Clientes: Conheça o perfil do seu cliente e suas necessidades

perfil-do-cliente-e-suas-necessidades

Para conseguir atender às necessidades do cliente com excelência é preciso conhecer suas demandas. O EPI para soldador, por exemplo, deve estar de acordo com o dia a dia deste tipo de trabalhador, pois ele atua com grandes temperaturas.

Muitos produtos que estão disponíveis no mercado não oferecem as vantagens que são, realmente, essenciais. As tendências devem ser analisadas e incluídas no plano de ação de qualquer fabricante, distribuidor e profissionais técnicos de segurança do trabalho.

Este problema é grave e pode comprometer, inclusive, a segurança das pessoas que irão utilizar os equipamentos. Atuar com EPI é extremamente delicado e complexo, pois trata-se de uma área que precisa acompanhar e entender as necessidades de seus clientes.

Por este motivo, selecionamos algumas dicas para melhorar os processos cotidianos e promover mais segurança e conforto para quem precisa!

De avental para soldador a óculos de proteção: como entender a real necessidade do cliente?

Conhecer as necessidades e demandas dos clientes é fundamental em qualquer setor, incluindo o de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Afinal, são eles que utilizam esses equipamentos diariamente nos ambientes de trabalho e precisam contar com a qualidade e eficiência para garantir a sua segurança.

Para alcançar um objetivo em comum, as empresas que produzem e vendem EPI precisam investir em pesquisas de mercado e os profissionais técnicos de segurança do trabalho devem ouvir os feedbacks internos para entender as expectativas dos colaboradores em relação ao uso dos equipamentos.

É importante estar atento às demandas específicas de cada setor ou atividade, uma vez que os riscos e os tipos de exposição a agentes nocivos variam de acordo com o ambiente e o tipo de trabalho realizado, como é o caso de profissionais que precisam utilizar avental para soldador.

Os clientes podem ter diferentes demandas em relação aos EPI, como por exemplo:

  • Conforto: Alguns trabalhos exigem que os EPI sejam utilizados por longos períodos, por isso é importante que sejam confortáveis e ajustados ao corpo para não interferir na movimentação e causar desconforto;
  • Durabilidade: Os clientes podem exigir EPI que tenham maior durabilidade e resistência, especialmente para trabalhos que envolvem exposição a agentes abrasivos e corrosivos;
  • Design: Algumas atividades exigem EPI com design específico, como capacetes com viseiras especiais, para garantir a visibilidade durante o trabalho, ou luvas com pontas dos dedos cortadas, para permitir maior precisão nos movimentos;

Ao conhecer as necessidades dos clientes, as empresas podem desenvolver e fornecer equipamentos que atendam às demandas específicas de cada setor e garantir a satisfação e fidelidade. Para isso, os fabricantes e revendedores de EPI precisam trabalhar em constante atualização e aprimoramento.

Como definir o EPI certo para cada segmento?

Com o conhecimento correto nas demandas atuais do mercado, definir o EPI correto para cada segmento se torna uma atividade mais assertiva e segura. Não raro pode-se observar o uso incorreto de equipamentos de segurança ou até mesmo a ausência deles em determinadas funções.

Para não ocorrer este risco, é fundamental compreender as necessidades dos funcionários. Para isso, vale a pena realizar uma pesquisa prévia e conversar com cada um que utiliza os EPI diariamente.

Conhecer as atividades realizadas, os riscos associados, o ambiente de trabalho e quais equipamentos de proteção são utilizados atualmente. É importante ressaltar que os EPI devem atender às normas regulamentadoras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego e pelas demais autoridades competentes.

Para isso, os fabricantes e fornecedores devem estar atualizados sobre as normas e regulamentações aplicáveis para oferecer produtos que estejam em conformidade.

Saiba quais são as perguntas que podem ajudar a entender a real necessidade do cliente em relação aos EPI!

Quais atividades são realizadas no ambiente de trabalho?

Essa pergunta busca compreender quais são as tarefas realizadas pelos trabalhadores no ambiente de trabalho.

Ela permite entender quais são os riscos associados a essas atividades e quais equipamentos de proteção são necessários para garantir a segurança dos trabalhadores.

Quais riscos são associados a essas atividades?

Esse olhar busca identificar quais são os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos durante a realização das atividades.

Alguns exemplos de riscos são: choques elétricos, quedas, cortes, queimaduras, exposição a substâncias químicas, entre outros. O avental para soldador é um EPI muito utilizado em casos assim, por exemplo.

Quais equipamentos de proteção são utilizados atualmente?

Com essa questão, pode-se identificar quais são os equipamentos de proteção individual (EPI) que já estão sendo utilizados pelos trabalhadores.

Com isso, torna-se mais fácil entender se os equipamentos atuais são suficientes para garantir a segurança das pessoas ou se é necessário investir em equipamentos mais adequados.

Quais problemas os trabalhadores enfrentam com os equipamentos atuais?

Essa pergunta busca compreender quais são os problemas que os trabalhadores enfrentam com os equipamentos de proteção atualmente utilizados.

Com isso, pode-se identificar falhas nos equipamentos ou nos processos de uso e manutenção, que precisam ser corrigidos para garantir a segurança dos trabalhadores.

Quais melhorias poderiam ser feitas nos equipamentos de proteção?

Para quem trabalha diretamente com os funcionários que utilizam os equipamentos, esta pergunta é superimportante!

Ela ajuda a identificar quais melhorias podem ser feitas nos equipamentos de proteção para garantir a segurança dos trabalhadores, Dessa forma, compreende-se quais são as expectativas dos colaboradores em relação aos EPI e quais são as áreas que precisam de mais investimento e aprimoramento.

As alterações podem envolver desde ajustes no design e materiais dos equipamentos até treinamentos mais efetivos e acessórios complementares.

Vale lembrar que, além dos equipamentos e a tecnologia, é muito importante oferecer treinamentos e orientações sobre o uso adequado dos EPI e as boas práticas de segurança no trabalho. Dessa forma, é possível garantir a segurança dos trabalhadores e a satisfação dos clientes.

Cuidado e segurança: regras para um trabalho de excelência

Atuar com Equipamentos de Segurança Individual não é fácil. Entretanto, é fundamental para auxiliar todos os trabalhadores diariamente a realizarem suas funções com qualidade e segurança.

Seja um avental para soldador ou uma luva de raspa, a proteção é a única forma de assegurar que as atividades sejam realizadas com dignidade e respeito, duas coisas que a Zanel preza muito!

Por esta razão, busca oferecer mais do que EPI, garantindo inovações e melhorias para todos os produtos, com o melhor em termos de tecnologia, conforto e durabilidade.

Gostou do que viu? Então, não perca mais tempo e entre em contato com a Zanel para adquirir os EPIs de raspa e vaqueta que você precisa! Garantimos a qualidade e eficiência em cada peça produzida.

Fale conosco agora!

Um grande abraço e até o próximo conteúdo!
Fernando Zanelli

Posts Relacionados

epis-de-raspa-e-vaqueta-na-revenda

Quando se trata de garantir a segurança no ambiente de trabalho, especialmente em setores como...

luva-de-cobertura-o-que-e-e-como-deve-ser-utilizada-2

[Nota de atualização: Conteúdo revisado e atualizado em 2024, de acordo com as diretrizes atuais...

luva-de-raspa-zanel

[Nota de atualização: Conteúdo revisado e atualizado em 2024, de acordo com as diretrizes atuais...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *