5 regras valiosas para melhorar sua Distribuidora ou Revenda de EPIs

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Garantir bons resultados em sua função de Revendedor, distribuindo as soluções adequadas para o competitivo mercado de EPIs e tendo boa aceitação de seus clientes é assegurar retorno financeiro satisfatório e condições favoráveis para se tornar referência no que faz, tendo a possibilidade de continuar sempre abastecendo o mercado com elevado grau de satisfação.

Para você que já estabelece uma relação de confiança como fornecedor e deseja otimizar cada vez mais essa parceria de sucesso — além de conquistar e fidelizar sempre mais clientes —, preparamos algumas dicas valiosas! Confira já o que é possível fazer para melhorar sua Revenda:

Mapear o mercado e identificar oportunidades

É sempre importante conhecer o público-alvo do produto e fazer um planejamento estratégico para a sua abordagem, mesmo em negócios com foco B2B (de empresa para empresa). É necessário identificar aquelas empresas e compradores que são potenciais clientes em si, bem como captá-los, abordá-los (qual linguagem usar, em quais pontos tocar, qual demonstração fazer) e propor soluções que lhe agreguem melhorias.

Nesse ponto, também entra uma análise minuciosa da concorrência e das atividades de seu comprador para identificar oportunidades: quais são os diferenciais do produto que você revende? Como mostrá-los aos clientes para que lhe deem preferência? Qual a vantagem competitiva que você pode ter em relação aos outros revendedores?

E ainda: dentre os clientes já existentes, quais poderiam adquirir outros produtos? Qual atividade recente seu cliente passou a desenvolver que demandará alguma outra solução que você ofereça? Estar atento a essas respostas pode, com toda a certeza, te apontar caminhos para melhorar (e muito) seus resultados!

Verificar quem são suas “pontes” dentro das empresas

Quais são os profissionais, líderes de equipe ou técnicos em determinado assunto que, mesmo não tendo o poder de decisão sobre a compra, influenciam as iniciativas do gestor?

Não somente seu comprador final deve ser o alvo de sua comunicação, mas sim todo o mercado. Lembre-se: embora sejam os chefes os responsáveis pelas decisões, geralmente são os próprios funcionários que indicam a necessidade dos seus setores para que a alta administração providencie as soluções necessárias.

Estar alinhado aos valores de seu produto

Há compromissos da empresa que produz e o mercado sabe disso. Logo, você deve se alinhar aos valores do negócio para conquistar sua própria credibilidade como revendedor e refletir a cultura do produto em sua atividade também.

Mantenha a pontualidade, agilidade nas entregas, excelência em qualidade (inclusive no atendimento), respeito ao cliente e procure sempre ampliar sua rede de distribuição, dentro da medida do possível, propagando esses valores em toda a cadeia de negócio. Também é importante dominar todas as informações possíveis sobre o produto e saber posicioná-lo à frente da concorrência.

Oferecer boas chances de negociação

Dominar boas técnicas de negociação é algo que atrai novos clientes e também retém os já existentes. Se possível, trabalhe com programas de incentivo a novas compras, como descontos ou até mesmo benefícios a quem indicar seu serviço para outros consumidores.

Para melhorar ainda mais esse aspecto, preocupe-se também em ter o feedback de seus clientes. Ele é importante para você e também para a empresa fornecedora, para que juntos vocês consigam sempre entregar o melhor produto para seus clientes e garantir a perpetuação dos negócios. Deixe as pessoas conhecerem o que você faz, propague o valor do produto e mostre ao mercado sua inovação.

Ter um bom relacionamento

Seja proativo: preocupe-se em conhecer o cliente e estar próximo a ele como provedor de soluções. Faça registro das negociações, entre em contato com clientes periodicamente e ofereça novas propostas. Esteja antenado sobre as atividades desenvolvidas por seus compradores e mostre que você tem sempre o que ele precisa para crescer.

Invista em sua comunicação e no preparo de sua equipe também. Fazer prospecção se torna muito mais fácil quando já se construiu uma boa identidade e reputação no mercado!

E você, já aplica essas dicas no dia a dia das suas revendas? Conte para nós sua experiência!

Até breve!

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