Marketing Digital: Você pode vender mais com ele

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Antes de tudo, precisamos explicar para você o porquê deste artigo. Você já deve ter ouvido falar que dá para “vender mais na internet”, e que esse tal de Marketing Digital é um grande aliado. Mas de repente as coisas não estão claras para você e para isso estamos aqui! Nossa intenção é fornecer a você, Revenda ou Distribuidora de EPIs, o conhecimento necessário sobre como sua empresa poderá vender mais e melhor com Estratégias Digitais. Esperamos que no fim do post você esteja plenamente consciente de como poderá levar sua Revenda para outro nível e como alavancar sua rentabilidade!

Está pronto? Então vamos em frente!

O que é Marketing Digital?

Em palavras simples é o Marketing adaptado ao meio digital. O objetivo é garantir, por meios virtuais, a mesma eficiência e eficácia do Marketing Tradicional. Em sua execução são normalmente utilizados canais, meios, plataformas e ferramentas digitais, como sites, blogs, softwares AssaS e Redes Sociais. O Marketing Digital apresenta diversas vantagens em relação aos métodos tradicionais, permitindo um maior ROI (Retorno Sobre Investimento). Além do mais, é fácil de mensurar, apresentando métricas mais claras, como saber em tempo real o que um visitante está buscando dentro de seu site.

O Marketing Digital se tornou essencial para empresas de todos os setores, sejam elas B2B (de empresa para empresa) ou B2C (de empresa para consumidor final). Atualmente, mais de 90% dos processos de compra tem início em uma busca online, onde o Google, maior site de buscas do mundo é o regente. Por isso afirmamos: o Marketing Digital veio para ficar e levar a compra e venda de produtos a um nível mais profundo de comércio.

Quais canais podem e devem ser usados?

Basicamente é ter um website, que funcionará como uma extensão, ou base, de sua empresa na internet. As configurações de um site devem ser todas voltadas a experiência do usuário. Depois é definir táticas para levar o usuário para dentro dele. Aí, surgem os canais complementares, como: Blog, Redes Sociais, Comunidades Online, Fóruns e até mesmo outros Sites. Através desses ambientes, você consegue atrair as pessoas “para dentro de sua Revenda” na esfera digital.

O segredo então e criar uma comunidade multicanal em volta de sua marca, onde através de diversas vias de acesso, seus potenciais clientes possam encontrar sua marca, interagir com sua equipe, comprar seus produtos e contratar seus serviços. O e-mail, principal meio de comunicação entre internautas, entra no contexto como complemento e até como marco para fomentar uma Campanha de Marketing.

As estratégias mais eficientes

Isso também deve estar de acordo com o objetivo de cada Distribuidora de EPIs, bem como o perfil de seu público-alvo. Mas existem estratégias universais eficientes, que você pode usar ainda hoje, das quais podemos citar:

  • Links Patrocinados – A principal forma de publicidade na internet. Configuram uma das estratégias de maior relevância para as empresas que desejam projeção rápida e altos rendimentos. Os Anúncios mais utilizados são os do Google e do Facebook, onde é possível veicular anúncios segmentados com alto poder de conversão.
  • Marketing de Conteúdo – Esta estratégia é voltada para criação e publicação (consistente) de conteúdo relevante no site, blog e mídias sociais a fim de aumentar o tráfego nas plataformas. O conteúdo tem outras funções como ampliar relacionamentos, educar leads e agregar mais valor à marca.
  • Marketing nas Mídias Sociais – Táticas voltadas a isso permitem ampliar a exposição da marca e o relacionamento com o cliente. Além disso, as Redes Sociais servem como plataforma para as ações de Marketing Viral, e para as pesquisas de mercado.
  • E-mail Marketing – O e-mail marketing é algo que nunca pode ser deixado de lado. Quando é bem estruturado, torna-se uma poderosa ferramenta de comunicação e conversão de leads. O contato geralmente é feito com entrega de material rico, envio de boletins e mensagens diretas.
  • Monitoramento de Resultados – A Mensuração ou Monitoramento de Resultados é fundamental para saber o que está ou não funcionando. Com ela podemos estabelecer métricas e metas para o trabalho de Marketing Digital e redirecionar campanhas ainda em curso!

As maiores vantagens de investir em Marketing Digital?

A criação de ativo de longo prazo

A maioria das empresas depende de divulgação contínua, ou seja, a empresa deve estar sempre comprando mídia e investindo em algum tipo de meio publicitário, pois caso contrário, faltarão leads e clientes. Na Internet esse ciclo de dependência não precisa existir e é possível criar um ativo próprio e crescente, onde sempre haverá novos prospects, leads e clientes.

Falando de forma clara, se você souber usar as diversas ferramentas para formar uma boa base de pessoas, as vendas nunca cessarão. Exemplos? Assinantes do blog, lista de contatos (e-mails), seguidores nas mídias sociais, visitantes provindos da busca no Google, só para citar alguns.

Poder de segmentação

Na web, sua empresa não precisará se valer de táticas mirabolantes e “atirar com bala de canhão para matar formigas”. Mesmo que seja através Publicidade paga e Links Patrocinados, a precisão que seu negócio pode ter é incomparável com qualquer outra mídia tradicional off-line.

Com isso, o ROI (Retorno Sobre Investimento) de cada ação e campanha costuma ser bem considerável. O poder de segmentação na internet é extremamente alto e você pode se direcionar para quem realmente é importante para sua empresa. E sabe o que é melhor? Isso pode ser feito a qualquer momento.

Conclusão

Enfim, caro leitor, os benefícios do Marketing Digital quanto ao aumento das vendas e outros aspectos são indiscutíveis. Tanto grandes, quanto médias e pequenas empresas podem desfrutar das vantagens de atuar na internet, já que ela é um ambiente onde boas ideias, simples e objetivas, e uma boa execução fazem uma grande diferença.

No entanto, muitas Revendas ou Distribuidoras de EPIs ainda não tiram proveito de todo esse potencial, simplesmente por desconhecerem as técnicas e ferramentas ou mesmo por terem receio e preconceito da complexidade que o meio possa apresentar.

Para finalizar, minha pergunta é a seguinte: Em qual dos dois grupos você está? No de Revendas ou Distribuidoras de EPIs que ganham mais com o Marketing Digital? Ou no grupo de empresas que ainda insistem em estratégias saturadas? Responda para si mesmo e nos envie o feedback, independente da resposta.

Até breve!
Fernando Zaneli

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