Marketing de Conteúdo, ou Content Marketing (na sua versão em inglês), é uma estratégia para conquistar negócios e fidelizar clientes através da entrega de informação relevante e de qualidade ao público-alvo. Essa estratégia é tão pouco nova quanto complexa e se tornou tendência nos últimos anos por se encaixar perfeitamente nos dias atuais, onde o controle está na mão do consumidor.
Quando dizemos que o controle está na mão do consumidor estamos dizendo que é ele quem determina o que vai consumir, onde vai consumir e quando vai consumir, dessa forma resta às empresas se empenharem em ganhar o interesse do consumidor ao invés de interrompê-lo. Mas como? Com informação!
“Nós precisamos parar de interromper aquilo em que as pessoas estão interessadas e ser aquilo em que elas estão interessadas.” Craig Davis – J. Walter Thompson
Informação – O Verdadeiro Valor
Por um acaso você já ouviu dizer que estamos vivendo a era da informação ou que a informação é a moeda de troca hoje em dia?
Diversas pesquisas e estudos comprovam que nosso cérebro já está habituado a ignorar propagandas que interrompam aquilo que estamos interessados, sendo assim a (melhor) saída é produzir bons conteúdos e tornar-se aquilo que as pessoas estão buscando.
Informação consistente e que ajuda o consumidor sempre terá relevância. É isso que você precisa ter em mente para conquistar o interesse do seu mercado. Coloque-se na posição de seu público e imagine suas dúvidas, angústias e problemas e produza conteúdo que seja a resposta para as possíveis objeções de seus clientes.
Se você vende um produto, por exemplo, explique o que é, como foi feito, para o que serve, outras funções que ele pode ter, para quais pessoas ele é indicado, as vantagens e diferenciais, coloque depoimentos de pessoas satisfeitas e etc. Pode ser que tenha alguém que precise do seu produto, só que ainda não saiba disso.
Dica importante: O Marketing de Conteúdo, antes de mais nada, tem caráter educacional, ao invés de promocional.
Ficou mais simples agora, não é verdade?
Esse é o nosso objetivo: simplificar o termo “Marketing de Conteúdo” de forma que você entenda como ele é fundamental para estratégia de qualquer empresa, seja ela grande ou pequena, e os resultados que ele pode trazer em vendas e lucros para os seus negócios.
O importante papel do Marketing de Conteúdo dentro do Marketing Digital
Você sabia que 46% das pesquisas diárias são para obter informações sobre produtos e/ou serviços?
A produção de conteúdo de qualidade é apenas uma dentre as diversas técnicas e estratégias presentes no Marketing Digital. Cada uma tem sua importância e momento de serem utilizadas com foco em diferentes resultados. Com tantas opções é natural se sentir um pouco perdido, então por onde começar? Comece pelo Marketing de Conteúdo! Por quê? Porque ele é o responsável por amarrar toda a sua estratégia!
Com a produção consistente de conteúdo relevante e segmentado, o SEO do seu site será otimizado, você alimentará redes sociais com perfis ricos de informação o que provocará maior engajamento, terá em suas mãos um material valioso para o disparo de newsletters e se tornará referência e autoridade em seu ramo de atuação.
De acordo com pesquisas, empresas que possuem blogs e produzem conteúdo regularmente conseguem 97% mais links apontando para site. Não dá para ir contra a lógica e contra os números, não é?
Como trabalhar o Marketing de Conteúdo
Uma das formas mais tradicionais é o blog post (exatamente o que estamos fazendo aqui) mas também podem ser feitos vídeos, ebooks, infográficos, jogos e etc. A forma que você irá trabalhar o conteúdo depende, basicamente, de duas coisas: o seu ramo de atuação e o público-alvo que você deseja alcançar.
No entanto, você sabe que cada cliente, ou possível cliente, pensa diferente, se convence de formas diferentes e compra em momentos diferentes. Então, além de produzir um bom conteúdo, é fundamental saber atuar nos diferentes estágios que se encontra a sua audiência e produzir materiais específicos que respondam às perguntas de cada momento.
Vamos com um exemplo que fica mais fácil:
Imagine que sua filha acabou de completar 14 anos mas você, pai ou mãe coruja que é, já começou a pensar na festa de 15 anos que deseja fazer. Por passatempo, como quem não quer nada, visitou o site de uma empresa especializada nesse tipo de festa. Você não tinha um cartão da empresa ou nem mesmo uma indicação, você simplesmente achou o site através de uma busca sobre, por exemplo, “temas para festas de 15 anos”. Ao passar um tempo no site você recebeu um convite para assinar a newsletter e receber em seu e-mail mais conteúdo. Veja que a sua filha acabou de fazer 14 anos e você ainda não pretende contratar nenhuma empresa. Não tem problema, pois aqui ninguém está querendo lhe forçar uma compra, a empresa está apenas sendo prestativa em oferecer conteúdo que solucione suas dúvidas e garantindo que assim que você estiver aquecido para fazer a compra você se lembre e se sinta confiante fechar negócio com ela.
Torne-se referência e aumente suas vendas
O grande “truque” do Marketing de Conteúdo pode ser dividido em 3 partes:
- Saber identificar as dúvidas e os problemas que sua audiência tem;
- Saber como seus produtos e serviços podem ajudá-la;
- Transformar isso em informação interessante e de fácil acesso.
Se você conseguir acertar nesses três pontos você irá produzir conteúdo relevante. Bons conteúdos são a chave para o sucesso pois eles ajudam o consumidor, passam credibilidade, têm maiores chances de serem compartilhados e assim o transformam em uma autoridade sobre o assunto. Sua empresa passará a ser vista como fonte e referência sobre determinado tema, tornando-se mais conhecida e por consequência, mais procurada também.
É um ciclo virtuoso que gera resultados cada vez mais positivos para você e para os seus negócios.
Quem foi que disse que o relacionamento entre clientes e empresas não pode ser saudável, prazeroso e respeitoso?
“Conteúdo constrói relacionamentos. Relacionamentos têm sua base na confiança. Confiança gera receita.” Andrew Davis
Para finalizar, nossa pergunta é a seguinte: Em qual dos dois grupos você está? No de empresários conscientes e que ganham mais com o Marketing Digital? Ou no grupo de empresários que ainda insistem em estratégias saturadas? Coloque nos comentários seus questionamentos/pensamentos!
Estamos te aguardando! Até a próxima!