando Zanelli

pesquisa_de_mercado_cta_recompensa_blog_zanel

Posts Relacionados

epis-de-raspa-e-vaqueta-na-revenda

Quando se trata de garantir a segurança no ambiente de trabalho, especialmente em setores como...

luva-de-cobertura-o-que-e-e-como-deve-ser-utilizada-2

[Nota de atualização: Conteúdo revisado e atualizado em 2024, de acordo com as diretrizes atuais...

luva-de-raspa-zanel

[Nota de atualização: Conteúdo revisado e atualizado em 2024, de acordo com as diretrizes atuais...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *