Manutenção de clientes: 4 dicas práticas + [BÔNUS]

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Prospectar clientes e torná-los fiéis é o anseio de muitas revendas para alcançar o sucesso e ter rentabilidade. Tanto uma ação quanto outra requer investimentos em várias esferas. Também é necessário que haja contínua revisão das atividades realizadas. Rearranjá-las é preciso quando começam a não dar mais certo, quando começam a falhar ou funcionar apenas para uma pequena parcela de seus clientes.

Duas estratégias utilizadas para prospectar e reter clientes dizem respeito ao marketing de relacionamento, que tem por objetivo conhecer o cliente e seus hábitos a fim de atendê-lo de forma personalizada. A outra estratégia é o marketing de retenção, em que são realizadas ações frequentes de comunicação e promoção, a fim de incentivar o cliente a ser fiel à empresa e serviços prestados.

Agora que já comentamos o que é marketing de retenção e de relacionamento, veja algumas dicas práticas para prospectar e/ou manter seus clientes fiéis.

1 – Marketing de Relacionamento para sua Revenda

O marketing de relacionamento tem por princípio dar atenção contínua aos clientes chave. Os consultores das revendas não devem interagir com seus clientes apenas quando acreditam que o estoque do cliente já está esvaziando ou quando desejam apresentar novos produtos, mas a qualquer momento para manter o relacionamento.

É por meio do marketing de relacionamento que empresas, revendas etc constroem relações de longo prazo, assim compradores e vendedores compartilham confiança, colaboração, compromisso, parceria, benefícios mútuos etc.

2 – Marketing de retenção

Marketing de retenção é realizado por meio de ações voltadas para quem já é cliente. Elas devem ser frequentes e integradas, envolvem comunicação e promoção, o que gera compras repetidamente.

Todo o esforço realizado para não perder clientes faz parte da estratégia de fidelização. Por exemplo, se a sua revenda distribui Calça de Raspa e seu cliente deseja adquirir Calça de Raspa para Soldador, você pode incluir esse Equipamento de Proteção Individual em seu portfólio e manter o cliente em sua carteira, inclusive ele pode indicar sua revenda para conhecidos.

3 – Qualidade dos serviços

Você conseguiu prospectar um cliente, realizou ações de marketing e investiu recursos financeiros, equipe ou um colaborador, dependendo do tamanho da revenda. Contudo, não basta ter excelentes trabalhos de prospecção e não manter os serviços com qualidade. Esse atributo deve ser o norteador do pós captação.

Sua Revenda deve adquirir produtos de qualidade e com certificação. Verificar prazos de validade, sugerir EPIs e outros produtos que sejam melhores e mais adequados aos seus clientes. Para alcançar a lealdade do seu cliente, sua revenda precisa oferecer qualidade superior e superar-se sempre.

4 – Tratar o cliente como único

Enviar e-mails felicitando o cliente por seu aniversário, mudança de cargo ou pelo nascimento de um filho é simples e muito efetivo. Talvez essa dica pareça um clichê, você pode pensar que se trata de uma ação que não gera resultados, mas lembre-se de que o relacionamento é construído ao longo do tempo. Não adianta enviar um e-mail apenas em um aniversário e nos anos seguintes abandonar a ação. Claro, assim ninguém se sente único.

Pesquise sobre seus clientes e mantenha-se alerta para não perder a oportunidade de felicitá-lo ou parabenizá-lo por conquistas e datas importantes. Aproveite as ações de endomarketing que forem feitas para os seus colaboradores e analise se cabem para os seus clientes, se for o caso, inclua-os nas ações.

Dica bônus – ativar o relacionamento com clientes

Se a sua Revenda já consegue fazer captação e manutenção de clientes, que tal resgatar aqueles que deixaram de se relacionar?

Se você souber os motivos que fizeram com que seus clientes resolveram optar pelo concorrente, melhore esse aspecto na sua Revenda. Se for preço, por exemplo, avalie a possibilidade de parcelar as compras, ou dar descontos quando certa quantidade for comprada.

Se você não souber o que fez com que seu cliente tenha se tornado um ex-cliente, tenha uma conversa para entender o que aconteceu. Se ainda assim, você não conseguir reconquistá-lo continue enviando mensagens e não desista de trazê-lo de volta.

Vamos fazer sua Revenda ter mais sucesso e reter os clientes? Conte conosco para oferecer os melhores EPIs de Raspa e Vaqueta.

Aproveite para compartilhar este conteúdo com sua equipe, as dicas os ajudarão a aprimorar o trabalho e reter clientes.

Um grande abraço e até breve!
Fernando Zanelli

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