Luvas de Solda: tudo o que você precisa saber sobre este EPI

luvas-de-solda-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-epi

O trabalho dos soldadores é multifuncional, bem como os perigos são diversos, por isso, é preciso que esses profissionais usem equipamentos de proteção para protegê-los dos mais diversos riscos de acidentes.

Especificamente em relação à proteção das mãos dos soldadores, é preciso que usem Luvas de Solda para realizarem as soldagens. Outros equipamentos são necessários para proteger tronco, cabeça e demais partes do corpo. Vale lembrar que nem todo EPI para soldador tem apenas a função de proteger contra fagulhas ou queimaduras, mas também contra cortes, por exemplo.

Por isso, é preciso que os TSTs saibam analisar os riscos e se atentem não só àqueles diretamente ligados a soldagem, mas também aos demais causados pelo ambiente externo e que podem ocasionar problemas diversos.

A soldagem envolve muitas tarefas além do tempo real de soldagem. Para atender às demandas dessas tarefas, as Luvas precisam ter uma boa empunhadura antiderrapante e uma palma flexível reforçada para usar as ferramentas de trabalho com destreza.

Vamos falar mais sobre proteção das mãos dos soldadores? Neste blogpost traremos algumas dicas importantes para você não se esquecer da importância de cuidar das mãos dos soldadores.

Usar luva é imprescindível

A razão mais comum de queimaduras, escoriações, cortes nos dedos e mãos de soldadores acontece pelo ato de retirada das Luvas para realização de tarefas simples ou mesmo mais complexas.

Para que o soldador não fique sujeito a riscos deverá usar Luvas de Solda. Para que os colaboradores não deixem de usar as Luvas, é preciso que elas se ajustem perfeitamente.

O soldador não pode usar Luvas volumosas e rígidas. Esteja ciente de que elas fornecem proteção, sem apresentar riscos ao usuário.

Você tem que experimentá-las antes de usá-las. Flexione sua mão, dedos e pulsos e observe como eles se sentem e como se movem. As melhores permitem uma maior amplitude de movimento.

A soldagem é chamada de trabalho a quente por uma razão. Por isso, as luvas de soldagem precisam proteger o usuário não apenas do calor do processo de soldagem em si, mas também do próprio trabalho.

Saiba quando substituir suas Luvas de Solda

Luvas de Solda não duram para sempre. Eles precisam ser substituídas de acordo com as recomendações do fabricante.

Se estiverem danificadas, cortadas, com orifícios ou desgastadas a ponto de comprometer sua integridade, substitua imediatamente.

Contratos seguros, proteção assegurada

Se você estiver contratando soldadores por contrato, inclua uma cláusula que faça referência especificamente ao EPI e quando sua empresa espera que os contratados usem estes EPIs.

Acompanhe as inspeções de segurança para avaliar o desempenho real e verificar se estão de acordo com as normas e medidas de segurança adotadas por sua empresa.

Luvas de Solda devem ser apropriadas à tarefa

As Luvas de Solda estão disponíveis em vários modelos, estilos e materiais, como por exemplo: Luva de Raspa, Luva de Vaqueta, Luva Weld Master, entre muitas outras. De acordo com a legislação e os padrões, as Luvas devem ser testadas e certificadas para fornecer proteção contra calor, cortes, impactos, abrasão, perfuração, radiação ultravioleta, entre outros.

A soldagem é um trabalho perigoso e as Luvas devem proteger não apenas as mãos, mas também o pulso. Certifique-se de considerar também os antebraços. Alguns fabricantes recomendam adicionar materiais resistentes ao calor para proteger os antebraços, como Avental de Raspa com Manga.

Sua análise de risco inicial também deve considerar o tipo de soldagem que está sendo feita – ponto de aderência, solda longa ou ambos. Também deve considerar a máquina ou método de soldagem que está sendo usado: stick, MIG, TIG ou dois desses métodos. O tipo de soldagem determinará quais tipos de Luvas são apropriadas para a tarefa.

Atenção!

Lembre-se de que existem destros e canhotos no mundo, então os suportes e protetores de Luvas devem estar disponíveis na direita ou na esquerda, ou projetados para serem usados por qualquer uma das mãos.

As Luvas de soldagem são utilizadas para trabalhos pesados e ásperos, bem como para trabalhos manuais. Luvas excelentes permitirão que você faça ambas atividades sem ter que removê-las. Girar parafuso de ajuste em um pequeno conjunto de garras de torno ou colocar uma haste de solda leve em um ferrão requer alguma destreza real, e suas Luvas devem ser capazes de acomodar isso.

Luvas de Solda também são usadas como apoios de trabalho, para firmar e apoiar o ferrão, então elas devem ter alguma firmeza no material ao longo do lado mindinho e nas costas da mão, ou ter almofadas ou sulcos embutidos ou costurados.

Siga as instruções de cuidados do fabricante

Luvas de Solda precisam ser limpas adequadamente para que não percam nenhuma de suas propriedades protetoras. Seu fabricante ou fornecedor pode fornecer detalhes sobre a maneira apropriada de limpar, cuidar e manter suas luvas funcionais.

É necessário esforço de equipe para selecionar o EPI certo, desde o soldador, passando pelo profissional de segurança, até o projetista e o fabricante. Conte conosco para escolher as Luvas apropriadas para cada tipo de trabalho de seus soldadores.

Gostou deste blogpost? Compartilhe com os seus colegas e ajude a disseminar conteúdos desta natureza para que todos possam trabalhar de forma segura!

Te aguardo no próximo blogpost!

Um grande abraço,
Fernando Zanelli

pesquisa_de_mercado_cta_recompensa_blog_zanel

Posts Relacionados

epis-de-raspa-e-vaqueta-na-revenda

Quando se trata de garantir a segurança no ambiente de trabalho, especialmente em setores como...

raspa-protege-contra-radiacao-ultravioleta

A proteção contra radiação ultravioleta é uma preocupação constante na segurança do trabalho, em especial...

saude-mental-no-trabalho

Integrar a saúde mental no ambiente de trabalho tem se mostrado crucial para promover o...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *