O avanço das tecnologias de internet facilitou muito a conexão, a manutenção e o gerenciamento de relacionamentos entre as empresas. Hoje, o mercado de e-commerce business to business (B2B) ganhou força e a comercialização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) segue essa tendência.
Na internet, é cada vez mais fácil se conectar com grandes fornecedores, bem como manter e gerenciar um relacionamento estratégico com eles, para fazer a compra e venda de EPIs. Por isso, fabricantes e distribuidores investem em plataformas de negociação on-line para automatizar a maioria dos processos.
As empresas que se adiantarem à concorrência e adotarem o comércio eletrônico B2B agora, tanto na compra quanto na venda, podem se destacar no mercado. E isso vai garantir que tenham benefícios importantes como a redução de custos e a otimização da cadeia de abastecimento.
Ficou interessado? Então descubra, a seguir, como a compra e venda de produtos EPI é mais fácil pela internet. Acompanhe!
Por que a compra e venda de produtos EPI se expande na internet?
Quando as empresas perceberam os benefícios das vendas on-line para os negócios, os sites business to consumer (B2C) tomaram conta da internet. Hoje, as experiências de compra não estão mais limitadas às lojas físicas e ao call center.
Isso porque é possível acessar catálogos de produtos e serviços completos on-line, recorrer ao autoatendimento e resolver quase tudo sem o auxílio de um vendedor. No B2B, acontece o mesmo: com poucos cliques, podem-se encomendar óculos de proteção, Luvas de Raspa, Luvas de Vaqueta e muito mais.
O fato de os EPIs poderem ser comprados e vendidos diretamente por um site mudou o comportamento das empresas atuantes nesse segmento. Houve resistência inicialmente, mas o e-commerce evoluiu globalmente e provou seu valor para os negócios.
Isso não dispensa a necessidade de uma loja física, mas pode complementar a estratégia comercial. Quem deseja atingir um público maior e engajado com o mundo virtual, tem o e-commerce como ferramenta e pode aliar as estratégias on e off-line para fazer um atendimento omnichannel.
Quais são as vantagens dessa mudança no mercado?
O mercado de EPIs tem migrado para a internet aos poucos. Isso acontece em razão das vantagens que o modelo comercial oferece. Conheça, a seguir, os principais benefícios do e-commerce para o segmento!
Os produtos e serviços não perdem a garantia
Comprar e vender produtos EPI pela internet não faz que eles percam a qualidade nem a garantia. É só o processo comercial que muda ao se tornar virtual. A entrega pode ser feita pelo vendedor, com cobrança de frete ou não, ou o comprador pode retirá-los em um ponto de venda próximo.
Os produtos devem ser entregues com a embalagem original do fabricante devidamente lacrada ou selada. Se isso não acontecer, uma devolução ou troca pode ser solicitada ao distribuidor.
Há menos gastos com infraestrutura física
Quando a empresa passa a usar o e-commerce B2B para concentrar suas operações de compra e venda, aos poucos reduz a necessidade de infraestrutura física. Os custos para manter um ponto de venda são infinitamente maiores em relação a um site, a começar pelo aluguel do espaço.
Depois, vêm os móveis, os equipamentos, a decoração, o estoque e o pessoal especializado. On-line, o negócio pode ser mais automatizado: isso, além de reduzir custos, agrega otimização às operações e, consequentemente, reduz falhas.
As opções de preços são variadas
O e-commerce B2B permite que se façam cotações em diversos sites ao mesmo tempo, sem sair da frente do computador. A concorrência é livre e, por isso, é possível encontrar diversas opções de marcas, variedade de modelos, preços, meios de pagamento, formas de entrega e tipos de negociação.
Não importa se a empresa compra ou distribui EPIs. A ideia é que o e-commerce a ajude a descobrir novos fabricantes e possibilidades até então desconhecidos.
Os processos são simplificados
Objetivamente, os sites de e-commerce B2B oferecem vantagens como comodidade, ganho de tempo e economia de dinheiro. Isso porque os produtos EPI podem ser pesquisados, comprados e vendidos diretamente por um dispositivo móvel (como um tablet ou um smartphone).
Assim, mesmo quando se está em um táxi ou em uma fila de banco, por exemplo, é possível aproveitar o tempo de espera para fazer essas operações. Além disso, não é preciso ligar ou se deslocar até o fornecedor para fazer um pedido.
Uma vantagem importante para quem vende é que, como a comercialização acontece em um ambiente virtual, os pagamentos, geralmente, são feitos com cartões de crédito ou de débito. O dinheiro vai direto para a conta da empresa, o que reduz a necessidade de contratação de serviços de transporte de valores.
Quais são os produtos mais procurados em um e-commerce?
Os produtos que mais movimentam o mercado de e-commerce B2B no segmento de EPI são a proteção auditiva (tampões de ouvido), a proteção respiratória (respiradores e filtros), os macacões e as roupas especiais, a proteção para a cabeça (capacetes, capuzes e protetores faciais), os calçados especiais, a proteção para trabalhos em altura (cinturões, travas, talabartes e mosquetões), Luvas de Raspa e Luvas de Vaqueta.
Quais são as estratégias mais adotadas?
Encontrar o site de um bom distribuidor no segmento de EPI não é fácil, pois muitas empresas ainda relutam contra os processos de e-commerce. Porém, assim como eles compram suprimentos e maquinários pela internet, logo devem aderir ao formato de compras e vendas on-line.
Mesmo que existisse uma grande variedade de sites, muitos compradores preferem adotar uma estratégia de fidelização com o fabricante e o distribuidor. Isso acontece porque, ao concentrar todas as compras em um único fornecedor, a empresa pode economizar tempo no processo e ainda ter um bom desconto.
Além disso, essa é uma boa forma de desenvolver um relacionamento de parceria que resulte em mais descontos no futuro e um alto nível de confiabilidade. A estratégia ajuda a reduzir custos com frete, o trabalho de recebimento das mercadorias e os registros de entrada em estoque — e tudo isso otimiza a gestão de recursos.
As empresas que não aderirem rapidamente ao comércio eletrônico B2B podem perder a força competitiva. Por outro lado, inovar nesse sentido aumenta o potencial estratégico. Isso vale, principalmente, para o segmento de compra e venda de produtos EPI.
Até breve!
Fernando Zanelli