Um dos métodos mais utilizados para unir metais nas indústrias metalúrgicas atualmente é a soldagem. Normalmente, as juntas soldadas são mais fortes inclusive do que as peças originais das quais foram formadas. No entanto, embora extremamente eficaz e necessária para a indústria a soldagem envolve uma série de problemas de segurança do trabalhador.
Perigos como queimaduras, fumaça, altas temperaturas, poeira e até mesmo o calor radiante são riscos a que os soldadores estão expostos. Contudo, se o colaborador seguir adequadamente as etapas de segurança, poderá realizar seu trabalho com segurança.
Aqui, separamos 7 dicas que vão ajudá-lo com isso. Acompanhe atentamente a leitura!
1) Sempre use uma máscara de solda
Durante o processo de soldagem, o trabalhador mantém seu rosto muito próximo ao local de solda enquanto executa cuidadosamente sua tarefa. O colaborador deve, portanto, usar um Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado para o rosto em todos os momentos para fins de segurança e para evitar danos causados pelo calor radiante, bem como queimaduras por faíscas de solda e respingos.
Um capacete completo ou uma proteção de mão (protetor facial de ferro portátil) pode ser apropriado dependendo do tipo de soldagem. Capacetes e protetores protegem contra raios de arco, faíscas e respingos que podem atingir diretamente o profissional desprotegido durante a soldagem.
2) Proteja seus olhos
Os olhos são uma das partes mais sensíveis ao risco durante o processo de soldagem, pois danos graves e permanentes podem ocorrer devido a qualquer pequena faísca ou respingos de solda.
Bastam apenas alguns segundos de exposição aos raios de um arco elétrico, por exemplo, para causar lesões oculares. Daí a necessidade de capacetes e protetores serem equipados com uma máscara de filtro com lentes escuras apropriadas.
Capacetes com escurecimento automático são úteis, pois podem se ajustar rapidamente com base nas condições de luz. Uma outra camada de proteção para os olhos, como óculos, deve ser usada para proteger contra riscos de impacto, como lascas e fragmentos que podem ricochetear sob o capacete.
3) Use EPIs de Raspa
As vestimentas para o soldador devem cobrir totalmente o seu corpo para garantir a segurança. Os raios ultravioleta e infravermelho podem danificar dolorosamente qualquer pele exposta, por isso, todas as roupas devem ser resistentes ao fogo.
Por exemplo, para a proteção dos membros inferiores, o ideal é a utilização da Perneira de Raspa. Também é necessário que se use um Avental de Raspa para proteção do tronco e ele pode ser tipo barbeiro ou tipo açougueiro.
A escolha da Raspa como tecido é feita devido a sua resistência ao mesmo tempo que proporciona facilidade de movimento. Luvas de soldagem resistentes, que agora estão disponíveis com dedos ergonomicamente curvados, devem ser usadas o tempo todo.
4) Não deixe partes do corpo expostas
Ao se preparar para soldar, um soldador deve examinar a integridade do seu EPI como precaução de segurança para verificar se há algum rasgo por onde faíscas possam passar.
Abotoe a gola, os punhos e os bolsos das camisas para evitar que as fagulhas pousem ali e causem queimaduras graves. As pernas das calças devem ficar sobre os sapatos e as luvas sobre as mangas. Além disso, não carregue isqueiros ou fósforos, pois eles podem pegar fogo quando entrarem em contato com faíscas ou sob o calor excessivo.
Cubra todas as peças de roupa que não sejam à prova de fogo com o equipamento adequado, como um Avental de Vaqueta ou Mangotes de Raspa.
5) Ventile o espaço de trabalho
A soldagem cria fumaça e vapores que podem se acumular em um espaço de trabalho e tornar o ar tóxico, especialmente em espaços confinados, como os fumos de solda, por exemplo.
Quando um espaço de trabalho não é grande o suficiente para que a ventilação natural seja suficiente, com pelo menos 10.000 pés quadrados de espaço por soldador, o local de trabalho deve conter um meio de ventilação mecânica.
Um exaustor ou um sistema de alto vácuo deve ser empregado para eliminar a fumaça e manter o ar respirável com segurança suficiente para todos os colaboradores. Certos materiais também podem exigir EPIs adicionais, como respiradores de soldagem para garantir sua segurança respiratória.
6) Conheça o maquinário
Embora os processos básicos possam ser semelhantes entre máquinas diferentes, o soldador deve sempre conhecer bem o maquinário que irá operar. Qualquer pessoa que use uma máquina deve consultar seu manual para entender a mecânica e os procedimentos de segurança específicos recomendados pelo fabricante.
Isso pode levar a uma soldagem mais eficiente e segura. Mantenha uma cópia do manual na área de trabalho para referência.
7) Faça da segurança uma parte integrante da cultura da empresa
Cuidar da segurança não dever ser um lema, mas uma rotina. A prevenção deve ser a prioridade de todos na empresa, inclusive na mente de cada Soldador. Os empregadores devem garantir que todos os funcionários estejam familiarizados com as dicas e procedimentos de segurança apropriados, e os soldadores devem cuidar uns dos outros para garantir que estejam sempre usando todos os EPIs necessários. Com o conhecimento correto, acidentes de soldagem são altamente evitáveis.
Como você pôde perceber, cuidar da segurança é tarefa de todos, mas seguindo alguns passos essenciais, é perfeitamente possível. Mas lembre-se: é extremamente importante que você esteja atento à qualidade dos EPIs que contrata para a sua equipe.
Gostou desse conteúdo? Deixe sua crítica ou sugestão aqui nos comentários! Sua opinião é sempre muito bem-vinda!
Até a próxima!
Fernando Zanelli
2 respostas
Excelente material
Obrigado Reginaldo!
Fique conosco para ter acesso a mais conteúdos!
Abs
Fernando