5 qualidades essenciais de um Técnico de Segurança do Trabalho

5-qualidades-essenciais-de-um-tecnico-de-seguranca-do-trabalho-1

O Técnico de Segurança do Trabalho desempenha um papel fundamental nos bastidores de qualquer empresa. É responsabilidade deste profissional garantir que todas as instalações, ambientes, equipamentos de segurança, sinalizações e orientações em situações de emergência estejam de acordo com as normas do setor. Tudo isso faz parte da prevenção, que deve ser o objetivo de todo Técnico de Segurança do Trabalho, para evitar ao máximo a remediação de problemas.

Pensando em auxiliar na formação de profissionais mais preparados para o mercado de trabalho e ajudá-los no crescimento em sua carreira, separamos 5 Qualidades Essenciais que um TST deve possuir. São características comportamentais e de formação que são fundamentais para que o TST possa exercer a sua função dentro da empresa de forma satisfatória e garantir a segurança dos colegas de trabalho.

As 5 Qualidades Essenciais

1) Invista na Formação Profissional

O Técnico de Segurança do Trabalho precisa ter conhecimento da sua função e, para isso, é essencial que invista na sua formação profissional. Desde o curso básico de formação na área, até especializações específicas dependendo do ramo de empresa em que pretende atuar.

Caso o profissional queira trabalhar na área de construção civil, precisa participar de cursos e palestras que tratem dos riscos dessa área, como altura, acidentes, espaços confinados, esforço físico, dentre outros. É fundamental estar por dentro do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção, o PCMAT.

Já para o TST que deseja trabalhar em estabelecimentos de cuidados com a saúde, é preciso conhecer as normas da ANVISA, a NR-32 (dedicada a esses estabelecimentos) e controle de riscos biológicos. Além do domínio de outros programas que servem para os Técnico de Segurança do Trabalho em diversos ramos, como o PPRA, o PCMSO e o PGR.

2) Comportamentos Fundamentais

O Técnico de Segurança do Trabalho se relaciona com diversos tipos de pessoas ao longo de sua carreira. É preciso estar preparado para lidar com todos os níveis de profissional que cruzarem o seu caminho, desde o mais básico e com pouco conhecimento na área, até colegas do alto escalão e com bastante experiência. É preciso saber passar às informações e instruções necessárias para todos os envolvidos.

Deve ser orientado a resolver problemas, analisar uma situação e encontrar uma solução viável, e entender que, às vezes, será preciso flexibilidade econômica para entender que a solução mais indicada não é financeiramente possível, portanto, preciso de uma saída mais “barata”.

Ser responsável e entender que muitas vezes será o único na empresa com o conhecimento técnico necessário para tomar as decisões cabíveis para implantar alguma norma ou solucionar algum problema. O TST precisa estar preparado para ser o subordinado e o encarregado ao mesmo tempo.

3) Conhecimentos básicos de português e informática

A comunicação, por escrito ou falada, a produção de relatórios com dados diversos e a criação de apresentações para funcionários e diretores são Qualidades Essenciais do Técnico de Segurança do Trabalho, por isso, é fundamental que ele tenha conhecimentos básicos de língua portuguesa e informática.

Parte do escopo da profissão envolve a criação de e-mails informativos, sinalizações dentro da empresa informando onde estão os Equipamentos de Segurança Individual (EPIs), saídas de emergência e demais itens, apresentações para funcionários e donos da empresa falando sobre a importância da segurança e prevenção dentro do ambiente de trabalho. Para isso, é fundamental um bom português. Se for uma área de dificuldade para o profissional, é preciso investir em muita leitura e cursos que desenvolvam esta competência.

O TST gera relatórios com informações importantes, monta apresentações, cria sinalizações que serão colocadas dentro da empresa e, por isso, precisa de um conhecimento básico em informática, de programas como Word, Excel, PowerPoint e até mesmo o Paint ou algum outro programa que permita a ele criar sinalizações ilustradas. Caso ainda haja desconhecimento desses programas, é preciso investir em treinamento para estar preparado para realizar essas atividades.

4) Envolva os colaboradores na CIPA e na Segurança do Trabalho

Parte fundamental do trabalho é envolver os demais colaboradores em um projeto comum que é tornar o ambiente de trabalho o mais seguro possível. Para isso, é preciso que a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) seja levada a sério e aja de forma engajada para disseminar o conhecimento pela empresa.

É importante identificar os líderes dentro da empresa e treiná-los porque os funcionários escolhidos para compor a CIPA precisam entender a importância de suas funções e se envolverem com o projeto de adequar a empresa aos requisitos de segurança estabelecidos pela legislação vigente. Para isso, é essencial que o Técnico de Segurança do Trabalho envolva os participantes e faça com que eles se importem em fazer tudo isso acontecer.

Dentro da CIPA é importante disseminar a cultura de utilização dos EPIs, não apenas por tornar o serviço mais seguro, mantendo a integridade física do funcionário, como também por obedecer a legislação vigente. A empresa pode ser penalizada por não fornecer EPIs.

5) A Qualidade Essencial do TST: Proatividade

Prevenir acidentes, antecipar situações, criar medidas preventivas e ações que preparem a empresa para imprevistos. Essas são ações que o TST terá somente se for proativo e não ficar esperando os problemas aparecerem para resolvê-los. Essa qualidade essencial é necessária para exercer a sua função plenamente e criar um ambiente de trabalho seguro para ele e para todos os trabalhadores presentes na empresa.

É preciso se antecipar às situações internas na empresa, prevendo riscos futuros, bem como a necessidade de mudanças, adequações e controle de risco. Deve estar sempre antenado e entender que a legislação muda e que o seu aprendizado e aperfeiçoamento devem ser contínuos.

Concorda com às Qualidades Essenciais que apresentamos? Acredita que faltou algo? Por favor, não deixe de compartilhar conosco sua opinião e até mesmo seus conselhos! Estamos todos aqui para aprender e fazer um Mercado de EPIs mais Seguro! 😉

Até breve!

cta_ficha_testes_epi_zanel_mercado_epi

Posts Relacionados

prejuizo-por-nao-usar-epi

O não uso de EPIs (equipamentos de proteção individual) pode causar prejuízos e tornar uma...

raspa-protege-contra-radiacao-ultravioleta

A proteção contra radiação ultravioleta é uma preocupação constante na segurança do trabalho, em especial...

saude-mental-no-trabalho

Integrar a saúde mental no ambiente de trabalho tem se mostrado crucial para promover o...

Comentários

6 respostas

  1. Parabéns pelo excelente texto, que aborda qualidades essenciais para que um Técnico em Segurança do Trabalho – TST seja bem sucedido em sua carreira.

    Na oportunidade, acrescento a imprescindível necessidade dos TST desenvolverem, juntamente com os EngºST, quando houver, uma Política de Segurança do Trabalho para a sua empresa, e propor a sua implantação aos demais gestores e Alta Administração.

    Esta política deverá contemplar em seu escopo, os quatro pilares básicos da prevenção de acidentes, ou sejam:

    1) Ambiente de trabalho salubre e seguro.

    2) Consciência e comportamento preventivos dos colaboradores.

    3) Conhecimento e planejamento.

    4) Valorização e motivação dos colaboradores.

    Um abraço a todos e grato pela oportunidade de opinar.

    1. Caro Eugenio Rocha, bom dia!
      Muito obrigado por sua contribuição!
      Com certeza estes pontos são imprescindíveis!
      Espero poder contar com vc nos próximos blog posts!
      Muito obrigado e até breve!
      Fernando Zaneli

  2. Muito bom o texto publicado. Diria que também o TST deve ouvir os trabalhadores, gerentes e proprietários para avaliar melhor sua atuação. Creio que o feedback é bom para o profissional. Também tem aquele TST que se julga o senhor, que está acima de tudo.
    Fica o meu agradecimento pelas dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *