Existe uma forma de você levar a sua Revenda de EPIs a um nível mais alto e se destacar da concorrência: melhorando a sua liderança.
Empresas reconhecidas, admiradas e com um alto faturamento como Apple, Nike, Reserva, Natura e outras, possuem diretores e gestores com mentalidade de liderança que agem com intenção e propósito para alcançar o objetivo pretendido.
Uma mentalidade de liderança permite despertar o melhor das habilidades e competências da equipe e fazer com o que o negócio prospere não apenas a curto prazo.
No blogpost de hoje, vamos falar sobre como você pode desenvolver esse tipo de mentalidade e fazer a sua Revenda de EPIs melhorar os resultados. Confira agora!
Tipos de mentalidade
Resumidamente existem dois tipos de mentalidade que são muito faladas no mundo dos negócios: a fixa e a de crescimento. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas para que você possa entender em qual atualmente, você mais se encaixa.
Mentalidade fixa
Líderes com esse tipo de mentalidade costumam acreditar que nasceram com uma espécie de “cota” de inteligência e por isso, não irão perdê-la ou mudá-la.
Características de um líder com mentalidade fixa:
- Não gostam de sair da zona de conforto;
- Não aceitam errar;
- Não acreditam em desenvolvimento de novas habilidades;
- Querem reconhecimento ao invés de feedbacks construtivos;
- Evitam novos desafios.
Mentalidade de crescimento
A mentalidade de crescimento é o oposto. Os líderes que se enquadram nesse perfil acreditam que a sua inteligência melhora cada vez mais por meio do aprendizado constante.
Características de um líder com mentalidade de crescimento:
- Enfrenta desafios;
- Enxerga o erro como uma ponte o aprendizado;
- Não sente medo do novo;
- Usa os feedbacks para melhorar a gestão do negócio.
Um exemplo de líder com mentalidade de crescimento: o dono de uma Revenda recebeu o feedback de um cliente dizendo que comprou algumas Perneiras de Raspa, mas elas não ficavam justas ou não tinham um bom fechamento nas pernas dos profissionais que utilizavam.
Pensando em melhorar o que era oferecido em sua Revenda e oferecer uma solução na próxima compra desse cliente, o proprietário, recebeu este feedback construtivo e começou a disponibilizar Perneiras de Raspa com fechamento em Velcro.
Como melhorar sua mentalidade para se tornar um líder melhor
As pessoas não nascem com uma mentalidade de liderança, elas a desenvolvem. Por isso, o primeiro passo para você ser um grande líder e transformar a sua Revenda é entender que isso não acontece da noite para o dia. É um processo, em que a consistência e persistência são palavras-chaves.
Desenvolver uma mentalidade de liderança é pensar a longo prazo e no todo do seu negócio, não apenas na parte comercial. Focar apenas no aumento do lucro da empresa é algo que impede muitos líderes de se desenvolverem e perceber todo o potencial que se tem.
Para começar se tornar um líder melhor é preciso mudar e até adotar novos comportamentos. Como:
- Conhecer seus pontos fortes e fracos: olhe para dentro de si e faça uma autoanálise de maneira honesta.
- Ouça e converse com a equipe: abra canais e a porta da sua sala para a equipe opinar, propor novas maneiras de resolver problemas e conversar.
- Aceite os erros: mesmo um bom líder erra, é algo natural do ser humano, por isso, não se martirize pelas falhas. Aprenda com elas.
- Busque o equilíbrio emocional: liderança significa saber controlar as emoções diante a diversas situações.
- Delegue mais: você não pode e nem deve tomar conta de todas as funções e departamentos da sua empresa. Você precisa focar no crescimento da Revenda. Por isso, delegue atividades para outros colaboradores.
- Invista no desenvolvimento da equipe: um líder só é realmente bom se ajuda a equipe a crescer. Invista em cursos e compartilhe conhecimento com eles.
Como você pôde ver, para ser um líder que a sua equipe deseja seguir é preciso renunciar a algumas certezas e investir em aprendizado constante!
Agora estou curioso para saber quais dessas fundamentais características para ser um bom líder você já possui ou pretende desenvolver? Seja sincero e compartilhe nos comentários abaixo, ok?
E se possível, compartilhe este blogpost com algum dono de revenda amigo, porque certamente ele precisa saber disto também!
Um grande abraço e até breve!,
Fernando Zanelli