Funil de Marketing e Vendas: entenda o que é e como gerar mais vendas com ele

funil-de-marketing-e-vendas-zanel

Vender Mais e Melhor vai muito além de oferecer qualidade aliada a bom preço. Sua Revenda de EPIs deve agregar valor e confiabilidade aos clientes. Além de solucionar um problema específico, você deve estar presente junto ao cliente, tornando-se uma fonte de boas soluções e, impreterivelmente, informações confiáveis. Nesse sentido, as estratégias aplicadas pelo Marketing Digital podem ser grandes apostas nas quais você deve focar suas energias.

Quando falamos em Marketing Digital, falamos de autoridade. Para você se tornar uma autoridade digital, é imprescindível conhecer a jornada de compra do seu cliente, ou seja, o caminho que ele segue desde a descoberta da Sua Marca até se “apaixonar por sua Revenda”. E é aí que entra a figura do Funil de Marketing e Vendas.

Visando contribuir com suas projeções de venda e lucratividade, elaboramos um material bem interessante, que irá sanar todas as suas dúvidas – temos esta intenção 😉 – sobre o tema. Entenda, de uma vez por todas, quais as definições desta ferramenta e suas principais funcionalidades. Além disso, entenda como utilizar o Funil para acelerar o crescimento da sua Revenda.

Antes de tudo descubra o que é, de fato, a Jornada de Compra

Para começarmos a falar sobre Funil de Marketing e Vendas, é necessário explicar como funciona a Jornada de Compra.

Resumidamente, a Jornada de Compra é composta por 4 etapas, sendo:

  • Aprendizado e descoberta: o comprador está “perdido”, ou seja, não sabe realmente sobre o problema a ser solucionado.
  • Reconhecimento do problema: aqui o comprador já entendeu sua demanda e começa a pesquisar mais sobre as possíveis soluções.
  • Consideração da solução: nesta etapa, o comprador já conhece todas as soluções para o seu problema, porém, começará a avaliá-las para definir qual o melhor caminho a ser seguido.
  • Decisão de compra: por fim, o comprador já definiu o caminho para solucionar o problema. No entanto, escolherá qual o produto ou serviço atenderá melhor suas expectativas. É o momento de se diferenciar da concorrência e “ganhar” o cliente.

As fases do Funil de Marketing e Vendas

O Funil de Marketing e Vendas é distribuído em três fases, denominadas Topo, Meio e Fundo de Funil. Cada uma dessas fases representa um momento da jornada do seu cliente e, a partir daí, exige ações distintas que agreguem valor ao seu produto e torne-o interessante ao seu potencial cliente.

Vamos às definições:

Topo de Funil

Conhecida também como etapa do despertar da consciência, nesta fase acontece o primeiro contato entre o cliente e a Marca (Revenda XPTO), Produto (Luva de Raspa) ou Serviço que sua Revenda presta. É no ToFu (Topo de Funil) que o cliente entende que possui uma demanda que precisa ser atendida.

Na verdade, ele não sabe ao certo o que precisa ou quer, então, é o momento de oferecer conteúdo informativo, que chame a atenção para um problema que, futuramente, poderá ser solucionado por sua empresa. Esta é a hora de oferecer os chamados materiais ricos, como e-books e infográficos.

A grande sacada é disponibilizar, junto a estes materiais, formulários para captura de dados pessoais. Ao fornecer essas informações, seu potencial cliente já avança na jornada de compra. É aí que ele se torna um lead qualificado!

Meio de Funil

Ao avançar para o Meio de Funil (MoFu), o lead já sabe qual seu problema e está em busca de solucioná-lo. Aqui, a ideia é auxiliar o potencial cliente nas soluções de seus problemas, apostando em dicas e informações realmente práticas e relevantes.

Mas atenção: as sugestões não devem ser forçadas, ou seja, não cometa o erro de querer forçar uma venda a todo e qualquer custo. A aposta, nesta fase, é contribuir com dicas práticas, educando e amadurecendo o lead, de modo que ele esteja apto a avançar na jornada de compra.

Uma abordagem errada pode comprometer toda a estratégia de marketing e, fatalmente, resultar em um alerta vermelho em seu processo de vendas.

Fundo de Funil

Uma vez amadurecidos, os potenciais clientes estão prontos para concluir a compra do seu produto ou serviço. E é aqui que entra em ação o time de vendas da sua empresa!

Se lembra que nas fases anteriores você se apresentou como uma autoridade no seu nicho de atuação? Isso gerou confiança e respeito dos potenciais clientes e, agora, eles estão prontos para contar com você como parceiro! Ofereça a solução que eles precisam e conquiste novos clientes apaixonados pela sua marca. Esse é o momento de gerar mais vendas, de forma efetiva, e elevar o lucro da sua empresa.

Aí você deve estar se perguntando: “Mas por que preciso saber tudo isso sobre o Funil de Marketing e Vendas?. Te respondemos: com todas essas definições esclarecidas, você investe em ações realmente eficazes para a sua campanha de vendas. Resumindo: otimização de investimento e tempo, junto à elevação de vendas e lucratividade!

Mesmo com todo esse conteúdo proposto hoje, sabemos que a questão de otimizar as vendas da sua Revenda de EPIs adotando estratégias de Marketing é um pouco complexa para muitos, inclusive para você. Por isso, recomendamos que continue acompanhando nossos conteúdos, a fim de desvendar todo este processo e colher os melhores frutos. Toda semana produzimos conteúdo fresquinho e relevante.

Aproveite e compartilhe nosso post com seus amigos que estão em busca de dicas para vender mais e melhor e, assim, turbinar seus negócios.

Até breve!
Fernando Zanelli

Posts Relacionados

epis-de-raspa-e-vaqueta-na-revenda

Quando se trata de garantir a segurança no ambiente de trabalho, especialmente em setores como...

luva-de-cobertura-o-que-e-e-como-deve-ser-utilizada-2

[Nota de atualização: Conteúdo revisado e atualizado em 2024, de acordo com as diretrizes atuais...

luva-de-raspa-zanel

[Nota de atualização: Conteúdo revisado e atualizado em 2024, de acordo com as diretrizes atuais...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *