Mercado de EPIs: Informações atualizadas

mercado-de-epis-informacoes-atualizadas-1

A virada do ano é um bom momento para falar sobre mudanças e inovações, e com o Mercado de EPIs não seria diferente. Está cada vez mais visível o avanço e as melhorias nas produções dos EPIs destinados à segurança no trabalho.

Em 2015, a Pesquisa Nacional Sobre Saúde e Segurança do Trabalho revelou que, 86,12% dos entrevistados, avaliou a qualidade dos EPIs disponíveis no Brasil como positivo. Em 2014, o resultado percentual era de 83,15%. A pesquisa foi realizada entre Engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho, Profissionais da Área da Saúde e outros Trabalhadores que utilizam os EPIs para exercer suas funções diárias. Em relação ao C.A. (Certificado de Aprovação), a avaliação também apresentou progresso em relação a anterior, com 87,88% de aprovação, batendo o índice de 82,39%.

Esses números comprovam o comprometimento dos Fabricantes de EPIs com a qualidade, selecionando e utilizando matérias-primas de primeira para obter um excelente resultado final. E para nós da Zanel, a segurança e o conforto do trabalhador que utilizará os nossos artefatos, vem em primeiro lugar.

Para manter o alto nível, não poupamos investimentos em pesquisas e inovações, além da contínua participação em comissões e associações que realizam estudos e abordam a importâncias da conscientização da sociedade em relação a prevenção de acidentes durante os exercícios do trabalho.

ASPECTOS EVOLUTIVOS NOS EPIS

Entre todos os aspectos evolutivos em relação aos EPIs, destacamos a produção de vestimentas e equipamentos específicos para mulheres, como o desenvolvimento de linhas de EPIs exclusivas e feitas a partir da anatomia feminina. No Brasil, é cada vez maior o número de mulheres que ingressam, por exemplo, na Construção Civil. Devido à falta de mão de obra masculina especializada, a ala feminina vem dividindo espaço com pedreiros, chefes de obra, eletricistas, etc. Segundo dados de levantamentos feitos pelo Ministério de Trabalho e Emprego (MTE), o número de mulheres que exercem atividades nesse mercado cresceu 65% na última década.

INFORMAÇÃO

A Zanel apoia, incentiva e oferece treinamentos especiais aos Engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho e Representantes da Marca, para que as informações pertinentes e indispensáveis cheguem aos nossos Distribuidores e Revendas de forma clara e correta, evitando que o Cliente Final não conheça de fato o produto que adquiriu. Fazemos questão de desenvolver e investir em materiais informativos que tragam explicações específicas à nossa promotoria técnica, disponibilizando profissionais capacitados e prontos para atender todas as demandas em relação ao segmento.

MELHOR DESEMPENHO

Além de manter os operários protegidos, os EPIs também permitem que o profissional melhore o seu desempenho durante o trabalho, já que os itens são desenvolvidos para garantir que as habilidades do trabalhador permaneçam elevadas, aumentando, consequentemente, o nível de desempenho durante o dia a dia e garantindo a qualidade de vida do trabalhador.

Esse post foi útil para você? Então leia também as “5 regras valiosas para melhorar sua Distribuidora ou Revenda de EPIs”. Nesse artigo nós explanamos diversas informações e disponibilizamos muitas dicas que podem ajudar a alavancar os seus negócios e contribuir com o crescimento da sua empresa.

Lembrando que se você tiver alguma dúvida ou sugestão, nós contamos com a sua colaboração. Escreva para nós! Sua opinião é sempre importante para nos ajudar a melhorar ainda mais o Mercado de EPIs no Brasil.

Até breve!

Posts Relacionados

epis-de-raspa-e-vaqueta-na-revenda

Quando se trata de garantir a segurança no ambiente de trabalho, especialmente em setores como...

luva-de-cobertura-o-que-e-e-como-deve-ser-utilizada-2

[Nota de atualização: Conteúdo revisado e atualizado em 2024, de acordo com as diretrizes atuais...

luva-de-raspa-zanel

[Nota de atualização: Conteúdo revisado e atualizado em 2024, de acordo com as diretrizes atuais...

Comentários

10 respostas

  1. Boa tarde! Gostaria de saber quais os EPIS obrigatorios para os funcionários de um condomínio residencial? Sou a nova síndica e gostaria de legislação sobre o tema. Os funcionários precisam assinar recebimentos deste equipamentos?

    1. Cara Zeila, bom dia!

      Infelizmente não temos propriedade para elencar os EPIs necessários para os trabalhadores de um prédio residencial. Sabemos que Botas “tipos Vulcabrás”, Luvas, Uniformes e Aventais fazem parte da lista de EPIs de um prédio, mas temos certeza de que há outras necessidades também! Por isso, sugerimos que vc busque essas informações junto aos orgãos que fazem o gerenciamento do seu setor, para que vc tenha 100% de assertividade em sua nova atribuição.

      Em relação a assinarem o recebimento: Sim! É necessário que o funcionário RECEBA o EPI, ASSINE a Ficha confirmando que recebeu o EPI e SEJA FISCALIZADO em seu dia a dia. E por falar nisso, já estamos preparando uma Ficha de Entrega de EPI, que ficará disponível na semana que vem. Por isso, fique atenta para receber e baixar sua Ficha!

      Esperamos ter ajudado!

      Um grande abraço,

      Fernando Zanelli

  2. Bom dia Prezados,

    Há poucos dias tenho acompanhado o blog de vocês, e tenho achado bem útil e interessante. Inclusive baixei o template “Ficha de Testes para Avaliação de EPIs” e achei bem útil.

    Gostaria de saber, quais são os EPIs obrigatórios para Cozinha (não cozinha industrial, me refiro a cozinha tipo de restaurante), para Panificadora e para Açougue. Existe alguma regulamentação que informa os EPIs obrigatórios para uso? Como saber?

    1. Olá Boa tarde , o comentário do Victor é o mesmo questionamento que faço , represento um restaurante e gostaria quais são os EPI’S que são obrigatório, se puderem me enviar um email ficaria totalmente agradecido.

  3. BOA TARDE,

    Poderia informar por gentileza quais EPI´S estão relacionados aos testes anuais relacionados pelo INMETRO,tenho conhecimento das Luvas de Alta Tensão, Capacete de Segurança ,Cinto + Talabarte para Trabalho em altura teria algum outro sujeito a estes testes podendo os mesmos perder a certificação em caso de reprova?

    1. Caro Alex, bom dia!

      Infelizmente não possuímos capacidade para te orientar a respeito desta solicitação.
      Sugerimos que vc pesquise diretamente no INMETRO, pois certamente, eles terão algum material para te orientar!
      Pedimos desculpas por não ter a resposta para a sua solicitação e agradecemos por estar aqui conosco!
      Até breve!
      Equipe Zanel EPIs de Raspa e Vaqueta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *