Pesquisa de Mercado para Revendas e Distribuidoras de EPIs

pesquisa-de-mercado-zanel-epi

As Revendas ou Distribuidoras de EPIs são empresas que não estão imunes à concorrência. Ainda mais nesse momento em que existe uma crise financeira instalada em todo o país, é imprescindível reter clientes, mapear a concorrência e entender a demanda do mercado. Para tanto, obter informações precisas e dados verdadeiros são necessários não só para estudar a área de atuação, mas também para garantir o sucesso da revenda. Saiba o que é e para que serve a Pesquisa de Mercado.

O que é Pesquisa de Mercado?

A Pesquisa de Mercado é um estudo realizado por meio da coleta de informações sobre o mercado, consumidor e revendas/distribuidoras concorrentes a fim de agrupar os dados e obter resultados consistentes que colaborem com a tomada de decisão. Toda vez que for lançado um produto, um novo negócio ou para conhecer o andamento de uma revenda que já existe recomenda-se a Pesquisa de Mercado, pois ela diminui as incertezas sobre o sucesso ou fracasso que uma novidade pode proporcionar.

Ela deve ser realizada para verificar se uma suposição tem fundamento e se poderá ser transformada em estratégia para ampliar as vendas, melhorar a percepção do cliente, ajustar preços e conhecer os concorrentes.

Toda pesquisa parte de um problema a qual busca uma solução, por exemplo, você notou que houve queda na venda de Aventais de Raspa, você precisa descobrir o motivo da queda, eis aí o problema a ser solucionado.

Coleta de Dados para compor a Pesquisa

Para resolver tal problema, comece coletando os dados que irão ajudá-lo nessa empreitada. As informações que podem ser obtidas na sua própria revenda, na internet, sindicatos, revistas especializadas etc. são chamados de Dados Secundários. A outra categoria é conhecida como Dados Primários e são mais complexos para consegui-los, é necessário aplicar pesquisa para obtê-los, às vezes é necessário recorrer a empresas de pesquisa para consegui-los, pois tratam-se de informações sobre fornecedores, concorrentes, clientes etc.

Método de Pesquisa

É necessário saber qual o método a ser usado para obter as informações. Esses métodos são chamados de Pesquisa Qualitativa ou Quantitativa. A Pesquisa Qualitativa tem o objetivo de conhecer a opinião dos clientes sobre produtos, serviços da revenda, e não é fundamentada na análise da quantidade de respostas, diferentemente da Pesquisa Quantitativa que preza pela quantidade e pode ser usada para medir o tamanho do mercado. Se você optar pela Pesquisa Quantitativa deverá saber quantas respostas ao seu questionário serão necessários, utilize as informações do E-book Exclusivo e conheça a fórmula para determinar a quantidade de respostas.

Planejando a Pesquisa

Decida o problema que merece a sua atenção e requer solução, determine:

  1. Qual é o objetivo que você pretende alcançar e quais serão as perguntas que responderão ao seu objetivo;
  2. Público-alvo – quem responderá ao seu questionário;
  3. Qual é o método de pesquisa – você vai usar o método de pesquisa qualitativa, cuja finalidade é analisar com profundidade ou será pesquisa quantitativa, que preza pela maior quantidade possível de questionários respondidos;
  4. Um cronograma – para estipular um prazo para obtenção das respostas, não estenda muito o prazo;
  5. As perguntas do seu questionário;
  6. A forma como será aplicada a pesquisa – entrevistas pessoais, por e-mail, telefone entre outros meios;
  7. Como será realizado o treinamento dos entrevistadores – não é possível contar com pessoas despreparadas para obter informações tão relevantes para o seu negócio;
  8. Tabular todos os dados obtidos e transformá-los em gráficos ou tabelas que facilitem o estudo;
  9. Avaliar os resultados;
  10. Fazer um relatório que garanta a fidedignidade das informações;
  11. Tomar decisões mediante os resultados.

Conclusão

A Pesquisa de Mercado é um importante instrumento para as empresas de todo ramo e porte. Deve ser realizada antes do lançamento de um novo produto ou serviço, ou para mapear a performance dos concorrentes e a satisfação dos seus clientes. Com esse post e o E-book sobre Pesquisa de Mercado abaixo você será capaz de entender os passos necessários e até mesmo realizar uma para a sua empresa; ou coordenar uma empresa especializada em pesquisas, bem como fornecer as informações em tempo hábil para não atrasar os resultados. Seja como for, não deixe de fazer a pesquisa, não tome decisões sem um estudo prévio das possibilidades.

Até a próxima!

pesquisa_de_mercado_recompensa_blog_zanel

Posts Relacionados

5-tecnicas-de-vendas

Dominar as técnicas de vendas é fundamental para se destacar no mercado e conquistar a...

epis-de-raspa-e-vaqueta-na-revenda

Quando se trata de garantir a segurança no ambiente de trabalho, especialmente em setores como...

luva-de-cobertura-o-que-e-e-como-deve-ser-utilizada-2

[Nota de atualização: Conteúdo revisado e atualizado em 2024, de acordo com as diretrizes atuais...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *