Luva de Raspa e Luva de Vaqueta: O que são e como devem ser utilizadas

para que servem as luvas de raspa e as de vaqueta

Para que servem as Luvas de Raspa e as de Vaqueta?

As Luvas de Raspa e Luvas de Vaqueta são Equipamentos de Proteção Individual ou EPIs como são mais conhecidos. Antes de entrarmos em detalhes sobre cada um desses equipamentos é fundamental que tanto empregador, quanto trabalhador, tenham plena consciência da importância desses equipamentos para a segurança do funcionário e para o bom crescimento e sustentabilidade da empresa.

O que dizer das nossas mãos? Que elas são extremamente necessárias para qualquer atividade básica do nosso dia-a-dia, quanto mais em nossos trabalhos, mas isso você já sabe, certo? Então é essencial que em nenhum momento, seja por preguiça, porque é rapidinho ou porque é um custo, o trabalhador deixe de usar essa proteção. Não existe motivo que seja maior que a segurança de um trabalhador.

Não tem como falar sobre EPIs e não reforçar que a proteção e segurança vêm sempre em primeiro lugar. Agora podemos continuar.

Conhecendo para vender mais e melhor

O conhecimento sobre cada Equipamento de Proteção Individual é importante para toda a cadeia. Conhecer sobre o material, para o que ele serve e como deve ser utilizado faz toda a diferença na hora de comercializar esses produtos. Os Revendedores devem conhecer profundamente os produtos afim de oferecerem aos clientes o melhor custo benefício.

Utilizar o correto EPI para cada trabalho aumenta a produtividade e eficiência em qualquer empresa. Você busca profissionais qualificados, faz treinamentos, procura máquinas de última geração e na hora de adquirir EPIs não dá a mesma importância? Pois deveria! Eles são equipamentos fundamentais que melhoram o desempenho.

Informar e educar o mercado sobre essa etapa que é presente e obrigatória em diversas empresas é um dos nossos objetivos.

 

Luvas de Raspa

Luva de Raspa, como o próprio nome informa, é feita em raspa de couro curtido ao cromo e portanto são luvas bastante resistentes. Possuem reforços internos, externos e bons acabamentos em sua costura que garantem segurança e proteção às mãos do trabalhador.

São confeccionadas em diversos tamanhos para adequarem-se perfeitamente a diferentes pessoas de modo que possam desempenhar sua função de forma segura e confortável.

Luva de Raspa, têm a função de proteger as mãos de agentes escoriantes, abrasivos, solda, cortes, perfurações, trabalhos pesados entre outros.

Exemplos do uso da Luva de Raspa

Você pode não saber, mas deveria utilizar essa proteção se você:

  • faz carga e descarga de materiais pesados;
  • monta estruturas metálicas;
  • transporta blocos de concreto, tijolos, cimento e outros;
  • trabalha com solda ou materiais quentes que soltem fagulhas;
  • faz serviços de funilaria;
  • manuseia materiais escoriantes, cortantes ou perfurantes;
  • trabalha com agricultura;
  • trabalha em metalúrgicas;
  • faz serviços de carpintaria.

Dicas de manutenção e utilização das Luvas de Raspa

Para a melhor durabilidade e manutenção da qualidade das Luvas de Raspa, é recomendado que elas sejam mantidas ao abrigo da luz do sol e em lugares secos, livres de umidade e calor excessivo.

A limpeza e lavagem das luvas devem ser feitas sempre a seco! Não utilize luvas que estejam com seu interior úmido, sujo ou que já estejam danificadas.

 

Luvas de Vaqueta

Luva de Vaqueta é confeccionada em couro bovino curtido ao cromo e, assim como as Luvas de Raspa, são feitas para serem resistentes e duráveis. Elas são especialmente indicadas para atividades de maior complexidade e são bastante confortáveis e anatômicas. Estão disponíveis em diversos modelos.

Exemplos do uso da Luva de Vaqueta

Luvas ideais para quem:

  • faz carga e descarga de materiais em geral;
  • trabalha na construção civil;
  • trabalha no mercado de eletricidade;
  • trabalha na indústria moveleira;
  • trabalha na indústria petroquímica;
  • faz mineração;
  • faz montagem de estruturas metálicas;
  • faz trabalhos de manutenção em geral.

Dicas de manutenção e utilização das Luvas de Vaqueta

Assim como as Luvas de Raspa, as Luvas de Vaqueta devem ser armazenadas ao abrigo da luz ultravioleta e em locais secos, livres de umidade ou calor excessivo. Somente devem ser utilizadas se estiverem secas.

Para a manutenção da maciez e resistência do couro é recomendado que se faça, periodicamente, a remoção da sujeira com um pano levemente umedecido e aguarde a secagem naturalmente. Jamais deve-se secar as luvas com uma fonte de calor muito forte pois isso prejudica o couro favorecendo sua perda de elasticidade e flexibilidade.

Conclusão

Esperamos que você tenha compreendido ainda melhor como esses EPIs protegem os trabalhadores e como isso é um enorme benefício para as empresas. Ao compartilhar informação sobre esse mercado você aumenta suas vendas e contribui para uma sociedade mais responsável e sustentável.

Aproveite e confira o nosso post especial sobre Quais os prejuízos causados pelo não uso dos EPIs.

Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo para que possamos conversar mais sobre o tema, isso será importante para o nosso Mercado de EPIs!

Até breve!

cta_blog_zanel_ebook_manual_vendas_alta_performance

Posts Relacionados

epis-de-raspa-e-vaqueta-na-revenda

Quando se trata de garantir a segurança no ambiente de trabalho, especialmente em setores como...

luva-de-cobertura-o-que-e-e-como-deve-ser-utilizada-2

[Nota de atualização: Conteúdo revisado e atualizado em 2024, de acordo com as diretrizes atuais...

luva-de-raspa-zanel

[Nota de atualização: Conteúdo revisado e atualizado em 2024, de acordo com as diretrizes atuais...

Comentários

8 respostas

  1. Boas Tarde. Entendo que a Luva de Vaqueta e não a raspa de couro é a mais indicada para atividades de solda elétrica,a MIG, TIG, MAG.

    Parabéns pelo Trabalho.

  2. Bom dia!
    Acessei o blog e observei muitas dicas importantes para conhecimento de quem trabalha com na venda e, principalmente, para os usuários dos EPI’s. Muito bom, parabéns!

    1. Caro Gerardo, boa tarde!
      Ficamos muito felizes por vc encontrar “conhecimento” em nosso Blog, isso nos dá mais força ainda para continuar nosso trabalho!
      Muito obrigado por seu tempo e comentário!
      Fique conosco e sempre nos dê seu feedback, ok?
      Um grande abraço e até mais!

    1. Olá Sady, bom dia!
      A Luva de Cobertura fica sobre a Luva de Alta Tensão.
      Quem protege é a Luva de Alta Tensão. A Luva de Cobertura concede a Luva de Alta Tensão, maior vida útil!
      Espero ter ajudado!
      Abs,
      Fernando Zanelli

    1. Caro Sandro, bom dia!
      Não, a Luva de Raspa não protege contra picadas de cobras peçonhentas.
      Sim, a Luva de Raspa e a de Vaqueta são ótimas para uso florestal, pois eles protegem muito bem as mãos.
      Podemos ajudar em algo mais?
      Estamos à disposição!
      Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *